SSNews | Edição 6 6
2020: O ANO DA TRANSFORMAÇÃO ACELERADA!
Primeiro evento online e ao vivo do IEG,
Shared Services Meeting 2020, com mais de
300 convidados conectados.
Resultados da Pesquisa Perspectivas CSC |
Covid-19 mostram um retrato atual e perspectivas
futuras dos principais CSCs do país.
Confira um artigo do IEG em tempos de Covid-19
e os Impactos no Mundo dos CSC.
Saiba mais sobre como foram as lives realizadas
pelo IEG com convidados especiais e que trataram
sobre o “novo normal” e perspectivas futuras!
Não deixe de ler a entrevista do IEG com o CEO da
Requestia, Márcio Vinholes Ferreira que conversou
sobre Hiperautomação.
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Edition 66
Edição
64 //
// Ano
Year2020
2019
Sumário
Entrevista
com Márcio
Vinholes
Ferreira, CEO
da Requestia.
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Resultados da Pesquisa Perspectivas
CSC | COVID-19 mostram o cenário
atual dos principais CSCs do país.
Covid-19 e
os Impactos
no Mundo
dos CSCs.
Entrevista com Márcio Vinholes Ferreira,
CEO da Requestia.
Agenda CSC
2021.
0716
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Covid-19 e os Impactos no Mundo dos
CSCs, por IEG.
Agenda CSC 2021.
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Edição 66
64 // Ano 2020
2019
Sumário
#LivesIEG
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#LivesIEG trataram sobre o “novo
normal” e perspectivas futuras!
Reuniões dos
Grupos de
Discussão
em CSC.
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Reuniões dos Grupos de
Discussão em CSC.
27
Shared Services Meeting com mais de
300 convidados conectados, estandes
interativos, palestras e palestrantes
incríveis.
Benchmarking
em CSC 2021.
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Benchmarking em CSC 2020.
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Editorial
Edition 66
Edição
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Year2020
2019
Em Março a COVID-19 foi considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma
pandemia. Desde então, medidas de isolamento social foram decretadas em diversos países do
mundo para conter a propagação da doença e, consequentemente, geraram impactos em diversos
setores da economia, empresas e pessoas.
Um novo cenário se apresentou de forma rápida, com diversas mudanças implementadas devido ao
surto do novo Coronavírus e você lerá matérias e notícias em meio ao contexto.
Esse é um momento importante de busca de informações, estudos, leituras e análise de decisões para
tentarmos determinar da melhor forma quais novos caminhos deverão ser tomados nos negócios.
Consultor de Projetos do IEG, escreveu exclusivamente para o site SSConnection o artigo “Covid-19
e os Impactos no Mundo dos CSCs”, ressaltando que a pandemia tem trazido um impacto profundo
na humanidade, nunca antes visto e jamais imaginado em qualquer Plano de Contingência ou
Mapeamento de Riscos dos CSCs.
Além disso, na revista você terá acesso a alguns dos principais resultados da pesquisa Perspectivas
CSC | Covid-19, realizada pelo IEG nos meses de Março e Junho de 2020, que mostram as percepções
e medidas adotadas pelos líderes de mais de 80 Centros de Serviços Compartilhados do Brasil no
cenário atual. Essas informações certamente ajudarão a sua empresa a entender o momento e
perspectivas de futuro.
Você também vai conferir um pouco sobre as reuniões dos Grupos de Discussão que aconteceram
no primeiro semestre de 2020.” Separamos também insights extraídos de lives realizadas pelo IEG
em Abril e Maio com os convidados Leonardo Amazonas (Diretor da Stone), Robert Janssen (CEO da
OBr.global), Caio Fiuza (CEO do TON) e Filippe Savoia (CEO da Bluefit Academia). Todos fizeram um
overview das experiências vividas desde o início da pandemia do Coronavírus e compartilharam suas
visões para os próximos meses.
No mês de agosto, o IEG realizou seu primeiro evento online, ao vivo e gratuito para convidados,
no segmento de Serviços Compartilhados, com o tema central - 2020: o ano em que tudo mudou! O
evento foi em uma plataforma totalmente virtual e com ambientes interativos.
Você também poderá conferir a entrevista que o IEG realizou com o CEO da Requestia, Márcio
Vinholes Ferreira que contou tudo sobre a novidade do momento, a Hiperautomação.
Na 66ª edição, reunimos informações e notícias sobre “o novo normal” no país e no mundo em meio
à pandemia do Coronavírus. Queremos contribuir positivamente, disseminando conteúdo atualizado
e de qualidade que ajudará a sua organização.
Boa leitura!
Equipe SSNews
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2019
Resultados da Pesquisa
Perspectivas CSC | COVID-19
mostram o cenário atual dos
principais CSCs do país.
O Instituto de Engenharia de Gestão – IEG conduziu entre os meses de Março
e Junho a Pesquisa exclusiva Perspectivas CSC | Covid-19.
