Nos últimos anos, o avanço da tecnologia vem permitindo a construção de um novo modelo de relacionamento com os stakeholders no mundo empresarial. A busca constante pela otimização de recursos está tornando o autoatendimento cada vez mais comum nas empresas e essa mudança está acontecendo não só no relacionamento com os clientes, como também com os fornecedores.
Em uma pesquisa realizada pelo IEG com empresas de um dos principais Grupos de CSC do país, foi identificado que mais da metade (56%) delas possui um Portal de Fornecedores contendo informações de faturas em aberto e pagas. Este portal possui diversas finalidades, como centralização e controle de informações, geração de relatórios, redução de divergências e, principalmente, a possibilidade de autoatendimento por parte dos fornecedores.
Além disso, 30% das empresas que possuem o Portal de Fornecedores disseram que a ferramenta realiza envio de correspondência automática de pagamento, o que melhora o fluxo de informações e evita problemas futuros com os fornecedores.
No caso do Portal de Clientes, apenas 29% das empresas entrevistadas possuem a ferramenta com informações de faturas em aberto e pagas. Considerando as que possuem, 60% informaram que o portal permite autoatendimento do cliente e 50% enviam correspondência automática de cobrança. A prática não é tão difundida como no caso dos fornecedores, entretanto, já está sendo utilizada por algumas organizações que estão colhendo os benefícios de otimização.
Tanto o Portal de Fornecedores quanto o de Clientes podem ser criados pela equipe interna de TI ou com apoio de empresas terceiras, dependendo da avaliação de custo vs. benefício realizada. O importante é que as funcionalidades melhorem o desempenho, principalmente, das áreas de Contas a Pagar, Suprimentos, Contas a Receber e Cobrança da companhia.