35% dos entrevistados pretendem estruturar a visão end-to-end nos próximos 3 anos
No dia 20 de maio, as maiores empresas do país se reuniram no Shared Services Leadership Forum – principal encontro voltado para diretores e líderes de Centros de Serviços Compartilhados, tendo como principal pauta do dia o debate acerca das melhores soluções estratégicas para os seus CSCs. Uma pesquisa realizada pela organização do evento mostrou quais são as principais perspectivas dos executivos de CSC com esse mercado.
Quando questionados sobre quais indicadores melhor refletem o desempenho de um CSC, o aumento da produtividade aparece no topo da lista, com 80% das respostas, seguido pelo aumento da satisfação dos clientes, com 50%, e a padronização de processos, com 42%.
No entanto, ao mesmo tempo em que a produtividade está diretamente atrelada ao sucesso do CSC, a implantação da tecnologia, uma das principais formas de aumentar a eficácia do Centro, representa um grande desafio aos executivos. A falta de suporte de TI foi o fator predominante no que se refere à dificuldade de utilização de novas ferramentas e sistemas, seguido pelo próprio custo de aquisição e a falta de recursos para implementação.
O outsourcing de atividades do CSC também é uma das formas encontradas por alguns Centros para aumentarem a produtividade. Em relação às expectativas com fornecedores de BPO, mais da metade dos respondentes indicaram que a redução de custos é uma das características mais procuradas pelos CSCs, seguida pela automação de processos (17%) e a busca por profissionais qualificados (13%).
Para os próximos 3 anos, 35% dos líderes pretendem estruturar os processos na visão end-to-end, 33% esperam aumentar o escopo de serviços prestados pelos Centros, enquanto 17% almejam prestar serviços para outras empresas de fora do Grupo.
Com estes resultados, é possível identificar uma contínua evolução dos CSCs do país, que estão sempre buscando novas formas de agregar valor à organização, seja por meio de redução de custos, de aumento no controle dos processos ou melhoria na qualidade das operações.
Fonte: Pesquisa de Opinião sobre o mercado de Serviços Compartilhados // Shared Services Leadership Forum 2015 realizado pelo IEG.