1- Sabe-se que os sistemas são grandes aliados das empresas para facilitar e automatizar os fluxos de processos. Entretanto, nem sempre ter muitos sistemas é sinônimo de alta produtividade. De que forma a Requestia apoia as organizações na otimização de suas atividades?
A existência de uma constelação de aplicações sustentando o negócio da empresa se justifica pelo suporte aos inúmeros processos que compõem a Cadeia de Valor (Michael Porter), desde a solicitação do cliente até a entrega do produto ou serviço incluindo o suporte pós-vendas. É na Cadeia de Valor que a empresa, através de suas escolhas estratégicas de perseguir maior Valor e/ou estabelecer Eficiência Operacional implementa a Diferenciação, se distinguindo de seus concorrentes. Duas empresas atuando no mesmo segmento podem apresentar diferenciações significativas em seus processos. É bem claro que o QUÊ (o produto ou serviço a ser ofertado) depende muito do COMO (a forma com a qual a empresa oferta).
A busca de sistemas que consigam implementar rapidamente essas diferenciações em processos é um desafio constante dos gestores de TI das empresas. O Gartner fala que em sua estratégia de aplicações o CIO deve levar em conta que existem três camadas de sistemas, de ritmos diferenciados:
- Sistemas de Registro, que visam a padronização dos processos, o Compliance, incluindo processos e dados específicos de determinado segmento e correspondendo a mais de 90% do orçamento de TI das empresas hoje, não conferindo diferencial competitivo;
- Sistemas de Diferenciação, que devem abrigar as diferenciações nos processos que uma empresa usa para obter vantagem competitiva significativa no mercado e portanto não são suportadas por pacotes fechados e padronizados;
- Sistemas de Inovação, que devem ser utilizados como fonte de competitividade futura. A Requestia é uma plataforma focada em diferenciação digital, implementando seus processos especiais.
2- Considerando os Centros de Serviços Compartilhados, quais os principais benefícios que a plataforma da Requestia oferece?
Eficácia. Quando você compra um pacote de ferramentas para seu CSC, nem sempre você faz uso de 100% do que a ferramenta oferece. Porém paga pelos 100%. Não seria interessante ter uma plataforma que pudesse te oferecer exatamente o que você precisa para dar suporte aos seus processos, alcançando 100% de utilização? Essa é a plataforma Requestia, onde seus processos únicos são digitalizados e onde você faz uso de 100% do pacote. Pagando pelo que realmente usa.
3- Como a Requestia atua para facilitar a interação dos usuários com a plataforma?
Quando desenvolvemos nossa plataforma de software de Enterprise Service Management, temos em vista não somente o CIO e os analistas, mas focamos muito em nosso usuário final: aquele que, na ponta do negócio, está carregando um caminhão, ou está no ponto de vendas; uma pessoa que, além das funções operacionais, precisa registrar suas atividades e dar andamento ao fluxo projetado. Quando digitalizamos seu fluxo de trabalho em nossa plataforma, temos todo o cuidado de implementar uma plataforma que converse com esse usuário, de maneira direta, simples e fácil de utilizar. Um case emblemático foi quando fizemos essa transformação digital em uma grande transportadora que atua principalmente no Norte e Centro Oeste do Brasil; nela, através de uma pesquisa de opinião com os usuários, obtivemos 89% de Ótimo e 10% de Bom, com uma taxa de 99,78% de solicitações resolvidas.
4- Quais os principais desafios enfrentados pelas empresas que passam pelo processo de otimização de sistemas operacionais?
A mudança constante causada pela competitividade no mercado. Assim que o gestor dos processos termina de liberar um grupo de processos em produção, surgem necessidades de alterações e solicitações de processos adicionais, sem os quais a empresa não consegue reagir rapidamente a um movimento do concorrente ou se posicionar proativamente numa oportunidade do mercado. Observamos também em nossos clientes diversos movimentos de fusões, aquisições e separações, que colocam sobre os ombros dos gestores grandes desafios de harmonização de processos. São momentos como esses que fazem o CIO testar a plataforma escolhida pela flexibilidade, velocidade de implementação, experiência do usuário, e escalabilidade. O CSC deve ser uma unidade de negócio que viabiliza os movimentos estratégicos da empresa, não um empecilho.
5-Para este ano, em qual tecnologia a Requestia acredita que as empresas devem investir, no que tange à gestão e automação de serviços?
Em nossa opinião, as empresas devem focar em plataformas que consigam responder a solicitações de mudanças na velocidade do negócio. Nossa recomendação é estudar empresas que posicionam suas ferramentas e plataformas como Enterprise Service Management – uma definição que abrange IT Service Management (processos ITIL) e CSCs – em busca de redução da complexidade de gerenciamento da constelação de aplicações e maior capacidade de integração de fluxos de trabalho que cruzam áreas de TI e não-TI. Outra recomendação é buscar soluções que acomodam seus processos de diferenciação, aqueles que trazem vantagem competitiva. Fazendo esse movimento combinado, obtendo referências de empresas que usam esse tipo de solução e que conseguem gerar valor para seus negócios, certamente você estará trazendo uma grande força à sua empresa.
Fonte: Shared Services News 64