Você sabia que o IEG consolida informações de mais de 200 empresas que possuem um Centro de Serviços Compartilhados no Brasil? Por meio de diversas pesquisas realizadas, o objetivo é poder traçar panoramas, disseminando conteúdo e informação para todo o mercado brasileiro de CSC.

Anualmente, os Centros de Serviços Compartilhados estão reavaliando suas metas e estratégias, levando em consideração o contexto interno e também externo nas empresas.

Para o ano de 2023, os dados apontam que os desafios não mudaram de forma significativa em relação a 2022, porém algumas mudanças ocorreram, conforme poderá ser observado a seguir.

O principal desafio observado em 2022, que era a “digitalização dos processos”, perdeu o seu lugar para a necessidade de “aprimoramento da experiência do cliente”, pauta frequente nos Centros de Serviço hoje em dia. Em sequência, observa-se também que o critério “redução de custos” é apontado como 2º que trará mais desafios para os CSCs em 2023, com 60% dos votos.

Considerando as pretensões e perspectivas para o ano atual, o “investimento em tecnologia”, a “inovação” e os “treinamentos” seguem sendo os critérios com mais pretensão de crescimento em 2023 quando comparados ao ano de 2022. Cabe ressaltar que, esses três critérios, estão também fortemente alinhados à digitalização observada nos Centros de Serviços Compartilhados brasileiros.

Outro fator notado através das pesquisas é que mais de 20% dos CSCs pretendem reduzir seu orçamento e seu quadro de funcionários em 2023, ação que torna o cenário ainda mais desafiador para essas empresas no sentido de, literalmente, “fazer mais com menos”.

Fonte: MIA – Market Intelligence Application Shared Services | IEG, 2022

Portanto, olhando para o cenário dos CSCs, a semelhança entre as pretensões para 2022 e para 2023 para o mercado brasileiro de CSC evidencia o pensamento contínuo e equiparado dos Centros. É raro ocorrer uma mudança abrupta de perspectivas, considerando, além disso, o cenário brasileiro como um todo.

Nota-se que, entretanto, os Centros estão sempre inovando suas formas de atuar frente a novos desafios, equilibrando seus gastos conforme a necessidade e proporcionando sustentabilidade e competitividade entre as organizações num cenário mundial de grandes incertezas.

Confira mais sobre as tendências com dados disponibilizados na MIA, a primeira e única Plataforma de dados sobre CSC do país! Conheça mais!

Avatar photo
Autor

Redação IEG

O IEG é uma empresa que elabora soluções de ensino, pesquisa e consultoria em gestão de forma integrada e complementar para você e para a sua organização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *