O papel da universidade na formação de profissionais para CSC | The role of the university in the qualification of professionals for SSC
SSNews | Edição 50
Março - Abril | March - April
Strategic
Sourcing
Eficiência no modelo de
Gestão da Demanda interna
Gestão
Efficiency in internal demand
management model
Management
Criando uma Operação de
Serviços Compartilhados com
Foco no Cliente
reating a customer-focused
Shared Services operation
C
Clientes Internos
Internal Customers
Como a Pesquisa de Satisfação pode
contribuir na construção da Imagem do CSC
How the Satisfaction Survey can contribute
to construction of SSC’s image
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SHARED Services News
Edição 50// Ano 2016
Sumário
Summary
8
Pesquisas de Satisfação: Como
entender melhor a visão dos
clientes internos?
Satisfaction Surveys: How to better
understand the vision of internal
customers?
O artigo produzido pela equipe da
SSNews aborda a importância da adoção
da Pesquisa de Satisfação nos CSCs que
desejam mapear o nível de satisfação
de seus clientes, possibilitando assim o
planejamento mais efetivo de ações de
melhoria.
The article, produced by SSNews’
team, addresses the importance of
Satisfaction Survey in SSCs that wish
to map customers’ satisfaction level,
thus enabling more effective planning of
improvement actions.
4
36
24
Engajando meu Cliente Interno
através do Strategic Sourcing
A universidade e a formação de
profissionais para CSC
Engaging My Internal Costumer
through Strategic Sourcing
University and the training of
professionals to work in SSC
Atualmente, a área de Suprimentos
enfrenta grandes desafios para se
consolidar como área estratégica nos
Serviços Compartilhados. Neste artigo
você confere como o Strategic Sourcing
pode reverter essa imagem e retomar
a proximidade com as Unidades de
Negócio, dando maior visibilidade e
promovendo maior engajamento no
processo de compras.
O artigo aponta a importância da
adequação das universidades
brasileiras na formação de
profissionais para o mercado de
Serviços Compartilhados através da
criação da cultura de prestação de
serviços.
Currently, the Supply area faces major
challenges to consolidate itself as a
strategic area in Shared Services. In this
article, you can see how the Strategic
Sourcing can reverse this picture and
resume the proximity to the Business
Units, providing greater visibility and
promoting increased engagement in the
purchasing process.
The article points out the importance
of adequate the Brazilian universities
for training professionals for Shared
Services market by creating a culture of
providing services.
Edition 50 // Year 2016
56 70
64
46
76
Entrevista / Interview:
Coca-Cola Femsa
João Brodt, Head do CSC Cola-Cola
FEMSA, nos conta, com exclusividade,
sobre a estrutura do CSC no Brasil e quais
são as principais ações de relacionamento
adotadas com os seus clientes
João Brodt, Head of SSC Cola-Cola
FEMSA, tells us, exclusively, about
SSC’s structure in Brazil and what are
the main relationship actions taken with
its clients.
Criando uma Operação de
Serviços Compartilhados com
Foco no Cliente
Creating a Customer-Focused
Shared Services Operation
Confira o caso de uma empresa
que adotou a Gestão de Serviços
de Tecnologia da Informação na
criação de uma operação de Serviços
Compartilhados com foco no cliente a
partir do zero.
Check the case of a company that
adopts the Information Technology
Service Management to create an
operation of Shared Services with
focus on customer from scratch.
Maturidade não se compra, se
conquista
Maturity can not be bought, it is
conquered
As vantagens na adoção de um CSC
e sua capacidade de agregar valor
à empresa através dos serviços
prestados
The advantages in adopting a SSC and
its ability to add value to the company
through the services provided
www.institutodegestao.com.br
Feds concede mais 383,8
milhões de dólares aos Serviços
Compartilhados para completar
a consolidação de TI
Feds give Shared Services extra
$383.8-million to complete IT
consolidation
Tyco abre nova sede global e
centro de serviços de negócios
na Irlanda
Tyco opens new global
headquarters and business
service center in Ireland
consolidation
5
Editorial
Em sua 50ª edição, a Shared Services
News tem como pauta principal as principais
ações adotadas pelos Centros de Serviços
Compartilhados para consolidação de sua
imagem frente aos seus clientes internos.
O artigo “Pesquisas de Satisfação: Como
entender melhor a visão dos clientes internos?”
aborda a importância da adoção da ferramenta
para um planejamento mais efetivo de ações
de melhoria. Destaque também para o artigo
“Engajando meu Cliente Interno através do
Strategic Sourcing” que apresenta o uso da
metodologia como estratégia para aproximar
a Área de Suprimentos do CSC com as
Unidades de Negócio, dando maior visibilidade e
promovendo maior engajamento no processo de
compras.
Além da entrevista com João Brodt, Head do
CSC Cola-Cola FEMSA, você ainda confere
notícias, artigos e muito mais!
Boa leitura!
Equipe SSNews
In its 50ª edition, Shared Services News has as
its main agenda the main actions taken by Shared
Services Centers to consolidation their image to
internal customers.
The article “Satisfaction Surveys: How to better
understand the vision of internal customers?”
addresses the importance of adopting the tool
for more effective planning improvement actions.
Another highlight is the article “Engaging My
Internal Costumer through Strategic Sourcing”
which features the use of the methodology as
a strategy to approach SSC’s Supply Area with
the Business Units, providing more visibility and
promoting greater involvement in the purchasing
process.
In addition to the interview with João Brodt, Head
of SSC Cola-Cola FEMSA, you still check news,
articles and much more!
Have a good read!
SSNews Team
PESQUISA DE SATISFAÇÃO
Através de uma metodologia própria,
diferenciada e customizada a Pesquisa
de Satisfação, realizada pelo IEG, tem
como principal objetivo medir o nível de
satisfação dos clientes internos e/ou
externos da empresa em relação aos
serviços prestados.
O estudo possui duração média de 10
semanas nas quais são realizadas as
etapas de entrevistas com gestores dos
serviços, elaboração de questionários,
envio de formulários, validação e
análise de dados.
