A Gestão de Gente é um dos pilares fundamentais dos Centros de Serviços Compartilhados (CSCs), sendo vital e estratégica na criação de um ambiente de trabalho que proporcione o bem-estar e desenvolvimento dos colaboradores, visando a retenção dos talentos que vão contribuir com o sucesso e o crescimento organizacional da empresa.
Conforme dados compilados na MIA*, plataforma de dados sobre CSC do IEG, é possível identificar quais são as iniciativas que as empresas planejaram para 2023 no que tange à gestão dos funcionários de seus Centros de Serviços Compartilhados, com destaque para o desenvolvimento de sucessores para os líderes.
A implementação de um plano de sucessão para líderes é essencial, considerando a importância do papel que desempenham nas empresas. Nem todas as pessoas possuem o perfil adequado para serem líderes, por isso as organizações precisam identificar e desenvolver talentos internos com potencial de liderança. Isso garante uma transição gradual e eficaz, evita lacunas e cultiva uma cultura organizacional que valoriza a preparação e a excelência.
Fonte: MIA – Market Intelligence Application Shared Services.
Também destaca-se a aplicação de ações para maior engajamento dos times e a intensificação de treinamentos e capacitações.
O engajamento é um fator relevante, pois sabe-se que a operação dos CSCs é altamente dinâmica, com uma rotina que demanda garantir o suporte aos negócios e ao mesmo tempo buscar sempre melhorias. Nessa linha, os treinamentos também ajudam, para que as pessoas estejam melhor capacitadas e atualizadas em relação às novidades do mercado e garantindo a sustentabilidade e evolução do modelo.
A gestão de pessoas é um pilar fundamental tanto para os Centros de Serviços Compartilhados como para todas as empresas, pois potencializa a capacidade humana, estimula a inovação e contribui para a obtenção de melhores resultados. Dessa forma, planejar e executar iniciativas que ajudem a fortalecer esse pilar internamente contribui positivamente para o equilíbrio dos demais fatores que são essenciais para um CSC, como satisfação do cliente e excelência nos processos, por exemplo.
*O IEG consolida informações de mais de 200 empresas que possuem um Centro de Serviços Compartilhados no Brasil por meio de diversas pesquisas realizadas com o objetivo de traçar um panorama deste mercado. Grande parte dessas estatísticas são disponibilizadas na MIA – Market Intelligence Application Shared Services -, plataforma de dados sobre CSC do IEG.