A ferramenta de análise de dados que vai te ajudar a visualizar todos os dados do seu negócio em um único lugar.
Aprenda em passos simples como elaborar o seu primeiro relatório.
O Data Studio é uma das ferramentas disponibilizadas gratuitamente pelo Google, onde você pode criar relatórios personalizados a partir de diversas fontes de dados, inclusive suas próprias planilhas.
Para acessá-lo, basta que você possua uma conta do Google e faça o login no site.
Passos Simples para começar com o Data Studio
Assim que acessar o site do Data Studio, se você não estiver logado, vai ser pedido que você inicie a sessão.
Caso não tenha uma conta, é possível criar rapidamente uma.
Após criar sua conta no Google, você já consegue acessar o Data Studio.
1º Passo – Criação de uma Origem de Dados
A primeira coisa que você tem que fazer é criar uma “Origem de Dados”, de onde o Data Studio vai puxar os seus dados para que você possa fazer seu primeiro relatório.
Quanto aos conectores, o próprio Google disponibiliza algumas possibilidades, mas também tem parceria com mais de 300 outros conectores (a maioria são pagos, mas você pode posteriormente usar o teste gratuito deles para ver se eles se adequam a sua necessidade).
Para começar, recomendamos que você use o “Planilhas Google” ou o “Upload de arquivo” para acessar uma planilha do seu negócio.
Para usar o Planilhas, você tem que ter alguma planilha criada na ferramenta, e para fazer o upload é necessário que esteja no formato CSV.
Após conectar à fonte de dados, o Data Studio automaticamente identificará os campos, de acordo com o nome de cada coluna, e o tipo de dados, que você pode alterar de acordo com suas necessidades.
Após adequar todos os seus dados, você já pode partir para a criação do seu primeiro relatório no Data Studio.
2º Passo – Criação do Relatório
Para elaborar um relatório, você pode optar por começar do zero ou utilizar um modelo existente da galeria.
Criando do zero, você fica livre para personalizar o seu relatório, e dispor os gráficos da forma como achar mais conveniente para a análise necessária dos dados.
A qualquer momento, você pode alternar entre os modos “Visualizar” e “Editar”, e compartilhar o relatório com quem você quiser.
Essas opções se encontram no lado superior direito do relatório. Lembre-se também de alterar o nome do seu relatório.
A primeira coisa a fazer é adicionar um gráfico (ou editar o que foi criado automaticamente).
Para isso, o Data Studio disponibiliza os modelos principais de gráficos, que você vai escolher de acordo com o que você quer focar ao mostrar determinado dado.
Ou seja, você pode optar por focar em um resultado geral, escolhendo assim um card com um valor único total, ou um gráfico de linha temporal, demonstrando o avanço de determinada métrica ao longo do tempo.
A melhor dica para quem está começando é focar no objetivo que se quer alcançar ao montar um dashboard, e fazer com que todos os gráficos estejam alinhados a esse objetivo.
Por exemplo, se o intuito é montar um relatório com as vendas do mês da loja em que você trabalha, provavelmente você quer mostrar a evolução diária das vendas com uma série temporal, ou os produtos que foram mais vendidos com um gráfico de barras ou um de pizza.
Caso fique na dúvida, monte vários modelos para compará-los diretamente.
3º Passo – Compartilhamento do Relatório
A maior vantagem dessa ferramenta em relação às outras similares é que você consegue compartilhar os relatórios da mesma forma que você compartilha um documento no Google Docs ou uma planilha no Google Sheets.
Ou seja, você consegue compartilhar o link com qualquer pessoa decidindo se você quer que ela possa editar ou só visualize.
Dessa forma, você consegue editar juntamente com outro colaborador da sua equipe, sem que haja perca de alterações ou sem que você tenha que salvar e enviar.
Além disso, é possível programar a entrega de e-mails com os relatórios que você produzir, para assim manter seu chefe, ou algum cliente, atualizado.