Exemplo de Análise entre Nível de Satisfação
vs. Indicadores
Nível de Satisfação
100%
80%
60%
40%
20%
0%
0%
20%
40%
60%
80%
% de atingimento de metas
100%
Além dos resultados, a equipe mostra os
principais pontos a serem melhorados e
desenvolvidos pela organização, elaborando um diagnóstico com as principais
variáveis que afetam os serviços. É
possível ainda cruzar o nível de satisfação com a expectativa dos gestores e o
nível de serviço medido no que tange à
indicadores de desempenho. Dessa
forma torna-se possível identificar os
gaps existentes, tanto em relação à
gestão, quanto à entrega efetiva.
1
Linha de Serviço
2
Geral
Contas a Pagar
CND
Ativo Fixo
Contas a Receber
Contabilidade Geral
Folha de Pagamento
Impostos Diretos
Cadastro
Service Desk
Admissão e Demissão
1. Satisfação vs. Indicadores
Destaque
2. Satisfação vs. Expectativa
Oportunidade
Crítico
Realizada em diferentes setores da economia, a pesquisa se mostra fundamental para empresas que
buscam melhoria contínua na qualidade da entrega e no nível de satisfação dos clientes.
Empresas participantes de Pesquisas de Satisfação do IEG
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Pesqu
Autor | Author
Karla Brazil
Instituto de Engenharia de Gestão
Edition 50 // Year 2016
uisa de
Satisfação
Como entender melhor a visão dos clientes internos?
Satisfaction Surveys: How to better understand the vision of internal customers?
A satisfação dos clientes internos de uma organização pode ser considerada um excelente indicador do
desempenho de seu Centro de Serviços Compartilhados. Porém, possuir clientes satisfeitos não é uma
realidade fácil de ser alcançada, já que envolve questões como a qualidade do serviço prestado, a comunicação e transparência entre os dois lados, além do
entendimento da cultura do CSC.
A necessidade de o Centro se posicionar como
prestador de serviço também está relacionada com
a busca dos colaboradores do CSC por um alto nível
de satisfação dos usuários. Segundo a Pesquisa de
Perfil de Profissionais de CSC 2015 realizada pelo
IEG, Cultura de Prestação de Serviços é a principal
competência desejada nos profissionais dos CSCs. A
estatística confirma que grande parte dos Centros já
compreendem que esse posicionamento é primordial
tanto para o bom relacionamento entre cliente e prestador de serviço quanto para o alcance de um alto
nível de satisfação dos clientes internos.
Internal customers satisfaction of an organization can
be considered an excellent performance indicator of
its Shared Services Center. However, having satisfied
customers is not an easy reality to be achieved, as it
involves issues such as quality of service, communication and transparency between the two sides, beyond understanding of SSC’s culture.
The SSC’s need to position itself as a service
provider is also related to search of SSC’s employees
by a high level of users satisfaction. According to a
research conducted by IEG, in 2015, about SSC Professional Profile, Service Provision Culture is the main
desired competence in professionals of SSCs. This
statistics confirm most of centers already understand
that this positioning is essential for both good relationship between client and service provider as for reaching a high level of internal customers satisfaction.
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SHARED Services News
Edição 50// Ano 2016
Mas qual seria uma boa estratégia para que o
CSC mapeie o nível de satisfação de seus clientes, e, assim, planeje ações mais efetivas de
melhorias? A resposta para essa dúvida é simples e já vem sendo utilizada por diversos CSCs
brasileiros: Pesquisas de Satisfação. Porém,
a melhor forma de aplicação, seus objetivos e
benefícios proporcionados ao Centro ainda são
dúvidas de muitas empresas que possuem a intenção de adotar essa estratégia.
However, what would be a good strategy for SSC
map customers’ satisfaction level, and thus plan
more effective actions for improvement? The answer to this question is simple and is already being used by several Brazilian SSCs: Satisfaction
Surveys. Nevertheless, the best form of application, the objectives and benefits provided to the
Center are still doubts of many companies that
have intention to adopt this strategy.
Quem é responsável por aplicar a
Pesquisa de Satisfação?
Who is responsible for applying Satisfaction Survey?
Em grande parte das organizações, a área de Gestão, Excelência e Planejamento é a
responsável tanto pela elaboração da pesquisa quanto pelas etapas de determinação do
público-alvo, aplicação e análise dos resultados. Em muitos casos, essa área contrata
empresas terceiras para realizar as etapas da pesquisa, com o objetivo de trazer maior
imparcialidade para o estudo como um todo.
In most organizations, the Management, Excellence and Planning area is responsible for
both development of research as steps of determining target audience, application and
analysis of results. In many cases, this area hires partner companies to perform the steps
of research, in order to bring greater fairness to the study.
10
Edition 50 // Year 2016
Quais são os objetivos da Pesquisa?
What are the research goals?
A aplicação de Pesquisas de Satisfação para os
clientes internos do CSC tem como principal objetivo
ouvir a opinião dos usuários dos serviços tanto sobre
o Centro, de forma geral, como sobre cada processo com o qual os mesmos possuem interface. Além
disso, a pesquisa também pode ter como finalidade mensurar o nível de conhecimento dos clientes
acerca dos SLA’s e dos papéis e responsabilidades
do CSCs, por exemplo. Dessa forma, o Centro é
capaz de identificar as possíveis causas-raiz de insatisfação desses usuários.
Applying Satisfaction Surveys for SSC’s internal clients aims to hear opinions of service users about
Center in general and about each process with
which they have interface. In addition, research
may also have intended to measure customer’s
knowledge level about SLA, roles and responsibilities of SSCs, for example. Thus, Center is able to
identify possible root causes of dissatisfaction of
these users.
Como a Pesquisa de Satisfação
costuma ser aplicada?
How Satisfaction Survey is usually applied?
De acordo com o Benchmark em CSC realizado
pelo IEG em 2015, grande parte dos CSCs realizam
Pesquisas de Satisfação de forma estruturada. Isso
significa que estes Centros possuem um planejamento para a aplicação das pesquisas, que costumam ocorrer anual ou semestralmente. Para tais
CSCs, normalmente, a pesquisa tem como objetivo
captar a visão dos clientes internos em relação ao
Centro de forma geral e em relação à cada área específica, contando com etapas como determinação
do público-alvo, aplicação de questionários e realização de entrevistas, além de posterior compilação
dos dados obtidos.
According to benchmarking research in SSC conducted by IEG in 2015, much of SSCs perform
structured Satisfaction Research. This means these
Centers have a plan for implementation of the research, which usually occur annually or biannually.
