[clickToTweet tweet=”Você já parou pra pensar em como o resultado das eleições de 2018 pode mudar a sua vida?” quote=”Você já parou pra pensar em como o resultado das eleições de 2018 pode mudar a sua vida, especialmente no quesito profissional?” theme=”style3″]
Bom, os partidos políticos e seus candidatos já pensam nisso desde o último pleito – e é por esse motivo que você não pode negligenciar o fato de que muita coisa pode ser diferente, para o Brasil e para você, a partir de 1o de janeiro de 2019.
Acreditamos que ter um panorama dos possíveis cenários das eleições de 2018 é uma forma de te fazer refletir melhor sobre seus princípios eleitorais e sua vida profissional, para fazer escolhas certeiras, capazes de beneficiar a você e toda a sociedade.
Por isso, fica o convite para a reflexão do seu próximo voto – e não esqueça de que, mesmo que o resultado final não seja exatamente aquilo que você queira ou espera, ainda há como melhorar a sua situação. Afinal, muitas vezes é no meio da crise que surgem as melhores oportunidades.
Para entender melhor como as eleições de 2018 podem mudar seu futuro, vamos imaginar os seguintes cenários:
1) Um governo mais conservador
Há possíveis candidatos que flertam mais com a política de direita, que apresenta dois tipos de possibilidade: conservadorismo e/ou mais liberdade econômica.
Nesse tipo de governo, os investimentos básicos são reduzidos, como o de educação, mas as empresas privadas ganham um fôlego extra – com o Estado saindo um pouco de cena – para se desenvolverem com mais força.
Por isso, se você pensa em empreender, talvez essa seja uma boa vertente para o seu caminho empresarial.
2) Um governo autoritário
Nesse cenário, a educação continuará sofrendo com a falta de investimentos, e as empresas podem se prejudicar graças à preferencia do governo por desenvolver melhor as iniciativas estatais.
Empresas estrangeiras sofrem bastante com esse cenário político, uma vez que seu crescimento é impedido para que as organizações públicas conquistem mais espaço.
Se você tem o sonho de trabalhar em grandes empresas e multinacionais no cargo de trainee, por exemplo, deve levar em consideração que, frente a um governo autoritário, as vagas estarão bem escassas.
3) Um governo populista
A principal arma do governo populista é ser, bem, populista, apostando em políticas que são sucesso de público: investimentos em abundância na educação, geração incrível de emprego, aumento da renda média…
Só alegrias, certo?
Porém, como não se pode ter tudo, existe um problema com esse cenário: nele há o risco eminente de crises financeiras inesperadas, pois uma hora a bolha estoura. E, aí, tudo o que era o máximo chega ao fim de formas trágicas, com muito desemprego e instabilidade econômica por todos os lados.
Em quem votar, então?
Nas eleições de 2018 só existe uma regra, que é a mesma para todos os anos: votar com consciência e pensando em prol do bem comum.
Os bons profissionais vão conseguir desviar das crises encontrando empregos interessantes ou sendo criativos em sua geração de renda, então não é hora de pensar no próprio umbigo. Se o país vai pra frente junto, todos terão mais possibilidade de colher os frutos do crescimento, e não apenas um grupo ou outro.
O importante é não votar sem conhecer todas as possibilidades. Por isso, comece desde já a estudar as opções para as eleições de 2018 e esteja aberto ao diálogo que pode acrescentar informações importantes na sua decisão.
Quer continuar explorando os possíveis cenários do seu futuro como profissional? Leia outros textos do nosso blog.