Os Centros de Serviços Compartilhados das empresas brasileiras possuem características similares entre si no que tange a escopo de atividades, práticas de gestão e perfil dos funcionários. De acordo com a pesquisa Perfil de Profissionais de CSC 2017 realizada pelo IEG, grande parte dos funcionários são jovens (75% possuem entre 21 e 40 anos), possuem ensino superior completo (apenas 20% não se formaram na faculdade) e têm pouco tempo de experiência (56% trabalham há menos de 6 anos na área atual).
Entretanto, estima-se que esse cenário será intensificado com a chegada da Geração Z (pessoas nascidas na década de 90), com alto nível de qualificação e dinamismo.
Com isso, as empresas precisam se adaptar ao novo perfil de profissionais que está chegando para que possam aproveitar ao máximo seus potenciais. Para engajar esses jovens, algumas organizações estão adotando estratégias, como promover a colaboração entre equipes com funcionários de diferentes gerações, incentivar as formas de trabalho remoto e intensificar o uso de redes sociais.
No entanto, a mudança de geração não é o único fator que está impactando a gestão de pessoas dos CSCs.
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Autor: Lara Pessanha
Consultora Associada do IEG