O desafio do turnover de profissionais em Centros de Serviços Compartilhados (CSCs) é significativo para as organizações e deve contar com um olhar atento por parte de gestores e líderes.
Segundo a Pesquisa Perfil de Profissionais de CSCs, realizada anualmente pelo IEG, cerca de 79% dos CSCs experimentaram a perda de talentos para o mercado devido a propostas de trabalho mais atrativas em termos de remuneração. Na estatística, esse é o fator que mais se destaca, mas não é único.
Entre os demais motivos que levaram profissionais a saírem dos respectivos CSCs nos últimos 12 meses estão propostas de trabalhos em nível hierárquico superior com 55%, além disso, a falta de expectativa de crescimento, falta de flexibilidade geográfica, problemas com liderança e questões familiares/vida pessoal aparecem como motivo para saída em 41% dos CSCs analisados.
O alto índice de turnover gera diversos impactos negativos para os CSCs. A substituição de funcionários implica em gastos significativos com recrutamento, seleção e treinamento de novos profissionais. Além disso, a saída de funcionários experientes pode interromper a continuidade dos serviços, afetando a eficiência e a qualidade do trabalho.
A rotatividade constante também pode afetar as equipes restantes, resultando em queda de produtividade e aumento da preocupação no ambiente de trabalho.
Para redução do turnover, os gestores de CSCs podem adotar várias estratégias como o ajuste salarial e benefícios competitivos de acordo com o mercado, além do desenvolvimento de programas de carreira e planos de desenvolvimento profissional. É importante também a implementação de políticas de trabalho flexíveis e o investimento no desenvolvimento de habilidades de liderança, melhorando a relação entre líderes e suas equipes.
Somente ao enfrentar os desafios de frente e investir no desenvolvimento estratégico dos funcionários, as organizações podem esperar mitigar o turnover, construindo equipes estáveis e produtivas em seus CSCs.
O IEG é uma empresa que elabora soluções de ensino, pesquisa e consultoria em gestão de forma integrada e complementar para as organizações, dissemina conhecimento por meio de treinamentos customizados desenvolvidos para capacitar profissionais de diversas empresas no que tange a competências comportamentais, técnicas e ferramentais.