O estudo contou com a participação de mais de 80 empresas e teve como objetivo contribuir com a
comunidade de CSCs acerca dos principais desafios e angústias enfrentados pelos gestores dos Centros
brasileiros no cenário atual e auxiliar em seus desafios futuros.
De acordo com a Pesquisa, as principais angústias de cerca de um terço dos gestores de CSCs
participantes estão relacionadas à redução de demandas e ao impacto financeiro da crise em suas
empresas e na atividade econômica do país.
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2019
Angústias dos Gestores do CSC no Cenário COVID-19
Pesquisa Perspectivas CSC | COVID 19
Fonte: Pesquisa Perspectivas CSC | Covid-19 (IEG)
O estudo também demonstrou que apenas 36% das empresas acreditam que será possível manter a
mesma projeção de investimentos definida antes do cenário COVID-19 para o CSC.
Fonte: Pesquisa Perspectivas CSC | Covid-19 (IEG)
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2019
Também foi possível verificar que 65% das empresas respondentes não precisaram investir em novas
ferramentas para manter a operação em Home Office, pois os softwares e sistemas já utilizados foram
suficientes para manter as rotinas no novo modelo.
Fonte: Pesquisa Perspectivas CSC | Covid-19 (IEG)
Dentro de todo esse contexto, os gestores acreditam que as principais competências necessárias nos
profissionais de CSC durante o atual cenário Covid-19 enfrentado no país e no mundo são Adaptabilidade/
Flexibilidade, Gestão do Tempo e Inteligência Emocional.
Fonte: Pesquisa Perspectivas CSC | Covid-19 (IEG)
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Edição
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2019
É importante destacar que 70% das empresas estão trabalhando com a previsão de estabilização das
operações* pós COVID-19 até o final do segundo semestre de 2020.
Previsão de Estabilização das Operações
80%
70%
70%
60%
50%
40%
30%
21%
20%
9%
10%
0%
Até o final do Primeiro
Semestre de 2020
Até o final do Segundo
Semestre de 2020
Até o final do Primeiro
Semestre de 2021
* Fim da crise causada pela COVID-19
Fonte: Pesquisa Perspectivas CSC | Covid-19 (IEG)
No que tange às medidas de estímulo à manutenção de empregos, observa-se que a Antecipação de
férias individuais foi a mais utilizada pelas empresas participantes.
Utilização das principais medidas de estímulo à
manutenção de empregos decretadas pelo Governo* em
razão do Cenário COVID-19?
100%
90%
80%
70%
60%
50%
40%
30%
20%
10%
0%
17%
83%
Antecipação de
Férias Individuais
32%
33%
34%
68%
67%
66%
Redução das
Contribuições ao
Sistema S
65%
69%
35%
31%
Banco de Horas no
Postergação de
Concessão
Período de
Pagamento de FGTS Simplificada de Férias
Calamidade Pública
Coletivas
SIM
Antecipação de
Feriados
79%
21%
Suspensão de
Exigências de Saúde
do Trabalho
NÃO
* MP nº 927/2020, MP nº 932/2020 e MP nº 936/2020
Fonte: Pesquisa Perspectivas CSC | Covid-19 (IEG)
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2019
Conforme indicado pela Pesquisa, o surto da COVID-19 gerou impactos na demanda das principais
áreas do CSCs, com destaque para os processos de RH, que apresentaram aumento de demanda em
70% nas empresas. Por outro lado, os processos de Suprimentos apresentaram redução de demanda
em quase metade dos Centros.
Em relação ao previsto, o CSC da sua empresa já
registrou alterações de demanda (volume de
transações)?
100%
80%
60%
18%
23%
11%
70%
17%
40%
60%
41%
18%
Recursos
Humanos
Tecnologia da
Informação
30%
47%
Jurídico
49%
68%
37%
27%
14%
45%
20%
0%
39%
22%
35%
34%
33%
30%
16%
Suprimentos
Financeiro
Facilities
Fiscal
Contabilidade
Sim, já registramos aumento de demanda
Sim, já registramos redução de demanda
16%
Não
A sua empresa já cogita mudar o modelo de
A sua empresa
já cogita
mudar
modelo
de oper
do
CSC no
que tange
ao oHome
Office
após
A sua empresa já cogita
mudar
o
modelo
de
operação
do CSC no que tange ao COVID-19?
Home Office após a cri
Após o início da pandemia dado
COVID-19
país,tange
muitas ao
empresas
viram forçadas
aderir ao modelo
CSC nonoque
HomeseOffice
após
aa crise
COVID-19?
de trabalho remoto para manter suas operações e evitar
o contágio por meio de seus funcionários.
COVID-19?
Dessa forma, 42% dos CSCs participantes da pesquisa informaram que cogitam alterar
4% seus modelos
de operação considerando a possibilidade de utilizar o Home Office de forma mais
4% frequente do que era
praticado antes da crise.
