Todo mundo que quer aprender uma nova profissão deve testar suas habilidades em algum lugar – e, se o estágio não for uma opção viável para muitos universitários, a empresa júnior tem todo o potencial de ser o “apêndice” educacional do qual muitas carreiras necessitam.
Por ser uma instituição voltada para estudantes do Ensino Superior e sem fins lucrativos, as empresas juniores são uma boa opção tanto para alunos, que podem adquirir experiência real de mercado enquanto estão na faculdade, quanto para empresários, que têm acesso a serviços especializados de maneira mais econômica (o cliente sequer é cobrado, na maioria da vezes), pelo simples fato de serem atendidos por universitários.
Isso, contudo, não quer dizer que falte qualidade ao portfólio de uma empresa júnior: muitas vezes essa organização apresenta a mesma qualidade de empresas tradicionais, uma vez que seus “funcionários” estão realmente empenhados em prestar um bom trabalho.
Divulgando empresas juniores com Inbound Marketing
Apesar de todo esse potencial, as empresas júnior ainda não sabem aproveitar as oportunidades do mercado para conseguir clientes que fortalecerão de fato o seu portfólio. Mesmo que a equipe seja orientada por professores e tenha mentores muito experientes, elas não conseguem vender ou tornar seus atributos mais atrativos.
É aí que entra o Inbound Marketing. Também conhecido como “marketing de atração”, tem como principal objetivo atrair voluntariamente potenciais clientes ao site de uma empresa, que podem se converter em clientes de maneira mais estruturada do que outras formas de marketing.
Com o Inbound Marketing uma empresa júnior pode trabalhar melhor seus argumentos de venda e explicar aos interessados no produto ou serviço quais são as vantagens daquela compra. Mais do que isso, é possível criar um fluxo de clientes que será educado, durante o processo de decisão de compra, sobre a existência e as vantagens das empresas júnior.
O primeiro gargalo de muitas iniciativas desse tipo é: como grande parte dos empresários brasileiros nunca ouviu falar de uma empresa júnior na vida, pode ficar difícil fazê-los acreditar, de supetão, que um bando de universitários resolverá seus problemas rapidamente.
Ao passar pelo funil de etapas do Inbound Marketing, um potencial cliente de empresa júnior será educado sobre a necessidade de ter um serviço de qualidade, quem pode fazê-lo, como ele é feito e quais são os benefícios finais de contratar alguém que sabe executar esse serviço – tudo isso sem ser invasivo ou interruptivo.
As empresas júnior não colocarão um carro de som passando na rua às três da tarde para avisar aos empresários que elas estão na área. Pelo contrário: fazendo direitinho o Inbound Marketing, só os empresários que precisam exatamente do serviço da empresa júnior saberão da sua existência, e de como ela pode ajudá-los, em etapas de um marketing que quase “pede licença” para entrar na vida do prospect.
As etapas do Inbound Marketing
Existem 5 etapas do Inbound Marketing que as empresas júnior devem dominar com maestria para conseguir converter empresários em clientes. São elas: atração, conversão, relacionamento, venda e análise.
1. Atração
Para atrair o cliente é necessário ter conteúdo de qualidade ao alcance de suas pesquisas. Ou seja: para viver de Inbound, esqueça colocar sua propaganda no jornal, distribuir panfleto na rua ou ostentar sua marca como sendo a melhor só porque ela é sua marca.
Não é nesses lugares que as pessoas geralmente buscam as respostas para suas dúvidas – e, se sua marca for tão maravilhosa, o cliente já te conhece e você não precisa atraí-lo.
Pense: onde você busca a resposta para aquele problema que você tem e que parece não ter solução? No seus pais? Na sua fé? No Google?
A menos que você conheça os pais ou seja um exemplo da profecia de fé do cliente, melhor tentar atraí-lo pelo Google.
Por isso, foque em fazer um site bacana, com bons conteúdos institucionais, diretos e verdadeiros, e com um blog capaz de disseminar bons conteúdos para quem te procurar no Google. Aliás, estar bem colocado na plataforma através de conteúdo é um “meio caminho andado” para atrair diversas contas novas.
2. Conversão
Na etapa de conversão você precisa transformar a pessoa que você atraiu ao site ou blog em lead – e, para isso, precisa mantê-lo interessado.
Pense na conversão como aquele primeiro encontro que deu certo e que você quer evoluir para algo mais sério. Por isso, mostre todas as suas qualidades, pouco a pouco, a quem deseja ter por perto.
No Inbound Marketing, isso é feito através de ofertas, códigos promocionais, testes gratuitos do produto ou serviço por um tempo, entre outras ações similares. É como se, depois de mostrar para o cliente que você existe, convide-o para degustar do que você sabe fazer.
E-books gratuitos e materiais ricos nos blogs, baseados em dicas, são muito bem vindos nessa etapa.
3. Relacionamento
Quem vende uma roupa sabe muito bem que a decisão de compra desse produto pode ser instantânea: a pessoa nem precisa de roupa, mas passeava pelo shopping, achou bonito e decidiu levar. Pronto.
O Inbound Marketing trabalha com a premissa de que nem todo mundo está apto a comprar um serviço ou produto logo de cara, e é por isso que as empresas júnior devem trabalhar o conceito de “nutrição de lead”: se o seu potencial cliente não está preparado para dizer sim, você vai ajudá-lo a pronunciar essa resposta.
Nessa etapa, aposte nas redes sociais para geração de conteúdo de qualidade e no e-mail marketing para disseminar novas ideias. Pergunte ao seu cliente em potencial se ele precisa de alguma ajuda para entender melhor um conceito ou processo daquilo que você vende.
O “pulo do gato” para essa última dica é que, se você acertou na etapa da conversão, já tem o e-mail ou WhatsApp de quem se interessou pelo serviço – e assim, tem a autorização da pessoa para que você entre em contato. Assim, a nutrição do lead fica ainda mais fácil.
4. Venda
Um lead bem nutrido “dá flores e frutos”, e você saberá que fez corretamente seu Inbound Marketing se chegar na etapa final, que é a venda.
Dica: durante todas as etapas de Inbound Marketing, crie um funil para pontuar seus leads, ou lead scoring, de acordo com a maturidade de cada um para fechar o negócio.
Quanto mais o prospect estiver próximo da venda, mais incisivas as empresas júnior podem ser com seus conteúdos, através de Webnars, equipes internas de vendas e a utilização de ferramentas de CRM (Customer Relationship Management).
5. Análise
Um dos diferenciais do Inbound Marketing é que absolutamente todas as suas ações podem ser medidas, analisadas e acompanhadas pelas empresas júnior, garantindo melhorias de performance nas próximas oportunidades de atração de clientes. Por isso, não pule essa etapa importante do processo antes de começar outra.
Implementação
Viu como o Inbound Marketing pode explorar bastante o potencial que as empresas júnior têm de vender e conquistar clientes?
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