O tema Gestão de Riscos é muito estratégico para o bom andamento das empresas. Atualmente, com o avanço tecnológico, as soluções de gestão precisam ser cada vez mais sofisticadas para driblar inúmeros golpes que surgem diariamente no mercado e permitir a excelência operacional. Essa gestão engloba diversos aspectos, entre eles, a modelagem da estrutura de riscos, atribuição dos controles aos interessados e o monitoramento dos riscos analíticos.
Em uma pesquisa do IEG aplicada em 2016 com um grupo de empresas, foi constatado que a maior parte das organizações possui uma Matriz de Risco e que, em sua maioria, esses riscos são mapeados no nível de subprocesso. No entanto, a maioria dos CSCs não possui uma área de Controles Internos. Esse Controle, em geral, fica a cargo do gestor de cada processo, com isso, essas informações são passadas para a área de Gestão de Riscos do Corporativo.
A  seguir  mostraremos o exemplo de uma grande empresa de meio de pagamento eletrônico que opera tanto com máquina de cartão quanto em processos de e-commerce e negócios B2B, necessitando, assim, de uma robusta Gestão de Risco para atuar com excelência no mercado. Empresas deste porte, existem diferentes estágios de maturidade em Gestão de Riscos e quanto maior o volume transacionado pela empresa, maiores serão os riscos enfrentados em cada uma das etapas do processo.
Case:
A empresa em questão é a Stone, uma adquirente nacional de meios de pagamento autorizada pela Visa e Mastercard a credenciar lojistas, processar e autorizar transações de cartão de crédito com essas e outras bandeiras. O crescimento da empresa é algo notável e, apesar de nova, sua evolução é percebida dia após dia, grande parte disso por ter uma tecnologia própria, robusta e capaz de suportar 10.000 transações por segundo.
Com uma subdivisão de clientes bem definida, fica mais fácil para a empresa lidar com cada tipo de cliente e indicar soluções para cada um. Esta divisão se dá por: Clientes diretos – empresas que trabalham diretamente com e-commerce ou precisam de máquinas de cartão; e Parceiros – outros prestadores de serviço que já atuam com empresas de e-commerce e indicam as ferramentas e serviço da Stone para seus clientes.

Continue lendo este e outros artigos na Edição 58 da Shared Services News!
Fonte: Shared Services News Edição 58
Autora: Vanessa Saavedra, Sócia-Diretora do IEG.

Avatar photo
Autor

Redação IEG

O IEG é uma empresa que elabora soluções de ensino, pesquisa e consultoria em gestão de forma integrada e complementar para você e para a sua organização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share via
Copy link
Powered by Social Snap