4%
Fonte: Pesquisa Perspectivas CSC | Covid-19 (IEG)
A sua empresa já cogita mudar o modelo de42%
operação
54%
do CSC no que tange ao Home Office após a crise
54%
COVID-19?
54%
42%
42%
4%
Sim
Sim
42%
Ainda não foi avaliado
Sim
Ainda não foi avaliado
Ainda não foi avaliado
Não
Não
54%
não foi avaliado
Não
Fonte: Sim
PesquisaAinda
Perspectivas
CSC | Covid-19
(IEG)
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Não
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Year2020
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Dentre os desafios enfrentados pelo CSC durante a pandemia com o trabalho remoto, a instabilidade da
conexão de internet e o barulho das residências dos funcionários, foram os principais desafios pontuados.
Fonte: Pesquisa Perspectivas CSC | Covid-19 (IEG)
Todas as empresas que participaram da pesquisa, receberam o
relatório completo com o resultado consolidado como contrapartida da
participação!
Você poderá baixar e conferir os três Ebooks com os resultados resumidos das três etapas da
Pesquisa.
Baixe o Resumo dos Resultados clicando nos links a seguir:
Resumo dos Resultados da parte 1;
Resumo dos Resultados da parte 2;
Resumo dos Resultados da parte 3;
O IEG possui uma forte atuação no mercado de Serviços Compartilhados, estando em contato com
empresas referências neste segmento através de eventos, pesquisas, revista e parcerias firmadas.
Equipe IEG Pesquisas: pesquisas@ieg.com.br | www.ieg.com.br
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2019
Requestia Entrevista
Entrevista com Márcio
Vinholes Ferreira, CEO
da Requestia.
1.
Automação já é uma realidade e vem evoluindo de forma acelerada, principalmente com a
pandemia. Como você avalia essa evolução no mundo corporativo?
Automação de processos é um caminho sem volta. Além da melhor utilização do tempo dos profissionais,
permitindo que se dediquem a tarefas de maior complexidade, ela traz um ganho de performance e
qualidade dos serviços.
Há mais de cinco anos já se discute o potencial de automação para cada atividade produtiva, incluindo
conjecturas sobre quais atividades poderão ser totalmente transferidas para autômatos, como aponta o
estudo da empresa McKinsey. (https://bit.ly/AutomationPoster).
No caso dos CSCs, a crescente preocupação com a definição dos processos e com a integração de
aplicações já existentes (eg. RPA, BPM, Orquestração de Processos, APIs) vai abrir portas para a
adoção de novas tecnologias como a Inteligência Artificial (Processamento de Linguagem Natural e
Aprendizado de Maquinas).
2.
Quais os principais desafios enfrentados pelas empresas no processo de Automação?
São três grandes desafios: O primeiro deles, quando se trata de pessoas é que ainda há muito
preconceito e consequentemente, resistência, ligando a automação à redução de postos de trabalho.
Ao mesmo tempo que reduz posições de atividades repetitivas, abre espaço para aqueles que tem
melhor capacitação e podem assumir tarefas mais complexas e estratégicas. A queda na qualidade do
ensino em nosso país é um fator preocupante.
O segundo desafio, relacionado aos processos é a falta de maturidade na definição ou no mapeamento
deles. Automatizar processos desorganizados ou mal estruturados pode piorar o resultado final.
Finalmente, quanto às tecnologias: é fundamental identifica-las adequadamente e selecionar as
ferramentas certas para a automação de ponta a ponta. Neste caso, muitas vezes a integração é um
ponto de atenção.
3.
A Hiperautomação é uma tendência que vem ganhando cada vez mais atenção. Segundo
a consultoria Gartner, a Hiperautomação é a principal tendência tecnológicas para 2020. Quais
as vantagens da Hiperautomação, em relação à Automação tradicional?
A Hiperautomação é uma abordagem na qual as organizações identificam, examinam e automatizam,
rapidamente, o maior número possível de processos de negócios e de TI. A aplicação da Hiperautomação
baseia-se no uso orquestrado de diferentes tecnologias, ferramentas, plataformas, e outros tipos
de automação de decisão, processos ou tarefas, sendo essa sua principal vantagem em relação à
Automação tradicional.
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Edição
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Year2020
2019
4.
Como a Requestia vem preparando seu portfólio de produtos para se adaptar à
Hiperautomação?
A Requestia tem a missão de simplificar a implementação de soluções, desde seu modelo de
licenciamento, até a unificação de diferentes tecnologias em uma única plataforma.
A Requestia Platform é uma solução para orquestração de processos e automação de tarefas, que
se integra com as mais diversas soluções corporativas. A plataforma combina diferentes tecnologias
(BPM, RPA, API, Self Service Portal, Low-Code), em uma única plataforma, simplificando a adoção da
Hiperautomação. Além das tecnologias já embarcadas à plataforma, outras estão sendo avaliadas e
incorporadas, como o OCR (Optical Character Recognition).
