Muito se fala sobre cultura organizacional no universo corporativo, mas você realmente sabe o que é e entende a sua importância para a empresa?

Podemos dizer que a cultura organizacional é o conjunto de hábitos, ações, práticas, valores e princípios existentes em uma corporação. Sendo muito importante, pois influencia diretamente as equipes, colaborando na motivação do time, por exemplo.

“Os indivíduos aguardam recompensas, satisfações e frustrações e, essas expectativas tendem a levar à motivação. Fatores de satisfação são os que demonstram os sentimentos mais positivos do profissional em relação ao trabalho” Chiavenato (2002)

Pois bem, já ficou claro que uma boa cultura organizacional pode aumentar a produtividade e a motivação da sua equipe, certo? Isso porque os valores não podem ficar só no papel, ao dizer que sua empresa se preocupa com o meio ambiente e está sempre de olho no bem estar dos funcionários, por exemplo, é necessário que sejam promovidas ações reais ligadas a sustentabilidade e é importante que sua equipe de RH esteja muito presente na vida de cada colaborador, pesquisando sobre a satisfação de cada um deles.

Agora, vamos ver como desenvolver uma cultura organizacional boa e saudável?

O primeiro passo será construir a missão, a visão e os valores da sua empresa, eles serão os grandes pilares da organização, aqueles fatores que influenciarão no negócio como um todo.

A missão será a razão pela qual a empresa existe, o motivo pelo qual ela foi criada.

A visão será as projeções da empresa para o futuro, aonde quer chegar e quais são os principais objetivos que deseja alcançar.

E os valores serão os princípios estabelecidos para guiar todos os membros daquela empresa.

Uma vez que o time está alinhado com a missão, a visão e os valores da organização, a construção de uma boa cultura ficará bem mais fácil!

Será importante reunir o seu time da maneira que for mais fácil para reuniões e rotinas da empresa, onde os valores agregados pela sua cultura possam ser trocados com o time.

Uma boa ideia é promover dinâmicas interessantes entre os colaboradores e os líderes para garantir que todos estejam alinhados.

Outro fator importante é o momento da contratação, busque contratar pessoas que demonstrem ser facilmente adaptáveis à cultura da empresa, assim ficará mais fácil manter a consistência da equipe.

Estimule hábitos saudáveis em seus colaboradores, prezando pela diversidade, por uma rotina de trabalho saudável e equilibrada. As reuniões de feedback também podem ser de grande ajuda para medir a satisfação do seu time e para ajustar aquilo que for necessário para uma boa manutenção da cultura organizacional.

Um exemplo real de empresa com uma cultura organizacional sólida é o Google! A cultura deles é totalmente voltada para o bem estar e o estímulo dos colaboradores. Os “Googlers”, nome dado aos funcionários da empresa, são estimulados com ambiente descontraído, premiações, entre outras coisas.

Por fim, o papel do líder e dos gestores de área são importantíssimos para a cultura organizacional. Eles são responsáveis pelos bons exemplos e aplicação das boas práticas no dia a dia de trabalho, estimulando o restante do time.

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Autor

Redação IEG

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