For such SSCs, usually the research aims to capture the view of internal clients in relation to Center in general and in relation to each specific area,
with steps such as determining the target audience,
questionnaires and interviews, plus subsequent
compilation of data.
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SHARED Services News
Edição 50// Ano 2016
Em contrapartida, alguns Centros realizam a pesquisa sem frequência definida de aplicação, ocorrendo esporadicamente, enquanto outros CSCs
aplicam de forma automatizada após o atendimento de cada chamado. Para este caso, a pesquisa é
rápida e possui retorno imediato da satisfação sobre o serviço específico, o que contribui para a ágil
execução de melhorias pontuais. Porém, costuma
apresentar baixa adesão e não deve ser analisada
de forma isolada, visto que existem processos que
não são demandados por chamado e seus resultados não avaliam a imagem do CSC como um todo.
Já no primeiro caso, não há grande investimento
em planejamento da pesquisa, pois a mesma é realizada de acordo com a necessidade.
In contrast, some Centers conduct research sporadically, while others SSCs apply in an automated
way after answering each request. For this case,
the research is fast and it has immediate return of
satisfaction on specific service, which contributes
to agile implementation of specific improvements.
However, it usually has poor adherence and should
not be considered in isolation, since there are processes that are not demanded by request and its
results do not assess SSC’s image as a whole. In
the first case, there are no major investment in research planning, because it is performed according
to necessity.
Aplicação de Pesquisas de Satisfação para os Clientes Internos do CSC
Satisfaction Surveys application for SSC’s internal customers
12
Edition 50 // Year 2016
Quais são os benefícios da Pesquisa?
What are the research benefits?
Um dos principais benefícios da Pesquisa é a possibilidade de detectar a percepção dos
clientes internos de diversos níveis hierárquicos. Assim, o CSC consegue mapear o nível
de satisfação não somente daqueles que possuem maior autoridade e que participam
mais frequentemente das reuniões entre a Unidade de Negócio e o Centro, como também
dos profissionais que estão mais próximos das operações no dia a dia.
A importância da abrangência da Pesquisa de Satisfação para todos os níveis hierárquicos fica evidenciada através da Pesquisa de Mercado realizada pelo IEG com base
nas Pesquisas de Satisfação aplicadas nos últimos anos, na qual percebe-se que quanto
maior o nível hierárquico, maior o nível de satisfação apresentado pelo cliente. Essa análise demonstra que caso o CSC leve em consideração somente a opinião dos profissionais
que possuem maior voz ativa nos acordos e reuniões, o resultado será um cenário de
satisfação que pode não refletir a realidade de todos os usuários dos serviços.
One of the main benefits of research is possibility of detecting perception of internal customers of various hierarchical levels. Thus, SSC can map satisfaction not only of those
who have greater authority and participate more frequently in meetings between Business
Unit and Center, as well as professionals who are closer to processes on a daily basis.
The Importance of comprehensiveness of Satisfaction Survey for all levels is evidenced
by Market Research held by IEG based on satisfaction surveys applied in recent years,
in which it is clear that the higher the hierarchical level, the higher the level of satisfaction
submitted by customer. This analysis shows if the SSC takes into account only opinions
of professionals who have a greater voice in agreements and meetings, the result will be
a scenario of satisfaction that may not reflect the reality of all service users.
“Um dos principais benefícios da Pesquisa é a
possibilidade de detectar a percepção dos clientes
internos de diversos níveis hierárquicos.”
“One of the main benefits of research is possibility
of detecting perception of internal customers of
various hierarchical levels.”
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SHARED Services News
Edição 50// Ano 2016
Média do Nível de Satisfação do Mercado
por Nível Hierárquico
Average Market Sastisfaction Level by Hierarchical Level
Outra utilidade das Pesquisas de Satisfação é a
identificação dos níveis de conhecimento dos
usuários a respeito do CSC e a percepção destes em relação à comunicação entre a Unidade
de Negócio e o Centro. Apesar de serem pontos
importantes, como mostra a forte correlação apresentada na Pesquisa de Mercado entre o nível de
conhecimento dos papéis e responsabilidades do
14
CSC e o nível de satisfação dos usuários, poucos
Centros se atentam para o mapeamento destes indicadores. Por isso, a pesquisa torna-se fundamental
para a verificação do grau de clareza dos deveres e
direitos do CSC, pois, indiretamente, essa questão
pode impactar na relação cliente – prestador de serviço e na satisfação final dos clientes.
Edition 50 // Year 2016
Another use of Satisfaction Surveys is identification
of users’ knowledge level about SSC and their perception regarding communication between Business Unit and the Center. Although they are important points, as shown by the strong correlation
displayed in the Market Research between knowledge level of the roles and responsibilities of SSC
and level of user satisfaction, few Centers are concerned with mapping these indicators. Therefore, the
research is fundamental to check clarity of SSC’s duties and rights, because, indirectly, this issue can affect
relationship between customer and service provider
and customer satisfaction.
Média do Nível do Mercado por Nível de
Conhecimento dos Papéis e Responsabilidades
Average Market Level by Knowledge Level of Roles and Responsibilities
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SHARED Services News
Edição 50// Ano 2016
Apesar das utilidades já abordadas, o benefício
mais importante proveniente da aplicação de uma
Pesquisa de Satisfação é a possibilidade dos seus
resultados serem utilizados como insumos para
definição de um plano de ação eficiente, com o
objetivo de aumentar os níveis de satisfação dos
usuários dos serviços. Com a pesquisa, o CSC passa a desconsiderar intuições, pois existe uma base
sólida de informações através de todos os dados e
respostas oficializados, podendo, então, dar um retorno ao usuário de forma mais estruturada e eficaz.
“o benefício mais importante proveniente da aplicação
de uma Pesquisa de Satisfação é a possibilidade dos
seus resultados serem utilizados como insumos para
definição de um plano de ação eficiente”
“the most important benefit from application of a Satisfaction Survey is the
possibility of results being used as inputs for defining an effective action plan”
Despite the utilities already discussed, the most
important benefit from application of a Satisfaction
Survey is the possibility of results being used as inputs for defining an effective action plan, with the
aim of increasing satisfaction levels of service users.
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With research, SSC disregard intuitions, as there
is a solid base of information through all formalized
data and responses, which ensures a return to user
in a more structured and effective way.
Edition 50 // Year 2016
Qual é a principal dificuldade na realização
da Pesquisa?