Muitas outras ainda virão, porque estamos sempre atentos às necessidades dos nossos clientes e
do mercado; essa é uma característica da Requestia. A busca constante em aprimorar as nossas
aplicações e funcionalidades, como fizemos ao pensar nosso portfólio de produtos, de acordo com as
exigências da Hiperautomação. Avaliamos uma tendência, e a transformamos em realidade.
5.
Qual o melhor momento da organização para se investir na Hiperautomação de forma
estratégica e quais os ganhos que já podem ser percebidos no curto, médio e longo prazo?
Adotando uma classificação das automações segundo seu impacto na organização:
•
Aumento de vendas ou receitas;
•
Redução de custos;
•
Adequação a regulações e redução de riscos.
E cruzando com os seguintes fatores representando o potencial de automação de atividades:
•
Viabilidade tecnológica;
•
Custo da automação;
•
Custo dos trabalhadores, responsáveis pela atividade automatizada, assim como a escassez de
profissionais;
•
Benefícios da automação, além da substituição da mão-de-obra.
É possível elencar processos de retorno no curto, no médio e no longo prazo.
Infelizmente, não existe uma resposta única para isto, ela depende de cada negócio, dos seus processos
e tecnologias adotadas.
6.
Poderia nos passar a sua visão, avaliando o cenário atual e perspectivas futuras, em
relação às principais tendências tecnológicas, em especial a Hiperautomação?
A busca por maturidade nos processos e por profissionais capazes de identificar oportunidades de
automação, além da integração das tecnologias existentes, deve concentrar os esforços no cenário
atual.
Considerando que processos e pessoas nunca devem sair do foco. Passado o desafio atual da
integração das tecnologias existentes, uma nova onda de ganho de produtividade será percebida
quando a inteligência artificial se tornar mais acessível.
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Covid-19 e os Impactos
no Mundo dos CSCs.
Por Claudio Campos, Diretor de Projetos do IEG e Membro do
Conselho da ABSC.
A Covid-19 tem trazido um impacto profundo na humanidade, nunca antes visto e jamais imaginado
em qualquer Plano de Contingência ou Mapeamento de Riscos dos CSCs. Colocar os times operando
em Home Office foi a solução adotada por 91% dos CSCs (baseado na Pesquisa Perspectivas CSC |
COVID-19 – março/20) , e destes, 93% conseguiram colocar um contingente superior a 75% atuando de
suas residências.
Fonte: Pesquisa Perspectivas CSC | Covid-19 (IEG, 2020)
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Edição
64 //
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Year2020
2019
Muitos CSCs já praticavam o modelo de Home Office parcialmente, outros mostravam certa resistência,
e uma outra parcela das empresas não estava preparada tecnologicamente para operar desta maneira.
O fato é: Alguns CSCs conseguiram, de um dia para o outro, seguir com suas operações totalmente a
distância. Já outros demoraram um pouco além, devido às restrições de acessos remotos aos sistemas.
Porém, independente do tempo que se levou para a tomada de decisão, a necessidade fez a “coragem
e a criatividade”.
Dados recentes da start-up Fhinck – com core business em sistemas de monitoramento remoto, apontam
um aumento médio de 22% de produtividade neste período de quarentena, eliminando assim mais um
pré-conceito.
Até quando atuaremos desta maneira? Quando as atividades serão normalizadas? Ou este seria o novo
normal?
Fica aqui o questionamento.
Segundo a Pesquisa do IEG, quase 2/3 das empresas participantes se mostraram otimistas e acreditavam
que entre abril e julho essa situação já estaria normalizada, enquanto 1/3 delas não conseguiram mensurar
esse tempo. A verdade é que qualquer previsão neste momento será uma mera especulação. São muitas
variáveis em jogo e por mais que haja uma pressão política para salvarmos a economia, acredito que os
CSCs, por se tratarem de atividades de back-office, majoritariamente, estarão preparados para suportar
o tempo que for necessário para voltar ao “novo normal”, quando as condições de segurança sanitárias
assim permitirem.
Fonte: Pesquisa Perspectivas CSC | Covid-19 (IEG, 2020)
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64 // Ano 2020
2019
Os CSCs, em sua grande maioria, já se utilizavam dos recursos tecnológicos necessários para se
adaptar a essa situação inédita que estamos vivendo, porém, com a Covid-19, se intensificou ainda mais
a necessidade de se ter uma condição mínima e obrigatória de trabalho para todos. Senão vejamos o
incremento exponencial na utilização das soluções para reuniões virtuais, gestão e acompanhamento
das rotinas, tais como Zoom, Teams, Trello, Monday, Slack, Skype for Business, Google Meet, Webex,
e por aí vai….
