Área Financeira é uma das primeiras incorporadas normalmente aos Centros de Serviços Compartilhados brasileiros.
O IEG consolida informações de mais de 200 empresas que possuem um Centro de Serviços Compartilhados no Brasil por meio de diversas pesquisas realizadas com o objetivo de traçar um panorama deste mercado.
Grande parte dessas estatísticas são disponibilizadas na MIA – Market Intelligence Application Shared Services -, plataforma de dados sobre CSC do IEG.
O IEG, ao analisar o escopo de processos que fazem parte dos CSCs, observa-se que a área financeira é uma das primeiras incorporadas nos CSCs, a serem incorporadas aos serviços prestados pelos Centros, com destaque para o processo de Contas a Pagar, encontrado em cerca de 90% deles.
Com a padronização e controle característicos do modelo de Serviços Compartilhados, a empresa tem diversos ganhos, como por exemplo a redução de multas e juros, visto que a área financeira é uma das primeiras incorporadas nos CSCs.
Além do Contas a Pagar, outros processos se mostram presentes em grande parte dos CSCs, tais como: Lançamento de NFs, Contas a Receber, Contabilidade e Fiscal.
No entanto, vale comentar que alguns CSCs ultrapassam o escopo de serviços padrão e passam a oferecer soluções com viés mais estratégico, mas sem perder a sinergia que é um de seus principais pilares, como Engenharia, Comunicação e Marketing, Gestão de Riscos e Robotização de processos.
Quer ter acesso a essas e muitas outras informações e análises do Mercado de CSC? Conheça a MIA clicando Aqui!
O IEG é uma empresa que elabora soluções de ensino, pesquisa e consultoria em gestão de forma integrada e complementar para você e para a sua organização.