What is the main difficulty in carrying out the research?
Embora a Pesquisa de Satisfação apresente benefícios importantes para o desenvolvimento do
CSC, existem também algumas
dificuldades durante seu processo. Dentre elas, a mais comum
é a dificuldade de entendimento
dos clientes internos em relação
à sua relevância para a empresa.
Muitos usuários dos serviços
prestados pelo CSC não possuem conhecimento dos reais objetivos da Pesquisa de Satisfação
e acabam por não responder os
questionários ou não embasar devidamente suas respostas. Esse
ponto deve ser avaliado pela área
do Centro responsável pela pesquisa antes mesmo do seu início,
comunicando a todos os clientes
selecionados como público-alvo
os motivos, benefícios e datas
de início e término da pesquisa.
Além disso, após a finalização, o
CSC deve apresentar os resultados para as Unidades de Negócio a fim de demonstrar que as
respostas de seus profissionais
foram devidamente consolidadas
e que serão levadas em consideração todas as questões assinaladas, positivas ou negativas.
Although Satisfaction Survey provides important benefits for development of SSC, there are also
some difficulties during the process. Among them, the most common is difficulty of understanding
by internal customers regarding to
their relevance for company.
Many users of services provided
by SSC have no knowledge of
real Satisfaction Survey goals, not
answering the questionnaires or
not properly base their answers.
This point must be assessed by
the Center area responsible for research even before its beginning,
communicating to all clients selected as target audience the reasons,
benefits, and start and end dates
of the survey. In addition, after
completion, SSC shall present the
results for Business Units in order
to demonstrate that the answers of
its employees have been properly
consolidated and all issues analysed, positive or negatively, will be
taken into consideration.
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17
SHARED Services News
Edição 50// Ano 2016
Após a elucidação dos principais pontos de dúvidas sobre
a Pesquisa de Satisfação, fica evidente que, de forma
bem estruturada, a sua aplicação não é um processo difícil. Embora demande tempo e atenção dos
responsáveis, caso seja bem explicada para
os clientes internos e sendo sua análise feita
corretamente, tende a trazer benefícios que
compensam o investimento.
A identificação da satisfação dos clientes através das pesquisas é essencial para
a garantia do nível de serviço, principalmente pelo alinhamento das expectativas.
De acordo com o Benchmark em CSC
realizado pelo IEG em 2015, em geral,
os CSCs mais maduros e produtivos em
custos realizam a pesquisa, mas o grande
destaque são os Centros mais produtivos
em nível de serviço os quais 100% aplicam a
pesquisa em sua empresa, enquanto apenas
38% dos demais se utilizam dessa estratégia.
Esse resultado mostra que as Pesquisas de Satisfação, quando bem realizadas, podem contribuir para
a evolução do CSC, pois identificam os principais pontos
necessários de melhoria.
“A identificação da satisfação dos clientes através das
pesquisas é essencial para a garantia do nível de serviço”
“Identification of customer satisfaction through research is essential to
guarantee the level of service”
18
Edition 50 // Year 2016
Percentual de Aplicação de Pesquisas de Satisfação
de Forma Estruturada
Percentage of Satisfaction Survey Application in a Structured Way
After elucidation of the main
points of doubt on satisfaction
survey, it is clear that, in a wellstructured way, its application is
not a difficult process. Although
it requires time and attention
of those responsible, if well explained to internal clients and its
analysis is carried out properly, it
tends to bring benefits outweigh
the investment.
Identification of customer
satisfaction through research is
essential to guarantee the level
of service, mainly by alignment
of expectations. According to a
benchmarking in SSC conducted by IEG in 2015, in general,
SSCs which are more mature
and productive in costs perform
research, but the highlight are
the most productive centers in
service level which 100% applied research in their company,
while only 38% of others use this
strategy. This result shows Satisfaction Surveys, when well done,
can contribute to evolution of
SSC as they identify key points
that need to improve.
www.institutodegestao.com.br
19
SHARED Services News
Edição 50// Ano 2016
Todavia, é importante destacar que os benefícios
só ocorrerão através de um bom planejamento das
futuras ações baseado nos resultados da pesquisa. Um plano de melhorias com foco nos principais
pontos criticados pelos clientes internos, além de
ajustes que se mostrem necessários nos processos
são fundamentais para que os usuários percebam o
retorno positivo de sua participação na pesquisa e
para o aumento da satisfação final.
Dessa forma, a Pesquisa de Satisfação contribui
diretamente para a existência de uma comunicação
eficaz e maior transparência, já que é uma estratégia que aproxima o CSC das Unidades de Negócio
e torna os clientes importantes aliados na busca de
soluções para seu desenvolvimento. Em vista disso, considerando a influência desses fatores para a
melhoria da visão dos usuários em relação aos serviços prestados pelo Centro, fica evidente a importância da aplicação dessas pesquisas para projetos
de evolução e amadurecimento do CSC.
20
However, it is important to note benefits only occurs through good planning of future actions based
on results of the research. Improvement plan with
focus on main points criticized by internal customers, as well as necessary adjustments in the processes, are essential for users to realize positive
feedback from their participation in research and
for increase final satisfaction.
hus, Satisfaction Survey directly contributes
to existence of an effective and more transparent communication, since it is a strategy that
approaches SSC and Business Units and makes
customers important allies in search for solutions
to their development. Therefore, considering the
influence of these factors to improve view of users
in relation to services provided by Center, it is clear
the importance of applying such research to development projects and maturing of SSC.
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Edition 50 // Year 2016
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Edição 50// Ano 2016
ENGAJANDO MEU CLIENTE INTERNO ATRAVÉS DO
STRATEGIC SOURCING
(Uma abordagem inovadora em Serviços Compartilhados)
A relevância e o impacto dos Serviços de Suprimentos têm se destacado cada vez mais nos Centros de
Serviços Compartilhados. Além do potencial de ganhos em eficiência com a padronização e automatização de processos, e a melhoria do nível de serviço, qualidade e compliance, a área de suprimentos
centralizada é capaz de gerar grandes savings. Isso
se dá por meio da implementação de estratégias
diferenciadas em compras, dentre as mais comuns
está a consolidação de contratos e o estabelecimento de parcerias estratégicas de categorias de
alta complexidade para o contexto organizacional. Contudo, a total centralização sob um mesmo
“guarda-chuva” ou a realização dessas atividades denominadas como “analíticas e/ou estratégicas” e,
outrora, de difícil encaixe no modelo padrão de CSC
- em geral ainda sofre bastante resistência por parte das organizações e das Unidades de Negócio.
