O nome Jogo da Cerveja, ou “Beer Game” é familiar para você?

O Beer Game foi criado nos anos 60 por professores do Instituto de Tecnologia de Massachussets (M.I.T.). O jogo tem como objetivo simular uma cadeia de suprimentos com demanda flutuante. O grande diferencial da experiência é a fácil introdução dos conceitos de Supply Chain aos estudantes que estiverem participando do jogo. A dinâmica rápida de pedidos e as surpresas na hora dos resultados podem, muitas vezes, ensinar sobre os reais efeitos da falta de comunicação e as consequências de um bom ou mal dimensionamento dos fluxos dentro da cadeia de suprimentos.

Como o jogo é jogado?

O objetivo do Beer Game é conseguir que a cadeia atenda a demanda dos clientes, de forma que ao final do período do jogo, o lucro tenha sido maximizado através do controle dos estoques e dos pedidos, buscando que o custo seja mínimo e toda a demanda seja atingida.

A disposição do Beer Game ocorre da seguinte forma, os jogadores são enfileirados em cadeias que competirão entre si, dentro de cada cadeia existem quatro postos: Fábrica, Varejo, Revendedor e Distribuidor. O papel dos jogadores responsáveis pelos seus postos é atender o pedido do posto seguinte e realizar pedidos para o posto anterior, de modo que haja um fluxo de Pallets (Unidade utilizada no jogo para representar as fichas).

Além dos caminhões que transitam entre os postos, os postos contam com estoques para armazenar as unidades de pallets que sobrarem a cada rodada de pedidos, sempre com o objetivo de minimizar o estoque, mas sem deixar de atender as demandas seguintes.

A grande dificuldade do jogo ocorre em função de um fator chamado Lead Time, que é o tempo entre o momento do pedido do cliente até a chegada do produto no mesmo. Esse fator se torna ainda mais complicado quando não há comunicação entre os participantes de postos diferentes. Cada posto possui um Lead Time diferente do seguinte e para estimar seus pedidos de modo que a demanda seja sempre suprida, é necessário levar todos esses detalhes em consideração.

Ao final do Beer Game, os jogadores podem ver os resultados de suas cadeias, descobrindo assim qual delas foi a mais eficiente ao longo da partida. Além de descobrirem a cadeia vencedora, podem ser observados os desempenhos de cada um dos postos separadamente, dessa forma, é possível observar na prática fenômenos como, por exemplo, o Efeito Chicote.

Conceitos introduzidos pelo Beer Game:

  •         Supply Chain Management
  •         Gestão de Estoques
  •         Efeito Chicote
  •         Planejamento integrado e colaborativo
  •         Planejamento de Demanda

Ficou interessado em entender mais sobre os conceitos de Logística e Supply Chain? O Beer Game está presente em nosso curso “Analistas em Logística e Supply Chain” e também no MBA,Jr. do IEG. Clique nos links abaixo e saiba mais sobre os nossos cursos presenciais que através de dinâmicas como o “Beer Game” e cases empresariais, são ensinados conceitos importantes do mundo executivo.

Para você

Avatar photo
Autor

Redação IEG

O IEG é uma empresa que elabora soluções de ensino, pesquisa e consultoria em gestão de forma integrada e complementar para você e para a sua organização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *