O IEG conversou com Jorge Della Via Jr., Diretor de Tecnologia e do CSC (SCM – Serviços Compartilhados da Mabu), para entender melhor sobre o processo de implementação do CSC.

Com um trajetória de mais de 50 anos de atuação, o Grupo tem desempenhado um papel importante no crescimento econômico e turístico do Paraná. Para manter esse protagonismo no cenário turístico, o presidente do Conselho de Administração do Mabu apresentou a ideia da implementação de um CSC, visando aprimorar a eficiência e a performance do Grupo, pois estavam com processos descentralizados, enfrentando desafios por conta desta segregação operacional.

A ideia de centralização surgiu como uma iniciativa bastante estratégica para melhorar os processos criando politicas e implementando melhorias, otimizando o fluxo diário de trabalho. Para garantir que o CSC nascesse com tecnologia, como um pilar estratégico no CSC, Jorge Della Via Jr foi convidado a assumir a liderança do projeto, promovendo a integração entre inovação e gestão desde o início da implantação. 

Para entender melhor o cenário atual da empresa com a implementação do CSC e seus benefícios, confira a conversa do IEG com o Jorge, a seguir:

  1. Quais eram as principais dores que levou a decisão estratégica de formar um CSC?

R: Os processos estavam descentralizados e havia uma grande segregação entre áreas, o que gerava uma falta de padronização, comprometendo a eficiência e dificultando a obtenção de informações consolidadas para a tomada de decisão. Estas foram as principais causas que levaram à implantação do CSC. Ganhar escalabilidade unificando a área de Back Office também era um desejo.

  1. Como o IEG apoiou no direcionamento das ‘dores’ (neste processo de implementação e evolução do modelo CSC)?

R: A empresa procurou o IEG em razão de sua expertise e por ser líder de mercado no segmento. Foi fundamental contar com o suporte de uma consultoria ao longo de toda a jornada, especialmente diante do principal desafio que, por ser uma organização tradicional e com uma estrutura sólida e estabelecida, seria necessário provocar mudanças significativas entre os colaboradores, o que exigiria tirá-los de sua zona de conforto, despertando uma grande transformação cultural, tornando ainda mais relevante o papel do IEG, tanto na preparação quanto na sustentação dessas mudanças. 

O projeto estava previsto para ser implantado ao longo de 7 meses, com o apoio da IEG, onde tivemos seis deles dedicados à condução e à construção da nova estrutura. Em abril de 2025, completamos dois anos desde sua implementação, consolidando os avanços obtidos ao longo desse processo de transformação.

  1. Você poderia nos trazer exemplos de resultado concreto, de ganhos percebidos (big numbers? 

R: Em 2024, otimizamos mais de 800 horas de trabalho, além de proporcionar uma economia de mais de 5 milhões de reais, comparado ao nosso primeiro ano de implantação. Um dos principais ganhos com a implantação do CSC, sem dúvida alguma, é a redução do custo operacional. Reduzimos em 51% o custo operacional, por colaborador do CSC, com a aplicação de tecnologia, otimização de processos e redução de pessoas. Saímos de um ticket médio de R$105,27 para R$53,90. 

No que se refere ao Tempo Médio de Atendimento (TMA), iniciamos o projeto com uma média de 5 dias. Ao longo de 2024, conduzimos iniciativas com foco em agilidade e melhoria contínua, alcançando uma média de 4 dias ao final do ano. Em 2025, atingimos nossa meta de 3 dias, até aqui, e seguimos trabalhando com o objetivo de reduzir ainda mais esse e outros indicadores!  

  1. Falando de jornada de CSC, o quanto você acredita ser um diferencial ter um suporte para auxiliar neste processo de solidificar e amadurecer e construir uma visão de futuro para a organização? 

R: Ter um suporte especializado traz assertividade ao processo e ao tempo de implantação, tornando-se um diferencial, pois posiciona o CSC frente às boas práticas de mercado sem perder a autenticidade do negócio, construindo uma estrutura sólida e com visão clara dos próximos passos a serem perseguidos. 

“Sem dúvida a sinergia entre o grupo de consultores liderado pelo Cláudio Campos e a nossa equipe Mabu foi um ponto muito positivo. Por se tratar de um projeto tão complexo, essa união fez com que a condução fosse de forma clara, passo a passo, focando nos resultados. Fazer a implantação de um CSC nunca é um processo fácil, pois o grande desafio é a mudança cultural, que sempre impacta no dia a dia das pessoas.”, Reforça Jorge. 

O IEG possui uma equipe altamente capacitada para desempenhar projetos que irão aprimorar a gestão da sua empresa. Nossa equipe de consultoria têm como objetivo encontrar as melhores soluções para a sua operação. Quer saber como o IEG pode apoiar a sua empresa em seus desafios de gestão? Saiba mais aqui!

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Autor

Redação IEG

O IEG é uma empresa que elabora soluções de ensino, pesquisa e consultoria em gestão de forma integrada e complementar para você e para a sua organização.

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