Mais especificamente, em razão da perda de autonomia e proximidade com a estratégia do negócio.
Além disso, o medo de que o processo de compras
passe a ser mais burocrático, reativo e torne-se um
entrave para a continuidade das operações, levando a cenários de lucros cessantes, pode resultar no
afastamento e não engajamento dos clientes internos com a função Suprimentos.
Portanto, como a área de Suprimentos do CSC
pode reverter essa imagem e retomar a proximidade com as Unidades de Negócio? Ou mesmo dar
maior visibilidade e promover maior engajamento
no processo de compras? E ainda, como a área de
Suprimentos do CSC pode ampliar seu valor percebido pelos clientes internos?
24
Edition 50 // Year 2016
Engaging My Internal Costumer through
Strategic Sourcing
(An innovative approach to Shared Services)
Relevance and impact of Supply Services have increasingly
stood out in Shared Services Centers. Besides the potential
gains in efficiency by standardising and automating processes, and service level, quality and compliance improvements,
the centralised supply area is able to generate huge savings.
This is achieved through the implementation of different strategies in procurement, and among the most common one is the
consolidation of contracts and strategic partnerships of high
complexity categories to the organisational context. However,
the total centralisation under only one umbrella perspective,
or carrying out these activities - referred to as “analytic and/or
strategic” and, therefore, difficult to fit the SSC standard model
- is still facing enough resistance from organisations and Business Units.
Also, such resistance can be specifically explained due to the
loss of autonomy and proximity to the business strategy. Moreover, there is a fear that the procurement process becomes
bureaucratic, reactive and an obstacle to the continuity of operations, leading to profit loss scenarios, which may result in
the removal - and disengagement - of internal customers with
their Supply function.
Thus, how can the SSC Supply area transform this image
and resume proximity to the Business Units? Would it be possible to provide greater visibility and promote greater engagement in the procurement process? And yet, how can the SSC
Supply area expand its value perceived by internal customers?
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SHARED Services News
Edição 50// Ano 2016
Uma das possíveis soluções para essas questões é a
prática ou processo de Strategic Sourcing na área de
Suprimentos do CSC, que tem como objetivos imediatos:
levantar os gastos correntes com as necessidades de
suprimentos de materiais e serviços (spend de compras)
realizadas pela organização;
identificar padrões e comportamentos de ressuprimento
das principais categorias de compras;
avaliar o impacto das diferentes categorias nas atividades
centrais da empresa;
suportar a escolha das estratégias de contratações e
de ida ao mercado, além do desenvolvimento de novas
competências e expertises como diferenciais competitivos para a empresa;
maximizar o valor criado e capturado pela função suprimentos, contribuindo para os desafios estratégicos da
tríade lucratividade, geração de caixa e longevidade das
organizações.
One of the possible solutions to these issues is the Strategic Sourcing in the SSC Supply area,
whose immediate objectives are:
to obtain the data about current spending on
the needs of material supplies and services
(procurement spend) held by the organisation;
to identify standards and behaviors of resupply for the main procurement categories;
to assess the impact of different categories in
the core activities of the company;
26
to support the choice of hiring and go-to-market strategies, and the development of new
skills and expertise as competitive advantages for the company;
to maximize the value created and captured
by the supply function, contributing to the
strategic challenges in the triad ‘profitability,
cash generation and organisation longevity’.
Edition 50 // Year 2016
O Strategic Sourcing vai além das compras de produtos e serviços de economia escala, absorvendo também compras estratégicas para o negócio, uma tendência recente nos CSCs. Com o estabelecimento de
uma metodologia bem conhecida na teoria e prática, é possível obter um maior engajamento do cliente
interno no processo de compras e também um melhor alinhamento das expectativas entre as partes, promovendo uma maior satisfação na prestação do serviço.
The Strategic Sourcing goes beyond scale-economy product and services procurement, but also includes
strategic purchasing for business, which is a recent trend in the SSCs. With the establishment of a well-known
theoretical and practical methodology, it is possible to obtain a greater engagement of the internal customer in
the procurement process and also a better alignment of expectations between the parties, promoting greater
satisfaction to the service provision.
Metodologia ( passo a passo )
Methodology (Step by Step)
A implantação do Strategic Sourcing é realizada em 6 etapas:
Strategic Sourcing Implementation is done in 6 steps:
01
Definição das
Famílias
01
Definition of
Procurement
Families
01
02
Classificação
das Famílias
02
Classification
of Families
03
Plotagem Matriz
Estratégica
04
Seleção das
Modalidades
de Compras
03
Plotting the
Strategic Matrix
04
Selection of
Procurement
Procedures
05
Análise de
Ganhos Potenciais
05
Earnings
Analysis and
Potential
06
Elaboração da
Estratégia de
Implementação
06
Development of
Implementation
Strategy
Definição de Famílias de Compras
Definition of Procurement Families
Esta etapa consiste em levantar informações para análise do perfil da demanda interna e agrupar o spend
da organização em famílias, em função de critérios de
utilização de materiais e serviços.
O nível de detalhes para definição de famílias deve ser
suficiente para simplificar as análises (analisar famílias
é muito menos complexo que tratar SKUs) sem perder
as especificidades e principais características do item,
que possam impactar sua classificação.
This step is to gather information for analysis of the
profile of internal demand and group the organisation
spend in families, based on criteria of use for materials and services.
The detailing level to define families should be sufficient to simplify the analysis (analysing families is
much less complex to deal with SKUs), without losing
the specifications and the main characteristics of the
item, which could affect its classification.
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SHARED Services News
Edição 50// Ano 2016
02
Classificação das Famílias
Classification of Families
Uma vez que a base de compras é segregada em
famílias, faz-se necessário classificá-las de acordo
com os critérios: valor de compra, complexidade do
mercado fornecedor e impacto organizacional.
Once the procurement basis is separated into families, it is necessary to classify them according to the
criteria: purchase price, supply market complexity
and organisational impact.
