Atividades de TI como atendimento ao usuário, operação de sistemas e ambiente tecnológico estão entre os menos incorporados
Os CSCs continuam tendo os processos da área financeira como suas principais atividades, é o que concluiu pesquisa realizada, em 2013, pelo Instituto de Engenharia de Gestão (IEG). Tais processos são muitas vezes os primeiros a serem incorporados ao Centro das empresas. Contas a Pagar e Contas a Receber, por exemplo, estão presentes em todos os CSC’s participantes da pesquisa, enquanto Encerramento Contábil; Contabilidade Tradicional; e Recebimento Fiscal fazem parte do escopo de 85% das empresas.
Por outro lado, ainda são poucos os CSCs que incorporaram os processos de TI. Apenas 35% dos centros prestam serviços nessa área. Isso pode ser explicado pelo fato de que, em muitas organizações, a TI já se encontra centralizada e é responsável não só pelas atividades transacionais, como também as estratégicas para o negócio.
Os processos de Recursos Humanos se encontram divididos: enquanto processos como Folha de Pagamento, Remuneração e Benefícios estão presentes em 85% dos CSCs, outros como Recrutamento e Seleção e Desenvolvimento de Pessoas estão entre as atividades menos presentes no escopo dos CSCs, representando menos de 40% das empresas. Muitas optam por manter esses processos descentralizados por possuírem unidades espalhadas em diferentes Estados. Aquelas que escolhem centralizar, costumam utilizar postos avançados nas unidades para não perder a proximidade e manter o padrão do processo.
Fonte: Pesquisa CSC 2013 – Instituto de Engenharia de Gestão (IEG)