Seja para implantar um novo CSC ou para garantir a evolução de um CSC maduro, as soluções tecnológicas vêm apresentando cada vez mais oportunidades para a melhoria dos processos, tornando-os mais ágeis e eficientes, reduzindo custos e gerando ganhos de produtividade para as organizações.
Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Engenharia de Gestão (IEG) com profissionais de Centros de Serviços Compartilhados de diferentes setores da economia reforça este cenário, uma vez que 78% disseram perceber um crescente aumento nos investimentos em inovações tecnológicas em seus CSCs nos últimos 3 anos.
Entretanto, destaca-se que 22% dos respondentes apontaram perceber maiores investimentos em tecnologia quando o CSC está hierarquicamente ligado ao diretor de TI da empresa, pois acreditam que o diretor desta área está mais atualizado com as novidades do mercado e consegue justificar melhor o investimento a ser realizado. Já para os 78% que não observam alteração nos investimentos nesse contexto, afirmam que os investimentos estão atrelados à estratégia da empresa e às lideranças influentes e inovadoras.
Em relação às ferramentas utilizadas no CSC, 61% citaram a utilização do Robotic Process Automation (RPA, ou Automatização Robótica de Processos), que vem ganhando notoriedade em todo o mundo como uma alternativa ágil e flexível na automatização de processos, apesar de ainda não estar implantada em grande parte das empresas brasileiras (Confira mais sobre RPA aqui).
Além do RPA, os respondentes também apontaram o Portal de Autoatendimento como ferramenta principal para os Centros de Serviços. Considerado um dos principais canais formais de comunicação entre o CSC, clientes e fornecedores, o autoatendimento permite que os usuários realizem determinados processos de forma autônoma, proporcionando maior agilidade na resolução dos atendimentos e maior produtividade para os CSCs (clique aqui para saber mais sobre Centrais de Atendimento).
Dessa forma, ressalta-se a extrema importância do investimento em novas ferramentas e soluções para que o CSC esteja em constante evolução no que tange à excelência operacional e aumento da competitividade da empresa.
Fonte // Pesquisa de Opinião sobre tecnologia no CSC 2016 – Shared Services Connection