03
Plotagem da Matriz ESTRATÉGICA
Plotting the Strategic Matrix
Com base na classificação das famílias em Estratégicas, Alavancáveis, Críticas e Não Criticas, a matriz estratégica é plotada conforme a figura abaixo:
Based on the family classifications - ‘Strategic, Leverageable, Critical
and Non-Critical’ - the strategic framework is plotted as shown below:
28
Edition 50 // Year 2016
Seleção das Modalidades de Compras
Selection of Procurement Procedures
04
Para elaborar a estratégia de suprimentos é necessário levar em
consideração o quadrante em que a família foi plotada na matriz.
Uma vez que cada categoria apresenta características diferentes,
há modalidades de compras mais indicadas a cada uma delas:
To develop the supply strategy, it is necessary to take into account
the quadrant in which the family was plotted on the matrix. Since
each category has different characteristics, there are procurement
procedures best suited to each of them:
Todavia, a escolha da modalidade não é apenas
objetiva, deve-se também incorporar as experiências do gestor da categoria e, principalmente, as
necessidades dos clientes internos do CSC.
However, the procedure choice is not only objective,
but also must include the manager expertise on the
category manager and especially the needs of internal SSC customers.
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SHARED Services News
Edição 50// Ano 2016
05
Análise de Ganhos Potenciais e Elaboração
da Estratégia de Implantação
Earnings Analysis and Potential Development
of Implementation Strategy
Para as diversas famílias que compõem o spend, há algumas modalidades de compras passíveis de implantação. Entretanto, devido
à restrição de recursos financeiros, humanos e de tempo, é preciso
priorizar as estratégias. Um critério usado para a priorização é o ganho potencial esperado com as modalidades implantadas. A experiência prática em spend analysis mostra que famílias compostas por
materiais tem potencial de saving de 3 a 7% de seu spend, enquanto
categorias com serviços predominantes, por tenderem a ser mais flexíveis, podem gerar de 8 a 15% de saving. Na atual conjectura econômica, temos observado resultados ainda mais significativos de negociação em áreas de suprimentos especializadas, podendo chegar a
mais de 20% de reduções de baseline.
For several families that consist of the spending, there are some procurement procedures which are able to be deployed. However, due
to limited financial, time and human resources, we need to prioritise
strategies. A criterion used for prioritisation is the potential gain expected with the established procedures. The practical experience in
spend analysis shows that families consisting of materials have savings potential from 3 to 7% over its spending, while categories with
predominant services and consequently more flexible may generate
savings at 8 to 15%. In the current economic scenario, we have seen
more significant trading results in specialised supply areas, reaching
over 20% of baseline reductions.
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Edition 50 // Year 2016
Caso : Varejista de Eletrodomésticos
Case: Home Appliances Retail
Uma das atribuições do gestor de
categorias é conhecer muito bem
o perfil da demanda e as necessidades internas, conciliando com
o perfil do mercado fornecedor e
com a complexidade da categoria que está sob sua gestão. Também deve-se levar em consideração os aspectos relacionados à
legislação dos bens e serviços
adquiridos e contratados.
O exemplo em questão é de uma
empresa varejista de eletrodomésticos, em que o gestor de
compras do CSC atuou de maneira orientada ao negócio e foi capaz de avaliar, preventivamente,
os riscos de ruptura de estoque
de ventiladores em períodos de
pico e, consequentemente, conseguiu evitar perda de vendas.
A categoria de ventiladores era considerada como alavancável para a empresa em
questão, cujas lojas estão concentradas na região metropolitana do Rio de Janeiro. E, por
se tratar de item de alto giro, os
ventiladores representam uma
parcela considerável do spend.
Contudo, o mercado fornecedor é
de complexidade média – poucos
fornecedores com grandes participações de marketshare, baixa
complexidade logística e importantes produtos substitutos, como
ar condicionado e circulador de ar.
One of the duties of the category
manager is to be aware of the demand profile and internal needs
very well, taking into consideration the supplier market profile
and the category complexity under his/her management. One
should also take into account aspects related to the Law of purchased/hired goods and services.
The example in question is a
home appliances retailer, where
the SSC Procurement Manager
acted in a targeted manner to the
business and was able to preventively evaluate the stock breaking
risk of fans at peak periods and,
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consequently, managed the purchases to avoid lost sales.
The category of fans was
considered as ‘Leverageable’ for
the company in question, whose
stores are concentrated in the
metropolitan area of Rio de Janeiro. And because it is a high
turnover item, fans represent
a considerable portion of the
spend. However, the supplier
market is of medium complexity few suppliers with large holdings
of marketshare, low complexity
logistics and important product
substitutes, such as air conditioning and air circulator.
31
SHARED Services News
Edição 50// Ano 2016
Em decorrência de uma mudança na legislação que regulamenta a produção de ventiladores, estabelecendo a redução da distância
permitida na grade de proteção das hélices,
o CSC de Suprimentos identificou uma grande oportunidade. Os fabricantes seriam obrigados a alterar as especificações do produto em poucos meses e, depois do período
determinado, não poderiam mais vendê-los
com as características antigas. Como consequência, os fornecedores seriam obrigados a
“queimar” seu estoque de ventiladores obsoletos, por um preço mais baixo que os praticados anteriormente.
Em negociação com os fabricantes,
o gerente de suprimentos conseguiu preços
muito vantajosos, entretanto sob a condição
de comprar um grande volume, maior que
o previsto no orçamento para todo o ano,
exigindo também uma negociação interna
com a unidade de negócio, “dona” do orçamento do item. Após validação da alçada
responsável pela compra, a aquisição de
um grande lote de ventiladores foi efetuada
pouco antes do início do verão mais intenso
dos últimos anos no Rio de Janeiro.
Como resultado, a compra de oportunidade de ventiladores, liderada pelo gestor de categoria do CSC, garantiu que a
meta de vendas de toda a varejista fosse
atingida no período. Em função da proatividade do CSC de Suprimentos, de seu entendimento do negócio e de sua visibilidade
do mercado fornecedor, foi possível antecipar a demanda, alavancar os resultados
de todo o grupo e aproximar-se dos clientes
internos, os quais ficaram mais engajados
com a ação, assumindo uma postura desejável de “dono do negócio”.
32
Due to a change in the legislation regulating the production
of fans, which establishes the reduction of the distance allowed in the propeller protection grid, the SSC Supply area
identified a great opportunity. Manufacturers would be required to change product specifications in a few months
and could no longer sell them with the old features after a
certain period. As a result, suppliers would be required to
“burn” their inventory of obsolete fans for a lower
price than those charged previously.
