Ao contrário do que muitos acreditam, redução de custos não é o critério mais importante na hora de implementar um CSC no Brasil
Além dos ganhos tangíveis, a adoção de Centro de Serviços Compartilhados gera benefícios indiretos, que apesar de serem mais difíceis de mensurar, agregam valor para a empresa. A desoneração das unidades de negócio para focar em suas atividades core, por exemplo, é apontado por 97% das empresas como um dos principais fatores na tomada de decisão. A possibilidade de gerar sinergias para crescimento da empresa e de suas coligadas e a maior padronização dos processos vem em seguida com 94% de empresas sinalizando essa importância.
A pesquisa aponta ainda outros importantes critérios levados em consideração pelas empresas:
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Custo: ganhos de escala e redução de custos e mão-de-obra – 88%
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Controle: maior garantia do cumprimento de normas internas e externas e melhor acuracidade de informações – 88%
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Serviço: melhoria do nível de serviço prestado – 82 %
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Demanda: melhoria na gestão e educação da demanda por parte dos clientes internos – 36%
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Autonomia: autonomia dos clientes internos para escolha de serviço x custo – 15%
Vale destacar que a implantação do CSC fornece flexibilidade para o crescimento organizacional, assumindo um papel estratégico ao se tornar alavanca para fusões e aquisições de empresas. Por meio do conceito, pouco esforço, investimento e tempo são necessários na criação de departamentos que atendam novas solicitações de atividades de apoio, já que o CSC possui uma estrutura de prestação de serviços flexível à demanda da organização.
Fonte: Instituto de Engenharia de Gestão – Pesquisa Benchmark em CSC 2014