1- Como a Melhoria Contínua dos processos é incentivada no CSC da Rodobens?
Entendemos que a melhoria contínua é chave fundamental para os avanços e superação dos resultados. Adotamos um Sistema de Gestão para Resultados (SGR) que propaga ferramentas de superação de resultados, com métodos como o Green Belt, White Belt, PDCA e 5S. Fazemos treinamentos e reciclagens e evidenciamos os cases.
2- Existe alguma prática de treinamento para capacitar a equipe do CSC no que tange a ferramentas e metodologias de Melhoria Contínua?
Temos a Universidade Corporativa que, em parceria com as unidades, desenvolve treinamentos customizados a cultura e objetivos organizacionais. Especificamente os treinamentos de PDCA e 5S estão disponíveis na Universidade Corporativa em formato de vídeos, apresentações e apostila. Todo colaborador deve fazer estes treinamentos. Quanto ao Green Belt e White Belt são treinamentos presenciais destinados a liderança e especialistas. A partir do próximo ano propagaremos os treinamentos de White Belt aos analistas que se destacaram entre os 20% melhores em 2017.
3- Quais são os critérios utilizados na avaliação dos projetos de melhoria sugeridos pelos funcionários do CSC?
Temos disponível um portal de ideias, o Inova, que é um programa de incentivo à inovação na Rodobens. Através do Inova, os colaboradores apresentam sugestões que a partir da avaliação de um comitê de especialistas e da Diretoria são implementadas. Os colaboradores que apresentam ideias inovadoras podem ser premiados com até R$ 5 mil.
Os critérios adotados por este canal ou pelas lideranças para aprovar projetos de melhoria, são: benefícios para os Clientes ou Colaboradores, retorno financeiro (receita, produtividade, redução de despesas, etc) e regulatórios.
4- Cite algumas melhorias sugeridas por funcionários do CSC que trouxeram benefícios consideráveis para a Rodobens.
As melhorias mais recentes estão relacionadas a precificação e compras de materiais diretos. Além destes temas, o próprio portal Inova, foi implantado pelo CSC e é gerenciado e operacionalizado pelo CSC, gerando ideias que beneficiam toda a Organização. Falando de Tecnologia, a área de TI tem trazido soluções totalmente inovadoras e, especialmente, para gestão de atendimento ao Cliente, estamos atuando com nova URA, em modelo disruptivo, com auto-atendimento. Temos, também, cases interessantes de uso de ferramentas como RPA e bot´s.
5- Quais são os principais desafios de manter um mindset de Melhoria Contínua nos profissionais do CSC?
O principal desafio está ligado a rotina, pois tendemos a nos acostumar e a nos acomodar com a forma como as coisas são feitas. A partir disto, fica mais difícil sair da caixa e trazer novas maneiras de realizar o trabalho e superar os resultados. Buscamos a padronização, a disciplina operacional e a rotina, o que em alguns momentos pode dificultar o pensar diferente.
Para provocação e avanços em criação, temos nos utilizado de ferramentas como design thinking, design sprint e action learning. Estas ferramentas produzem resultados surpreendentes, em poucas horas, a partir da reunião de um time multidisciplinar.