Na minha opinião, talvez o maior desafio tecnológico esteja ligado a forma de medir e controlar
assertivamente as entregas de cada colaborador e como os líderes com o perfil e as competências atuais
conseguirão lidar e apoiar àqueles com dificuldades de administração do tempo, baixa performance e
baixa qualidade, além de outro ponto extremamente relevante que referem-se às situações de barreiras
ergonômicas nas respectivas residências dos colaboradores (mesa adequada, cadeira, link, ambiente
silencioso, etc.).
A mais recente Pesquisa Global da Deloitte sobre Tendências dos CSCs de 2019 já sinalizava uma
expectativa significativa das empresas em termos de investimentos planejados para este tema de
digitalização e automação.
Não tenho dúvidas de que este processo que estamos vivenciando irá acelerar os investimentos neste
campo, dado que as soluções passaram a ser tratadas como uma necessidade básica e não mais como
um “plus” ou como um “luxo” na execução dos processos do dia a dia dos CSCs. Conclusão: É questão
de sobrevivência!
Fonte: Pesquisa Global Tendências dos CSC’s (Deloitte, 2019)
Fonte: Estudo “Workplace Return” (McKinsey, 2020)
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2019
A transformação está sendo enorme. Os maiores desafios que tenho ouvido dos líderes, mesmo para os
CSCs mais bem aparelhados tecnologicamente, estão ligados às seguintes questões:
•
Como gerir o time com eficácia?
•
Como engajar a equipe remotamente?
•
Como medir e cobrar os colaboradores assertivamente?
•
Como cobrar daqueles colaboradores que claramente não conseguem performar de casa e que
sinalizam dificuldades de disciplina e autogestão?
•
Da mesma forma, porém ao contrário, como evitar a síndrome de Burn-out, para aqueles que
ultrapassam costumeiramente sua jornada?
•
Os gestores atuais, de forma geral, possuem as competências necessárias para este novo mundo?
•
Os colaboradores atuais estão aptos a atuarem neste modelo a partir de agora? As competências
são outras? Que novas competências deveriam ser observadas a partir de agora?
•
Os colaboradores sentirão, voltando ao modelo de trabalho anterior em que consomem cerca
de 2 a 3 horas diárias de deslocamentos entre as residências e local de trabalho, e agora com uma
experiência prática e inquestionável, a sensação de “perda de qualidade de vida”?
Não tenho as respostas de nenhuma das questões acima! Tenho apenas opiniões, que estão baseadas
nos estudos atuais, nas minhas experiências atuando como executivo em posições de liderança, nas
pesquisas qualitativas e acima de tudo, nas trocas de ideias com outros profissionais da área. Tratarei
estes temas em futuros artigos, pois o objetivo aqui é somente dar uma ideia da complexidade que este
cenário envolve.
Acredito que o mundo corporativo jamais será aquele que vivíamos até meados de Março/20.
Outro estudo recente da Consultoria McKinsey, “Workplace Return” – publicado em 24/04, já apresenta
o modelo de layout ideal dos escritórios com um espaçamento maior entre as mesas, colocando em
xeque o conceito “open space” e a questão homem/metro quadrado, o que traria efeitos impactantes nas
despesas com facilities. O estudo aponta ainda outras questões interessantes, tais como a necessidade
de uma transformação na forma de higienização dos espaços e a necessidade de aumento substancial
na frequência com que as áreas são limpas, a manutenção de reuniões virtuais, alternância do horário
de trabalho entre os colaboradores e reuniões virtuais – mesmo no ambiente de trabalho.
Tudo isso certamente impactará nas operações do dia-a-dia das empresas e claro, dos CSCs.
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Reuniões: Primeiro optar pela opção de reunião remota.
Fonte: Estudo “Workplace Return” (McKinsey, 2020)
Novo conceito de Higiene: Forte comunicação visual.
Fonte: Estudo “Workplace Return” (McKinsey, 2020)
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Novo conceito de espaço nos escritórios: Maior separação entre os colaboradores
Será que assistiremos ao retorno do conceito de divisão de ambientes com divisórias?
Fonte: Estudo “Workplace Return” (McKinsey, 2020)
Esta é uma pequena amostra do que está por vir. Como falei anteriormente, infelizmente não temos
as respostas de muitas questões, porém nesta fase de incertezas e dúvidas precisamos nos munir
de informações e estudos de qualidade que nos permitam planejar as medidas mais adequadas às
necessidades e realidades de cada CSC.
Por fim, acredito verdadeiramente que os CSCs saem fortalecidos deste episódio. Pela própria cultura
e mindset de inovação tecnológica e pela robustez dos modelos de governança, que pressupõem
processos pautados em indicadores de performance e de qualidade, entendo que os CSCs serviram
como grande inspiração para as demais áreas das organizações. Vale lembrar que uma das premissas
básicas dos CSCs é exatamente saber como lidar com desafios inesperados e, principalmente, como
gerir os principais processos do dia a dia, mesmo que executados remotamente.
A única certeza que todos nós temos é que as mudanças serão abruptas e ocorrerão em ritmo nunca antes
visto, e neste sentido provavelmente haverá também muitas oportunidades positivas de transformações
para este “novo normal”, pois mesmo diante de futuras novas pandemias, o que irá contar é a nossa
capacidade de estarmos preparados e dispostos a nos reinventarmos continuamente, através da busca
constante pelo aperfeiçoamento profissional e pessoal.
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Anúncio
Fhinck
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Agenda CSC 2021.
Quer participar das pesquisas, eventos e treinamentos voltados para o público de CSC e manter a
sua equipe atualizada em relação ao mercado de serviços compartilhados? Confira a Agenda de
Pesquisas, Eventos e Treinamentos em CSC para 2021.
Benchmark
em CSC 2021
SSKE - 8º Shared Services
Knowledge Exchange
Período:
Fevereiro
a Julho
Período:
Agosto
Perfil de
Profissionais
de CSC 2021
Academia
de Serviços
Compartilhados
Período:
Setembro a
Dezembro
Período:
Ao longo
do ano
Pesquisa de
Satisfação
Manual de
Boas Páraticas
de em CSC
Período:
Ao longo
do ano
Período:
Ao longo
do ano
SSLF - Shared Services
Leadership Forum 2021
Período:
Maio
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66 // Ano 2019
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#LivesIEG trataram
sobre o “novo normal”
e perspectivas futuras!
Saiba mais sobre como foram as lives realizadas pelo IEG com convidados especiais e que trataram
sobre o “novo normal” e perspectivas futuras!
Nos meses de Abril e Maio, o Instituto de Engenharia de Gestão (IEG) realizou grandes “lives” que
trataram sobre o cenário COVID-19, o “novo normal” e perspectivas futuras.
Durante as “lives” foi possível refletir sobre vários pontos importantes diante do contexto atual.
Com o título “10 dicas para você não ser engolido pela crise”, o convidado Leonardo Amazonas, Diretor
da Stone, destacou, na live, pontos importantes em Finanças para o enfrentamento da crise no cenário
Covid-19. Leonardo reforça que “Se você não entender a conjuntura do que está acontecendo, você
acaba não conseguindo tomar as melhores decisões” e que a primeira variável que é percebida em todo
esse momento é a queda do consumo.
Outra live sob o título: “Como o Vale do Silício está combatendo o “Coronami”? Como as empresas e
pessoas estão lidando com as suas consequências?”, realizada com o convidado Robert Janssen, CEO
da OBr.global, ressaltou o cenário Covid-19 no Vale do Silício, como estão reagindo, medidas adotadas
ao combate, e para Robert, empreender é exatamente conviver com as incertezas, “O empreendedorismo
é você trabalhar com as incertezas, e fazer aquela fila de incertezas diminuir a cada interação que você
faz com a linha de frente”. Outro insight que podemos destacar de Robert é que “Muitas coisas que
a gente fazia no presencial, a gente aprendeu agora que a gente consegue fazer no virtual tão bem
quanto”. Para Robert, o home office já era realidade e agora no contexto atual, só ficou em evidência a
total possibilidade do trabalho remoto.
Robert Janssen,
CEO da OBr.global
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Leonardo Amazonas,
Diretor da Stone
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Edição 66
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2019
Na live “ Visão de CEO’s para os desafios atuais e futuros no Cenário Covid-19, que contou
com a participação dos convidados Caio Fiuza, CEO do TON e Filippe Savoia, CEO da Bluefit
Academia, foi apresentado um overview do que foi a primeira etapa de sobrevivência com a
onda do coronavírus e perspectivas para a retomada, bem como ações futuras.
Para Caio, o “Novo Normal” já começou. “É difícil pensar em uma retomada, retomada do ponto
de vista de retomar o que era antes. Eu acho que já estamos vivendo uma nova realidade”,
reforça Caio Fiuza. Caio também acredita que o home office forçado de todo mundo, mostrou
que é possível.
Filippe Savoia ressalta que “em todo momento de crise, você tem espaço para boas
oportunidades” e ainda reforçou que no momento de cortes de algumas despesas, é possível
descobrir que muitas despesas eliminadas não eram tão necessárias assim.
Caio Fiuza,
CEO da Ton
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Filippe Savoia,
CEO da Bluefit Academia
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SHARED Services News
Edição 64 // Ano 2019
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Edition 66
Edição
64 //
// Ano
Year2020
2019
Shared Services Meeting
com mais de 300 convidados
conectados, estandes
interativos, palestras e
palestrantes incríveis.
No dia 18 de agosto de 2020, o IEG realizou o Shared Services Meeting 2020, seu primeiro evento online
e ao vivo, para o segmento de Serviços Compartilhados, com o tema central – 2020: o ano em que
tudo mudou!
