Chega o momento na vida do universitário em que ele tem que escolher o que fazer: se quer continuar na vida acadêmica, prestar concurso, ou se vislumbra algo mais desafiador para sua carreira, como empreender ou ser trainee em uma grande corporação.
Antes de falarmos os prós e contras dessas duas últimas opções, vale destacar o quanto são vastas as oportunidades para os universitários que se dedicam aos estudos e se esforçam, ainda durante a faculdade, em agregar mais valor a seus currículos.
Grande parte dos formandos pode se deparar com opções reduzidas de atuação, justamente por considerar a faculdade a única fonte de conhecimento.
[clickToTweet tweet=”Empreender ou ser trainee são possibilidades para quem batalha muito para aprender habilidades complementares!” quote=”Empreender ou ser trainee são possibilidades só para quem vai além e batalha muito para aprender habilidades complementares à sua carreira.” theme=”style3″]
Dito isso, vamos à lista de prós e contras de empreender ou ser trainee para que você possa fazer a sua escolha com mais embasamento sobre as duas áreas.
Prós e contras de empreender ou ser trainee
1. Aprendizado
Ao empreender, você vai construir um vasto aprendizado acerca da administração de uma empresa como um todo, enquanto que do trainee será exigido o foco em sua área de atuação.
Por isso, o pró de empreender é aprender muito, sendo um pouco de cada área dentro da empresa, e o contra é lidar com todas as responsabilidades, muitas vezes sozinho. Já o pró de ser trainee é ter um foco de aprendizado na carreira, que pode levar a uma especialização, enquanto o contra é justamente ter um escopo mais reduzido de atuação, uma vez que não dá para aprender sobre tudo o tempo todo estando focado em uma área específica.
2. Mentoria
Empreender ou ser trainee tem, nesse item, um benefício em comum: é fácil conseguir, em ambas as áreas, mentores para auxiliar o profissional na caminhada de sua carreira.
Contudo, ao empreender, o problema pode ser a falta de foco da mentoria, já que o empreendedor terá diversos pratos para equilibrar ao mesmo tempo, enquanto que para o trainee o contra é não ter muita abertura para escolher seus mentores, que geralmente serão chefes ou gestores diretos.
3. Realização
Antes de fazer a escolha entre empreender ou ser trainee é preciso colocar na mesa sua própria lista de prós e contras relacionada à sua realização profissional. Se trabalhar de bermuda é uma coisa que te faz feliz, ser trainee vai um pouco fora dessa curva. Já se focar na sua área de atuação sem se preocupar com outras responsabilidades vai te deixar realizado, empreender pode não ser uma boa ideia.
Seja como for, escolha estar realizado na carreira que pretende seguir. O mundo está ficando cada vez mais difícil em termos de mercado e você não precisa colocar mais uma pedra no caminho escolhendo algo que te deixará infeliz.
4. Conhecimento
Outra coisa que vale lembrar é que, independente da sua escolha por empreender ou ser trainee, um dos prós comuns a essas duas possibilidades é a geração constante de conhecimento.
Você vai entender, ao optar por uma dessas saídas, que o que você aprende na faculdade é só o começo do caminho. Por isso, precisa escolher cursos, workshops e especializações, de apenas um dia ou de imersão profunda nos assuntos, como os cursos do IEG, para complementar seu currículo.
Antes de bater o martelo, levante as habilidades que você ainda quer ter, e que são importantes para as duas escolhas, e faça novos projetos de nutrição do seu próprio conhecimento.
Inclusive, se você ainda tiver dúvidas sobre empreender ou ser trainee, buscar cursos relacionados a ambas as áreas pode te ajudar a tornar essa decisão mais fácil.