O mercado tem se tornado cada vez mais dinâmico e, por isso, exige que as empresas acompanhem esse movimento se quiserem sobreviver ou continuarem competitivas neste cenário.
Segundo CA Technologies, as empresas que iniciaram suas jornadas de transformação digital elevaram sua eficiência operacional em 52% e as receitas em 50%. Além disso, melhoraram a eficiência do cliente em 78% e aumentaram sua satisfação em 58%. No entanto, para que uma organização consiga atingir por completo este caminho é necessário contar com um conjunto de fatores:

Fala-se muito de que forma os Centros de Serviços Compartilhados podem atuar como protagonistas das transformações que estão ocorrendo agora dentro das organizações. Velocidade, inovação e disrupção são apontados como valores fundamentais para iniciá-la. Entretanto, além disso, é necessário incorporar em seu dia a dia os seis fatores destacados na imagem.

Pessoas certas

Os Millennials ou Geração Y são considerados os profissionais certos para as organizações em meio à transformação digital. Os nascidos entre o período da década de 80 até o começo dos anos 2000 cresceram em uma época de grandes avanços tecnológicos e econômicos como, por exemplo, o surgimento da internet. Por isso, são mais familiarizados com uso de tecnologias no dia a dia, além de possuírem facilidade de adaptação para cada lançamento tecnológico. Sendo assim, não é pura coincidência que mais da metade dos funcionários dos CSCs são desta geração.

Foco

Para garantir que a rotina não irá comprometer a transformação digital nas organizações, mais de 30% dos Centros de Serviços Compartilhados, atualmente, possuem uma área com equipe dedicada à inovação. Vale destacar que cerca de 48% dos Centros ainda não possuem essa área, mas têm interesse em criá-la.

Governança

O Robotic Process Automation, conhecido como RPA, é um dos principais temas discutidos atualmente pelos executivos de CSC. Considerando a importância desta tecnologia, aproximadamente 60% dos Centros possuem uma área responsável pela gestão das aplicações de RPA, de forma que não se perca o controle do que foi e está sendo executado.

Processos padronizados e diversificados

Com o objetivo de unificar os procedimentos da organização, a padronização de processos está entre os 5 principais benefícios que os Centros de Serviços Compartilhados oferecem para as empresas.

Tecnologia

Mais de 66% dos CSCs já utilizam ou estão em fase de implementação do RPA em seus processos. Do mesmo modo, outras tecnologias como Inteligência Artificial, Big Data Analytics e Cloud Computing, por exemplo, estão sendo aplicadas nos Centros.

Troca de experiências

A cultura do compartilhamento de informações já é bastante forte no modelo de Serviços Compartilhados, em virtude dos eventos voltados para esse público-alvo, grupos de discussão, associação entre outras atividades que contribuem, cada vez mais, com essa troca.
Dessa forma, pode-se observar que a transformação digital está mais ligada à cultura da empresa do que simplesmente à tecnologia. A abertura da organização para as mudanças causadas pelo dinamismo do mercado é extremamente importante para seu desenvolvimento. A premissa “Em time que está se ganhando não se mexe” precisa ser esquecida e, ao contrário desse pensamento, deve-se mudar frequentemente.
O CSC da sua empresa está pronto para essa revolução?
Autor: IEG
Ano: 2018[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

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Redação IEG

O IEG é uma empresa que elabora soluções de ensino, pesquisa e consultoria em gestão de forma integrada e complementar para você e para a sua organização.

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