Por ser constantemente mal utilizada, a palavra inovação perdeu o seu significado.
Novos produtos e ideias são inventados do zero o tempo inteiro, mas esta é apenas mais uma forma de inovar.
De acordo com a Doblin Innovation Firm, fundada em 1981, a maioria das grandes descobertas da história harmoniza uma combinação de alguns dos 10 tipos de inovação.
Depois de anos de pesquisa, após analisar mais de 2.000 inovações de negócios, Doblin descobriu que as inovações podem ser categorizadas dentro de 10 dimensões e que qualquer empresa pode utilizar o framework abaixo para analisar competidores, produtos ou encontrar novas oportunidades para o seu negócio.
Entenda os Tipos de Inovação
Configuração
Esses tipos de inovação concentram-se nos trabalhos mais internos do negócio.
- Modelo de Lucro: Como obter lucro.
- Rede: Como se conectar para agregar valor.
- Estrutura: Como alinhar talentos e ativos.
- Processo: Como utilizar métodos superiores para realizar o seu trabalho.
Oferta
Esses tipos de inovação concentram-se mais nos produtos e serviços principais do negócio ou em um conjunto de produtos e serviços.
- Desempenho do Produto: Como desenvolver funcionalidades e características diferenciais.
- Sistema de Produto: Como criar produtos e serviços complementares.
Experiência
Esses tipos de inovação concentram-se mais nos elementos do negócio que estão voltados para o cliente.
- Serviços: Como apoiar e ampliar o valor dos seus serviços
- Canal: Como distribuir seus produtos para seus clientes
- Marca: Como representar seus produtos, serviços e sua empresa
- Envolvimento do Cliente: Como estimular o engajamento
A inovação deve estar atrelada a outros fatores além do produto. Ela pode englobar novas formas de fazer negócio e obter lucro, novos sistemas de produto e serviço ou na relação da sua empresa com o seu cliente.
Para inovar não é necessário fazer algo que ninguém nunca fez, apenas fazer algo que ninguém nunca fez para um mercado ou setor específico, por exemplo.
A maioria das inovações nunca fracassa por falta de criatividade, e sim por falta de foco e disciplina.
Quer aprender mais sobre como inovar em mercados altamente competitivos? Assista à nossa MasterClass sobre o tema ministrada por Marcio Vinholes, Managing Partner na Requestia.