Em tempos de crise, muito se fala sobre a formação de mão de obra qualificada e de sua necessidade para encarar os desafios enfrentados pelas empresas. Atrair, desenvolver e reter talentos são ações que fortalecem os negócios de uma organização, pois as pessoas são seus principais ativos e geram valor significativo para o produto ou serviço final. E esse cenário não é diferente nos Centros de Serviços Compartilhados, onde a importância da gestão de talentos pode ser ainda maior.
Por definição, os Centros costumam ser responsáveis pela operacionalização das atividades transacionais de uma empresa, o que pode levar ao pensamento de que o trabalho realizado é puramente operacional e à sensação de que o CSC não é estratégico para a empresa. O que não acontece na realidade, uma vez que grande parte dos processos administrativos passam pelo Centro e sem eles, a empresa não funcionaria.
Entretanto, existem muitos casos em que os próprios funcionários da empresa não reconhecem a importância do CSC. Dessa forma, profissionais com grandes competências, os considerados talentos, se desmotivam, pois buscam constantemente espaço para o desenvolvimento de suas carreiras, podendo acreditar que esse objetivo é atingido mais facilmente nos cargos de outros setores da empresa, fora do Centro. Porém, esse cenário nem sempre é a realidade, evidenciando a importância de uma boa gestão de talentos.
Tal relevância também é demonstrada através da Pesquisa de Opinião sobre Gestão de Talentos realizada pelo SSConnection durante os meses de janeiro a março de 2016. De acordo com a pesquisa, 96% dos respondentes acreditam que há necessidade de práticas que visem o desenvolvimento de talentos, sendo que 57% destes consideram que tais práticas são extremamente necessárias.
Devido à importância e ao conhecimento sobre a necessidade de realizar a gestão de talentos, o CSC precisa lidar com vários aspectos para atrair, desenvolver e reter os melhores profissionais. Mas onde o Centro precisa focar?
Segundo a Pesquisa de Opinião, a maioria dos participantes acredita que a Possibilidade de Crescimento é o fator diferencial para atrair talentos, enquanto o Reconhecimento do Profissional é a principal prática para retenção desses profissionais.
As duas análises demonstram que questões voltadas para o crescimento e desenvolvimento da carreira são as mais importantes na gestão de talentos e corroboram com a ideia de que o CSC deve se posicionar como um braço estratégico da empresa.
Assim, para que seja realizada uma gestão de talentos realmente efetiva, deve-se ter conhecimento sobre quais práticas mais contribuem para o desenvolvimento dos funcionários do CSC. De acordo com os participantes da Pesquisa de Opinião, a Construção de um Plano de Carreira (43%) e o Desenvolvimento de Planos de Capacitação (35%) são as ações mais importantes para esse objetivo.
Os dois tipos de plano são fundamentais para o desenvolvimento não só dos talentos como da empresa em geral. Isso porque enquanto os planos de capacitação possibilitam que o funcionário adquira maior nível de conhecimento técnico e transfira isso para suas atividades, os planos de carreiras apresentam uma visão sobre os possíveis caminhos de crescimento que este poderá percorrer na organização desde que seja feito um bom trabalho.
Em contrapartida, apesar da relevância de tais práticas, muitas não são executadas, tornando-se um objetivo inalcançável ou apenas de longo prazo. Mas por que isso ocorre? Segundo a Pesquisa de Opinião, fatores como Custos Elevados e Falta de Tempo são os principais obstáculos para a não implementação de ações para o desenvolvimento dos profissionais. Esse cenário demonstra que a falta de um plano bem estruturado e efetivo para a gestão de talentos vem contribuindo negativamente e pode, inclusive, levar à estagnação do CSC.
Porém, ambas as dificuldades podem ser contornadas. Quanto aos custos elevados, deve-se ter consciência de que as práticas de desenvolvimento dos talentos recompensam o investimento. Os funcionários se sentem mais motivados e, a longo prazo, tornam-se mais capacitados em suas tarefas, o que contribui para o aumento da produtividade e para a evolução da qualidade do serviço prestado, levando a possíveis reduções de custos.
Já o obstáculo da falta de tempo pode ser solucionado através de um bom planejamento por parte da área responsável pela Gestão de Talentos. Devido à sua importância, deve-se elaborar projetos para implementação das práticas, com cronogramas, recursos necessários e pessoas envolvidas. Tal planejamento, apesar de demandar certo tempo inicial, colabora para que as ações sejam postas em prática de forma mais rápida e para que não seja necessário reter muito tempo dos profissionais envolvidos durante o processo. Além disso, vale destacar a grande importância dos líderes de equipes na definição, implementação e manutenção das práticas utilizadas na empresa.
Dessa maneira, percebe-se que as práticas de Gestão de Talentos são vistas como essenciais para os Centros, com foco, principalmente, no crescimento da carreira dos profissionais, seja relacionado à evolução da qualidade dos seus trabalhos ou à possibilidade de alcançar cargos mais relevantes dentro da empresa.
A importância do desenvolvimento dos talentos advém também da necessidade de progresso constante do CSC. Os profissionais mais bem qualificados possuem competências como visão estratégica e comprometimento, que são cruciais para alavancar a eficiência e aumentar o escopo dos serviços prestados, fatores que impactam diretamente no aumento da produtividade e, consequentemente, em um retorno financeiro positivo.
Portanto, para contribuir com o crescimento da empresa, os funcionários devem se sentir motivados por estarem trabalhando no CSC e devem estar conscientes do quanto seu trabalho pode gerar valor para a organização como um todo. Assim, possíveis dificuldades para a gestão de talentos serão solucionadas mais facilmente, pois todos terão consciência da real necessidade e importância das práticas para o desenvolvimento dos profissionais.
Fonte // Pesquisa de Opinião sobre Gestão de Talentos no CSC 2016 – SSConnection