By negotiations with manufacturers, the supply manager obtained very advantageous prices, but under the condition
of buying a large volume,
higher than anticipated in
the budget for the whole
year. This required an
internal negotiation with
the business unit, which
was “owner” of the item
budget. After validation
of the responsible authority for the procurement, the purchase of
a huge batch of fans was
made just before the start of
the most intense summer of last
year in Rio de Janeiro.
As a result, the opportunity of
purchasing fans led by the SSC category
manager ensured that the sales target of all retailers were achieved in that period. Depending on the proactivity of SSC Supply area, its understanding of business and
supply market visibility, it was possible to anticipate demand,
leverage the results of the entire group and approach internal customers, so everyone was engaged with actions and
assumed an desirable business-owner position.
Edition 50 // Year 2016
“a entidade almeja a eficiência no modelo
de Gestão da Demanda interna e, consequentemente,
busca de forma análoga a implantação da cultura de
planejamento, antecipação e educação da demanda”
“the entity aims at the efficiency in the internal
demand management model and consequently
searches for implementing a culture of planning,
anticipation and educated demand.”
Quando a área de Suprimentos
em um CSC passa a assumir um
papel de verdadeiro parceiro de
negócios junto às unidades clientes, por meio de uma abordagem
diferenciada e especializada como
a implantação da prática de Strategic Sourcing, maiores são os benefícios para a organização.
Todavia, vale destacar que esta abordagem inovadora pelo Suprimentos do CSC,
entendida como de perfil mais analítico e estratégico, não simplesmente o transacional padrão habitual, não se torna contraproducente com os objetivos
principais de um Centro de Serviços Compartilhados
benchmark. Isso porque a entidade almeja a eficiência
no modelo de Gestão da Demanda interna e, consequentemente, busca de forma análoga a implantação
da cultura de planejamento, antecipação e educação
da demanda – dentre as quais também são alcançadas a partir do aprendizado com o Strategic Sourcing,
conforme destacado aqui.
When the SSC Supply area assumes a true business partner role
along with the customers through a
differentiated and specialised approach as the Strategic Sourcing
Implementation, greater are the
benefits to the organisation.
However, it is noteworthy that this
SSC Supply innovative approach
understood as more analytical and
strategic profile, and not just the
usual transactional standard, does
not become counterproductive to
the main objectives of Shared Services Center. This is because the
entity aims at the efficiency in the internal demand management model
and consequently searches for implementing a culture of planning,
anticipation and educated demand.
Such types of culture are also
achieved from learning with Strategic Sourcing as highlighted here.
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33
SHARED Services News
Edição 50// Ano 2016
Dessa forma, além dos benefícios qualitativos deste estreitamento do relacionamento com
clientes internos, fator essencial
para a sobrevivência do business
de Serviços Compartilhados, os
demais benefícios são metas
sempre desejáveis para a sobrevivência e longevidade da organização. Por exemplo, o alcance de
resultados significativos em negociações de compras, incluindo
o cost avoidance e savings com a
redução de baseline de compras.
Por fim, recomendamos e esperamos que mais cases práticos
de inovação na forma de atuação
de Suprimentos em CSCs, tanto
em organizações single-business
quanto multi-business sejam encoThus, in addition to the qualitarajados, divulgados e compartilhados entre empresários e pesquisa- tive benefits of this closer relationship with internal customers - an
dores no tema.
essential factor for the Shared
Services business survival - the
other benefits are always desirable goals for the survival and
longevity of the organisation.
Achievement of significant results
in procurement negotiations, cost
avoidance and purchasing baseline savings are clear examples of
this practice.
Finally, we recommend and
expect that more practical innovation cases in SSC Supply areas,
on single-business or multi-business organisations, are encouraged, disseminated and shared
among entrepreneurs and researchers in the field.
34
Autores | Authors:
Breno Jácome
Sócio-Gestor da Visagio.
Partner-Manager of Visagio.
Camila Milani
Consultora da Visagio.
Consultant in Visagio.
Gilberto Cordeiro
Consultor da Visagio.
Consultant in Visagio.
Rafael Valente
Sócio-Gestor da Visagio.
Partner-Manager of Visagio.
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Edição 50// Ano 2016
A Universidade E
Profissionai
As universidades no Brasil têm contribuído na formação
de profissionais para trabalhar em
Centros de Serviços Compartilhados (CSCs)?
Os CSCs no Brasil vêm ganhando cada vez mais destaque e participação na economia brasileira. Uma estimativa do Instituto de Engenharia de Gestão (IEG) aponta que hoje, existem mais de 200 CSCs
mapeados no Brasil sendo que 9 das 10 empresas classificadas como
Melhores e Maiores pela Revista Exame possuem um CSC. Por outro lado, em um cenário de dificuldades para os jovens que saem da
universidade e querem iniciar sua carreira profissional, os CSCs têm
trazido novas oportunidades de emprego. Desta forma, podemos perceber que, além da formação técnica específica em suas principais
áreas de atuação, seria ideal que as universidades ofertassem também disciplinas para a criação de uma cultura de prestação de serviços, o que facilitaria bastante o ingresso de seus alunos nos CSCs e
o posterior desenvolvimento de suas carreiras.
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Edition 50 // Year 2016
E A Formacao De
is Para CSC
The university in Brazil has contributed to the
training of professionals to work in
Shared Services Centers (SSC)?
As we know, the SSCs in Brazil follow increasingly gaining relevance
and participation in the Brazilian economy. In this regard, we point
out an estimation of IEG that today there are more than 200 SSCs
mapped in Brazil and 9 of the 10 companies classified as Best and
Biggest by Exame Magazine have a SSC. On the other hand, in a
scenario of difficulties for young people who leave university and want
to start their professional career, the SSCs represent new employment opportunities. Thus, we could conclude that beyond the specific
technical training in their main areas, it would be ideal that universities
also would offer disciplines to create a culture of service, which greatly
facilitate the entry of its students in the SSCs and the further development of their careers.
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SHARED Services News
Edição 50// Ano 2016
Agora, consideremos o ensino superior no Brasil
focando, particularmente, os cursos de Administração e de Ciências Contábeis os quais de acordo
com dados recentes do IEG formam, em média,
66% dos profissionais atuantes nos CSCs. As grades curriculares desses cursos superiores estariam
ajustadas para esse modelo? Estariam os egressos
das universidades brasileiras minimamente habilitados profissional e emocionalmente em relação à
cultura de serviços para trabalharem não somente
nos CSCs, mas também no mercado de trabalho
que cada vez mais se apoia em serviços?