O IEG decidiu realizar, pela primeira vez, um evento online e ao vivo, mudando do presencial para o
virtual, por causa das restrições impostas pelo cenário Covid-19. O resultado foi extremamente positivo
e o evento, voltado para o público de líderes e gestores de CSCs do Brasil, foi um sucesso! O SSM 2020
contou com mais de 300 convidados conectados de cerca de 170 empresas do país, palestrantes ilustres
em uma programação com temas bastante relevantes e atuais em um hall de expositores interativos.
Os espectadores tiveram acesso ao evento por meio de uma plataforma totalmente virtual. No Exhibition
Halls foi possível visitar os estandes interativos dos patrocinadores do evento – Requestia, Rupee, Fhinck
e Smarthis e no Auditorium, a audiência acompanhou todas as apresentações previstas na programação
do IEG, de forma online e ao vivo, dentro do ambiente virtual. Todos os espaços foram pensados e
customizados com o objetivo de garantir a melhor experiência de interação dos participantes
Confira como foi toda a programação do evento: Para a palestra de abertura, o IEG convidou o ExMinistro da Saúde, Dr. Nelson Teich que compartilhou toda a sua experiência e conhecimento com o tema
“Como gerir organizações em uma realidade nunca antes vivida?”, na sequencia, o evento apresentou o
“Primeiro Caso de Implantação de Shared Services do país 100% remoto!” com Antonio Coelho, VP de
Finanças da Raia Drogasil e Marco Poiatti, Diretor do CSC da Raia Drogasil.
“Como a Automação por Processos e a Transformação Digital garantiu a alta performance da empresa
em tempos de crise?” foi o tema apresentado por Alberto Tarsitano, VP Digital Latam da AccorInvest e
Antônio Emilio Neto, Digital Coordinator da AccorInvest, fechando o primeiro bloco do evento.
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Edição 66
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2019
O segundo bloco contou com a palestra da Camila Murakawa, Diretora do CSC da Ambev, que falou do
tema: “Como manter uma operação estável e ainda melhorar processos em tempos de pandemia?”, e
logo após aconteceu o Painel de Discussão, discutindo o tema “Qual o futuro do Home Office nos CSCs e
nas organizações? Um olhar sobre Produtividade, Custos e Bem-estar dos colaboradores antes, durante
e perspectivas pós pandemia”, com os seguintes participantes:
Rogerio Wendling, Gerente Sênior de Operações do CSC da Renner, Adilson Alflen, Gerente de PTP e
responsável pelo Comitê de Contingência para o COVID-19 da Bunge, Paulo Castello, CEO e Fundador
da Fhinck e Guilherme Baumworcel, CEO e Fundador da Rupee. Para o encerramento do evento, foi
apresentado o tema: “Inovação e Transformação Digital - o que esperar dos próximos 10 anos da sua
empresa pós pandemia?”, por André Miceli, CEO da Mit Technology Review e Diretor Executivo da
Infobase, que compartilhou todo o seu conhecimento com a audiência do evento.
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Edição
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// Ano
Year2020
2019
“O Shared Services Meeting 2020 foi muito mais que um evento sobre CSC e com grandes palestrantes.
Foi um marco na história, um grande momento de inspiração e reflexão. Foi o evento do ano em que tudo
mudou” Tivemos a oportunidade de repensar sobre o futuro, abrir a cabeça de todos para uma nova era,
para novos formatos de comportamento. Esse evento foi pensado nos mínimos detalhes para oferecer
uma grande experiência num momento tão difícil que todos passamos no país. Cancelamos o 8° SSKE
presencial em agosto, criamos do zero esse evento virtual, resultado de todo empenho e superação da
equipe! Ficamos muito felizes com tantos feedbacks positivos dos nossos grandes clientes e parceiros”,
afirmou Vanessa Saavedra, Sócia Fundadora do IEG.
Mais informações do IEG:
Siga o @ieg.brasil no Linkedin: IEG – Instituto de Engenharia de Gestão e também no instagram:
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Edição 66
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Reuniões Online dos
Grupos de Discussão
em CSC!
O primeiro semestre de 2020 foi marcado pelo início de um novo modelo de interação e networking
entre as empresas participantes dos Grupos de Discussão sobre Centros de Serviços Compartilhados.
A partir do mês de Abril, devido ao Cenário Covid-19, todas as reuniões plenárias aconteceram no
formato online.
Os encontros dos Grupos Compartilha, Coopera+, GESC, Inova e SOMAR foram um sucesso e,
como sempre, envolveram muitas trocas de experiências e informações sobre os mais diversos temas
do mercado que foram abordados considerando-se, claro, também o contexto atual da Covid-19.
Alguns assuntos abordados durante as reuniões foram Gestão de Pessoas, Experiência do Cliente,
Transformação Digital, Rateio de Custos e Impacto da COVID-19 nos CSCs.
