Como nós sabemos, a maior parte do tempo que passamos acordados é no ambiente de trabalho, o que o faz ser uma chave fundamental para a decisão de um profissional fazer ou não parte de uma empresa. 

Locais que não dão suporte para um dia a dia de qualidade geram improdutividade, conflitos constantes e abandono de funções. 

Para saber como anda qualquer organização, é essencial fazer periodicamente pesquisas de clima organizacional. 

O que é clima organizacional?

Podemos entender o conceito de clima organizacional como a forma como um funcionário percebe a empresa para a qual trabalha.

Desse modo, ele funciona também como um apanhado de conceitos e sentimentos que são difundidos pelos funcionários de uma determinada organização e que pode interferir na sua satisfação e motivação pelo que faz, positiva ou negativamente.

Nesse cenário, cada empresa tem um clima organizacional diferente, ou seja, cada uma tem características emocionais distintas. Isto porque consistem em diferentes ambientes, perspectivas, pessoas, aspirações e, principalmente, expectativas.

Um clima organizacional não é fácil de se medir por ser algo intangível e, por isso, muitas vezes apenas podemos percebê-lo quando alcançou índices que causam bastante preocupação. 

Esse clima desfavorável pode ser de uma organização inteira, ou apenas de uma das unidades da empresa, ou do ambiente de um setor.

Como medir o clima organizacional?

Vale notar que os índices de clima organizacional não são eternos: hoje, podem estar aceitáveis; amanhã, difíceis de lidar. 

Para descobrir como anda a percepção dos colaboradores no ambiente e dos outros indivíduos da instituição, o gestor, normalmente orientado pelo setor de Gente e Gestão, deve fazer constantes pesquisas de satisfação, sendo esta a estratégia mais comum. 

Os funcionários respondem a um questionário com perguntas relevantes sobre o ambiente de trabalho, fornecendo informações valiosas para os gestores traçarem um plano de ação.

Trata-se de uma medida importante, porém não funciona sozinha. Há outros indicadores essenciais para realizar esse trabalho com precisão. Confira os principais a seguir:

1. Taxa de Turnover

Para saber como medir o clima organizacional, é preciso ficar atento ao turnover.

Essa métrica indica quantos funcionários foram contratados e desligados em um determinado período. Quando a taxa ultrapassa os 5%, é ligado o sinal de alerta no clima organizacional.

Uma grande quantidade de demissões espontâneas pode significar problemas graves na gestão de pessoas. Os motivos são os mais diversos: mau relacionamento com o chefe, falta de desafios profissionais e salário abaixo da média estão entre os mais frequentes.

Ao identificar uma alta na rotatividade, os líderes precisam observar de perto a rotina da equipe e perceber a causa do problema o quanto antes. Também é necessário rever os métodos utilizados no recrutamento e seleção, a fim de torná-los mais precisos e efetivos.

Uma estratégia eficiente é fazer entrevistas de desligamento bem estruturadas. Desta forma, fica mais fácil descobrir os motivos que levaram um colaborador a deixar a empresa, desde insatisfações pessoais até propostas mais atrativas. Com isso,  possível mapear os problemas e aprimorar a gestão de talentos.

2. Absenteísmo

O absenteísmo é o indicador que mostra o percentual e os motivos de ausências e atrasos na equipe.

Assim como o turnover, o aumento dessa taxa é motivo de preocupação para a empresa em relação ao clima organizacional.

Os dados colhidos são fundamentais para os líderes analisarem aspectos do dia a dia que podem contribuir para o aumento das faltas.

As razões mais comuns para o absenteísmo são os problemas médicos, que podem estar ligados a fatores como alta carga de estresse, sobrecarga de tarefas,  ambiente insalubre, entre outros.

Atritos entre colaboradores e problemas pessoais também são motivos frequentes para o absenteísmo. Neste tipo de situação, é natural que o funcionário procure se afastar do ambiente de trabalho, mesmo que faça isso de forma inconsciente. 

Observe a situação com sensibilidade e, se for o caso, ofereça ajuda.

3. Produtividade

Saber como medir o clima organizacional envolve o monitoramento constante dos indicadores de produtividade. Se os resultados da equipe estão caindo, a queda na qualidade do ambiente de trabalho pode ser a razão.

O motivo é simples: colaboradores satisfeitos e engajados produzem muito mais que funcionários desmotivados.

Portanto, melhorar o clima é a primeira atitude a ser tomada quando os números da empresa não vão bem. O retorno costuma ser praticamente imediato.

 4. Qualidade de comunicação

Medir os resultados da estratégia de comunicação interna é primordial para verificar como está o clima organizacional.

Ter um diálogo aberto com os gestores é um dos fatores que mais influenciam na percepção dos colaboradores sobre o ambiente de trabalho.

Todo profissional tem a necessidade de se sentir valorizado. Para isso, ele precisa estar a par das informações mais importantes sobre o negócio, além de saber que suas opiniões são levadas em conta pela organização.

Ter canais de comunicação bem estruturados é um passo fundamental para atingir esse objetivo.

Usar a linguagem adequada também é essencial neste processo. As metas e novidades devem ser comunicadas de forma clara e simples, para que sejam entendidas por funcionários de todos os departamentos e níveis hierárquicos.

Em um ambiente transparente, o nível do clima organizacional com certeza será elevado.

5. Índices de reclamações trabalhistas

Uma das principais dicas sobre como medir o clima organizacional é verificar periodicamente os índices de reclamações trabalhistas.

Por evidenciar insatisfações graves de funcionários e ex-funcionários, essa métrica é uma das mais importantes para definir a qualidade do ambiente de trabalho.

Identificar uma alta taxa de processos trabalhistas também revela falhas na gestão em relação ao cumprimento da lei e à oferta de condições adequadas de trabalho. Se isso acontecer, é preciso rever as políticas de administração da empresa com urgência.

O ideal é que a aplicação de pesquisas de clima organizacional seja regular, feita pelo menos uma vez por ano. Se você realizar esse processo, você tem a possibilidade de fazer vários diagnósticos ao longo do tempo e, a partir daí, continuar a promover melhorias.

A cada avaliação realizada, medidas de aperfeiçoamento são tomadas, de forma que o negócio tenha um desempenho cada vez melhor, tendo oportunidades de crescimento tanto para trabalhadores, quanto para a corporação em si.

Com essas intervenções, os profissionais estarão satisfeitos com o empreendimento, gerando motivação, engajamento e disposição para as tarefas diárias.

Post escrito por Juliana Brasil, Analista de Operações do IEG.

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Autor

Redação IEG

O IEG é uma empresa que elabora soluções de ensino, pesquisa e consultoria em gestão de forma integrada e complementar para você e para a sua organização.

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