A maioria das empresas compartilham o mesmo desafio de buscar sempre uma comunicação interna efetiva. A diferença está na estratégia adotada por cada uma delas para atingir esse objetivo. Pode-se citar algumas das ferramentas utilizadas, como os relatórios semanais e os status reports mensais, por exemplo, que podem ser desenvolvidos internamente ou por terceiros.
Entretanto, é importante destacar que atualmente, as empresas vêm adotando uma outra forma de comunicação, a TV Corporativa. Esta transmite informações relacionadas à empresa. Isto é: indicadores de desempenho, calendários, metas, missão, visão e valores, dentre outras.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto de Engenharia de Gestão (IEG) com 16 empresas de um dos grupos de CSC do país, pode-se identificar que 53% das participantes já possuem TV Corporativa e a tendência é que esse número aumente ainda mais futuramente, já que essa ferramenta apresenta uma alta efetividade na comunicação interna, como redução de custos e aproximação entre diferentes níveis hierárquicos.
Vale comentar que algumas empresas também oferecem espaço publicitário para os parceiros, de forma a reduzir ainda mais os custos de manutenção.Dessa forma, pode-se afirmar que a TV Corporativa é altamente eficaz quando o assunto é melhoria na comunicação interna, por isso vem ganhando cada vez mais adeptos no mundo empresarial.