Em agosto, membros do grupo Inova discutiram sobre Processos Analíticos no escopo do CSC.
Normalmente o CSC acaba focando em atividades de cunho transacional do back office das
empresas, entretanto, alguns Centros acabam se destacando ao prestarem serviços que demandam
mais análises.
Na reunião foi apresentado um case de uma empresa em que o CSC é responsável por diversos
processos analíticos, como Consultoria Interna, Analytics e Automatização e Robotização de
atividades. Outros participantes do Grupo também comentaram que realizam alguns desses serviços
no CSC. Normalmente, o Centro começa realizando o processo analítico internamente, ou seja,
para as áreas do próprio CSC, mas à medida em que ganha visibilidade por parte das unidades de
negócio, acaba virando um serviço a ser prestado para toda a empresa.
Na 110ª reunião do Grupo GESC, o tema escolhido foi o home office. A prática que até o último
ano não era muito comum nos CSC brasileiros se tornou essencial após o início da pandemia da
COVID-19. Durante a reunião, uma empresa que já tinha o Home Office formalizado no CSC antes
da pandemia contou suas experiências e boas práticas e as demais empresas discutiram sobre seus
desafios e perspectivas destacando que estão avaliando a migração de algumas pessoas do CSC
para o contrato de teletrabalho permanente, enquanto outras estão fazendo um aditivo contratual
incluindo a opção de trabalho remoto. Também foi discutida a questão de controle de produtividade
da equipe durante o trabalho remoto e controle de jornada.
Confira as imagens de algumas das reuniões dos Grupos de Discussão realizadas no primeiro
semestre em 2020, totalmente online e ao vivo.
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Edição
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// Ano
Year2020
2019
12ª reunião do
Grupo Inova.
Tema
Processos
Analíticos
110ª reunião do
Grupo Gesc.
Tema
Home Office
Reunião do
Grupo Somar.
Tema
Lean Office
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Benchmark em CSC 2021.
Conheça a Pesquisa que já auxiliou mais de 100 Centros de Serviços
Compartilhados brasileiros!
O estudo analisa as principais práticas de Gestão e Operação adotadas
por CSCs.
Macroprocessos
avaliados:
Requisition to Pay
Order to Cash
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Recursos Humanos
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Jurídico
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Realização
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2019
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Edição 66
64 // Ano 2020
2019
Cursos In-company.
Treinamentos para sua empresa online e ao vivo.
Cursos personalizados para a sua demanda.
Conteúdo relevante, metodologia prática e professores com ampla experiência profissional
naquilo que ensinam.
O objetivo da Escola de Negócios do IEG é capacitar equipes com competências que
fazem a diferença e geram resultados para empresa.
Tipos de treinamento disponíveis:
• Treinamentos Online e Ao Vivo
• Treinamentos Online e Gravado
• Treinamentos Híbridos
Principais Temas e Treinamentos:
Soft Skills
• Negociação & Vendas
• Comunicação
• Inteligência Emocional
• Gestão do Tempo e Produtividade
• Coaching
•
Análise de Dados
• Excel Aplicado a Negócios
• VBA Aplicado a Negócios
• Power BI Aplicado a Negócios
• Python para Negócios
• Data Science para Negócios
•
Finanças
• Finanças Corporativas
• Finanças Pessoais
• Gestão Financeira
• Gestão de Custos
• Gestão Orçamentária
Inovação
• Empreendedorismo
• Metodologias Ágeis
• Design Thinking
• Design Sprint
• Mindset Tecnológico
•
Operações
• Logística e Supply Chain
• Gestão da Qualidade
• Gestão de Processos
• Gestão de Indicadores
• Serviço ao Cliente
•
Gestão Estratégica
• Leadership Skills
• Gestão de Pessoas
• Método Lean
• Sucesso do Cliente
• Julgamento e Tomada de Decisão
• Gestão da Mudança
Desenvolva sua equipe e acelere os resultados da sua empresa.
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+informações: incompany@ieg.com.br | (21) 2223-2895
Edition 66
Edição
64 //
// Ano
Year2020
2019
SHARED
SERVICES NEWS
COORDENAÇÃO EDITORIAL
Karin Saavedra
Tais Nascimento
REVISÃO
Karin Saavedra
Lara Pessanha
Tais Nascimento
Vanessa Saavedra
DIAGRAMAÇÃO
Victor Sillas
COLABORAÇÃO
Claudio Campos
Márcio Vinholes Ferreira, da
empresa Requestia.
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Shared Services News | Edição 66
Na 66ª edição da Shared Services News, com o tema “2020: o ano da transformação acelerada!” você terá acesso ao retrato atual e perspectivas futuras dos principais CSCs do país apresentado nos resultados da Pesquisa Perspectivas CSC | Covid-19. Leia a SSNews 66 e confira artigos, entrevista e notícias sobre os principais assuntos do mercado de Serviços Compartilhados.
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