Os Centros de Serviços Compartilhados sofrem uma constante pressão por redução de custos. Os líderes muitas vezes têm metas como “fazer mais com o mesmo” ou até “fazer mais com menos”. Na fase inicial de implementação de um CSC, tal meta, é obtida através do ganho de escala e da padronização dos processos. Entretanto, a automatização se destaca como um meio importante para diminuição de custos e de erros provenientes de trabalhos manuais.
A Pesquisa Benchmark em CSC 2014, realizada pelo IEG, identificou que os processos de Fiscal e Atendimento estão em destaque na lista dos top 10 em automatização.
Foram considerados como mais automatizados os subprocessos em que um número representativo de empresas utiliza, além do ERP, um sistema de mercado para facilitar a execução das operações.
“É importante destacar, que antes de utilizar um sistema para acelerar o processo é fundamental a revisão do fluxo de atividades e da maneira em que as mesmas são executadas, de forma que o sistema possa otimizar o processo de maneira inteligente e eficiente”, ressalta Lara Pessanha, Consultora do IEG.
Confira ao lado a relação dos processos mais automatizados pelos Centros, de acordo com o estudo.