O universo empresarial é composto por diversos fatores que influenciam diretamente no desempenho de uma organização. A atuação dos colaboradores é um fator crucial para a performance da empresa. Porém, o ideal é que os profissionais responsáveis pela realização de determinada tarefa possuam o conhecimento e as competências necessárias para realiza-la.
O Instituto de Engenharia de Gestão (IEG) realiza anualmente a pesquisa “Perfil de Profissionais de CSC”. Essa pesquisa compara os profissionais de Serviços Compartilhados de diversas empresas no que tange à formação acadêmica, competências necessárias, gaps existentes e nível salarial médio praticado.
De acordo com a última pesquisa realizada pelo IEG, entre as dez competências mais desejadas pelo mercado para os profissionais de CSC, metade destas pertencem à categoria de Competências Comportamentais. A competência mais desejada e, também, a mais existente no mercado é “Adaptabilidade/Flexibilidade”. Em contrapartida, entre as dez competências menos desejadas, duas são Ferramentais e as demais são Técnicas.
Classificando as categorias de competências de acordo com o Nível de Proficiência desejado, pode-se verificar que as Competências Comportamentais e Organizacionais apresentam alta relevância para os profissionais de CSC. Já as Técnicas e Ferramentais são menos requeridas.
Desta forma, pode-se observar que a maneira como o profissional se comporta é um fator de extrema importância no momento de seleção e avaliação realizadas pelos gestores. Isto significa que, para todas as empresas participantes do estudo, o comportamento do funcionário é mais significante do que até mesmo a sua habilidade de executar determinada tarefa. O pensamento de muitos gestores segue a linha de que a empresa poder oferecer treinamentos e capacitação para desenvolver habilidades técnicas e ferramentais no profissional, se necessário. Entretanto, desenvolver características como ética, liderança, habilidade de se relacionar com outras pessoas, entre outras, é algo mais complexo, fazendo com que as empresas já esperem que os profissionais possuam uma boa postura.
Fonte // IEG – Instituto de Engenharia de Gestão – Pesquisa de Perfil dos Profissionais de CSC 2015