O conglomerado industrial alemão, Siemens Aktiengesellschaft – ou simplesmente Siemens AG, maior da Europa e um dos maiores do mundo, chegou ao Brasil em 1867, com a instalação da primeira linha telegráfica nacional. Em 2015, comemorou os 110 anos da sua fundação no país, celebrando a evolução contínua de diversas atividades que visam a contribuição da melhoria da qualidade de vida dos brasileiros.
Reconhecida como a maior empresa de tecnologia integrada do mercado no Brasil, a Siemens possui atividades em praticamente todo o território. A empresa emprega mais de 6 mil colaboradores em 12 fábricas, 7 centros de Pesquisa & Desenvolvimento, além de 13 escritórios regionais. Entre os múltiplos serviços e produtos desenvolvidos, estão: mobilidade, serviços de indústria, energia sustentável, produtos de consumo, sistemas de comunicação, softwares, serviços de saúde, automação e muito mais.
Inovação: RPA no CSC da Siemens
A Siemens implementou seu CSC em 2003, na cidade de Jundiaí, (SP), que hoje opera com 160 funcionários. No escopo do Centro de Serviços Compartilhados estão os processos das áreas de: Contas a Pagar, Contas a Receber, Lançamento de Notas Fiscais, RH e Contabilidade.
Em entrevista para a SSNews, Damian Grosso, Diretor de Serviços Compartilhados na Siemens Brasil, fala sobre a implementação de um processo de inovação que deu destaque para o Centro de Serviços da Siemens nos últimos anos: o RPA (Robotic Process Automation).
O RPA foi inicialmente implementado na Siemens Brasil a partir da combinação do CSC com a área de Logística, no processo de contratação de fretes. Para iniciar a implementação, a Blue Prism foi selecionada como ferramenta e contratada diretamente para auxiliar com o treinamento da equipe da Siemens no Brasil, uma vez que não haviam parceiros no país.
Confira a entrevista completa na Edição 59 da Shared Services News!