Aprender a aprender: o quer dizer essa expressão?
O aprendizado pode diminuir diversas barreiras profissionais e pessoais, e é justamente por isso que perseguir o saber deve estar sempre dentro da sua rotina.
Contudo, com as informações cada vez mais dinâmicas – e o tempo de estudos, mais escasso – é preciso desenvolver uma das habilidades mais importantes do século XXI: a de aprender a aprender.
A expressão pode soar estranha, mas faz toda a diferença, principalmente na vida adulta.
Desde muito novos somos aprendizes naturais: entendemos como é respirar, comer e andar, por exemplo, sem depender de fatores externos. Enquanto crescemos, desenvolvemos outras habilidades cognitivas e, já com ajuda, aprendemos a ler, escrever e raciocinar de maneira científica, dentre outras coisas.
Só que, conforme o tempo passa, acabamos nos esquecendo de aprender de maneira perene, como no conhecimento que precisa ficar com a gente por boa parte da vida. Aprender a aprender, então, nos ajuda a retomar a habilidade que tínhamos antes de cair na zona de conforto que era decorar e repetir.
Aprender a aprender: os sete passos do aprendizado
Para relembrar como aprender de maneira efetiva, é necessário levar em conta os passos básicos do aprendizado:
- Escolha: desenvolvemos a noção de prioridade em saber o que significa mais para nós;
- Comprometimento: tomamos responsabilidade sobre aquilo que queremos aprender, a partir dos resultados que esse conhecimento nos trará;
- Tentativa e erro: o processo de aprendizado (e, inclusive, de aprender a aprender) nem sempre dará certo na primeira tentativa. Os erros nos ajudam a lapidar melhor as possibilidades de acerto;
- Criação: desenhamos, construímos e testamos ativamente as teorias do nosso aprendizado;
- Cópia: a repetição de padrões ou performances é natural, pois nos espelhamos naquilo que já deu certo para aplicar nossos conhecimentos;
- Diálogo: conversamos com outras pessoas sobre as nossas experiências, pedimos ajuda e conselhos, damos opiniões e estabelecemos maneiras de seguir em frente;
- Colaboração: o processo de aprendizado não é individual, pois as construções da maioria dos saberes são de uso coletivo. Por isso, contar com uma rede de colaboração é imprescindível.
Ao reaplicar esses conceitos na sua vida profissional, estabelecendo metas para cada etapa do processo e buscando mentoria para o feedback de suas ações, você estará perto de desenvolver a habilidade de aprender a aprender.
Mas o que significa, afinal, aprender a aprender?
Aprender a aprender nada mais é do que assumir uma postura ativa e comprometida com seus processos de desenvolvimento do saber.
Ao escolher uma profissão, por exemplo, você se depara com muitas novas teorias e técnicas que irão lapidar suas habilidades. Ao relembrar os passos básicos do aprendizado e colocá-los em prática de maneira ativa, e não passiva, você terá resultados muito melhores do que se esperar, sentado, que alguém te ensine todos os detalhes de alguma coisa.
Para aprender a aprender da forma certa não existem desculpas possíveis: estamos na era da informação e temos, à nossa disposição, muitos materiais que auxiliam o nosso aprofundamento em temas dos quais queremos nos tornar ainda mais especialistas – incluindo cursos e livros.
- Deseja continuar se aprofundando e aprender novas habilidades? Conheça nosso artigo sobre as “10 Habilidade Essenciais para o Profissional do Futuro”.
No fim das contas, aprender a aprender é uma atitude que, se levada a sério, só vai te trazer frutos positivos e perenes.
E então, conta para a gente se você já pensou em aprender a aprender!
Há mais de 10 anos, o IEG é referência em cursos voltados para o aprendizado de habilidades reconhecidas no Mercado de Trabalho, como Comunicação, Criatividade, Negociação, entre muitas outras. Assim formando profissionais cada vez mais capazes de aplicá-las às mais variadas áreas do ambiente corporativo.
Conheça mais sobre nossos cursos de Comunicação através do seguinte link https://ieg.com.br/para-voce/