Now let us consider higher education in Brazil focusing particularly on the Administration and Accounting courses that form, according to recent survey
from IEG, on average, 66% of professionals working in the SSCs. The curricula of these graduation
courses are adjusted to this model? Is it possible
to verify if graduates of Brazilian universities are
minimally professional and emotionally qualified in
relation to the service culture to work not only in the
SSCs, but also in the labor market that increasingly
relies on services?
“Aparentemente, por razões culturais, é mais fácil
atender o cliente do que satisfazê-lo”
- Ricardo Escobar, 2014
Apparently, for cultural reasons, it is easier to meet the customer than satisfy him.
- Ricardo Escobar, 2014
Servir é Essencial
Service is Essential
Vale a pena ressaltar que a adoção de um CSC não
visa somente a redução de custos de uma empresa e a melhoria de seus processos, mas também a
melhoria dos níveis de serviço. Porém, da mesma
forma como se espera um melhor serviço com a
adoção de um CSC, existem também percepções
negativas que impedem a adoção desse modelo
sendo mencionada a preocupação do cliente interno em relação ao serviço prestado pelo CSC.
38
We know that the adoption of a SSC aims to not
only reduce costs for the company and improve its
processes, but also the improvement of service levels. However, just as you expect a better service
with the adoption of a SSC, there are also negative
perceptions that prevent the adoption of this model
and refers to concerns the internal customer in relation to the service provided by the SSC.
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...........
It is true that many companies
have invested large amounts to
train their employees seeking to
give them the basics of delivering
a good service. However, Ricardo
Escobar in his article “Why training does not generate service
culture in organizations” in 2014,
sums up the situation.”
“Most companies believe that the
service is limited to give a good attention, neglecting another important factor: customer satisfaction.
Apparently, for cultural reasons,
it is easier to meet the customer
than satisfy him. The value of the
smile is very internalized, but not
the result according to customer
expectations. True service contemplates both attention as customer satisfaction, it being understood that one without the other
does not assure his loyalty.”
....................
É certo que muitas empresas
têm investido grandes valores no
treinamento de seus funcionários
buscando dar a eles noções básicas do que seria uma boa prestação de serviço. Porém, Ricardo
Escobar em seu artigo “Porque o
treinamento em serviço não gera
cultura de serviço nas organizações” de 2014, resume bem essa
situação:
“A maioria das empresas acredita
que o serviço se limita a dar uma
boa atenção, descuidando de outro fator fundamental: a satisfação
do cliente. Aparentemente, por
razões culturais, é mais fácil atender o cliente do que satisfazê-lo.
O valor do sorriso está muito interiorizado, mas não o do resultado
de acordo com as expectativas
do cliente. O verdadeiro serviço
contempla tanto a atenção quanto a satisfação do cliente, entendendo-se que uma sem a outra
não garante a sua lealdade”.
Autor | Author
Arnaldo Di Petta
Mestrando em Administração
Professor e Palestrante
39
SHARED Services News
Edição 50// Ano 2016
“Nenhuma organização pode prestar um
excelente serviço se estiver em guerra consigo mesma.”
- Karl Albrecht, 2004
“No organization can provide excellent service if is at war with itself.”
- Karl Albrecht, 2004
Partindo-se deste pressuposto, entendemos a
importância de ir além do treinamento que visa
apenas o bom atendimento ao cliente. Isso é importante, mas para garantir a lealdade do cliente,
deve ser complementado pela capacitação dos
funcionários em entender e satisfazer as necessidades do mesmo, sendo esta a raiz da cultura
de serviços.
Nessa linha de pensamento, Karl Albrecht em
seu livro “Serviços Internos” de 2004, menciona
que a prestação de um bom serviço ao cliente externo começa a partir da disseminação de uma
cultura de serviço interno em que o atendimento
aos clientes internos, ou seja, aos funcionários, é
tão importante quanto o atendimento aos clientes
externos. Ele mostra que “se você não está servindo ao cliente, seu serviço é servir alguém que
esteja. Nenhuma organização pode prestar um
excelente serviço se estiver em guerra consigo
mesma”.
40
Starting from this assumption, we understand the
importance of going beyond the training aiming to
simply meet the customer. This is important, but to
ensure customer loyalty, must be complemented
by training employees to understand and satisfy
customer needs, this being the root of service culture.
In this regards, Karl Albrecht in his book “Internal
Services” mentions that provide a good service to
the external customer starts from the spread of an
internal service culture to serve internal customers, or employees, it is as important as the service to external customers. It shows that “if you are
not serving the customer, your service is to serve
someone who is. No organization can provide excellent service if is at war with itself.”
Edition 50 // Year 2016
Aliado ao entendimento da importância de satisfazer o cliente,
notemos que o bom ambiente na
organização pressupõe não somente a atenção e a cordialidade
dedicada reciprocamente pelos
funcionários, mas principalmente
em entender e em satisfazer as
necessidades de cada um para,
juntos, satisfazerem as necessidades dos clientes externos e
neste aspecto, o papel dos gestores é de fundamental importância
para a disseminação da cultura
de serviço interno. Ou seja, os líderes precisam estar atentos às
suas práticas de atender bem, de
servir e de satisfazer as necessidades de seus clientes de tal
forma que, por seus exemplos,
possam transmitir a seus liderados, na prática, os conceitos da
cultura de serviços.
Ainda em relação ao tema liderança e serviço, James Hunter
(autor do livro o Monge e o Executivo) dá esta definição para
o Líder Servidor: “Alguém com
habilidades de identificar e ir ao
encontro das legítimas necessidades (e não desejos) dos outros, influenciando-os para que
possam contribuir completamente com seus recursos, visando
às metas e ao bem comum e
com um caráter que inspire confiança”. Nessa premissa, observamos que mesmo os melhores
líderes devem desenvolver também a competência de servir as
pessoas.
Coupled with the understanding of the importance of customer satisfaction, the good atmosphere in the organization
requires not only attention and cordiality dedicated reciprocally
by employees but mainly, to understand and satisfy individual
needs and jointly meeting the needs of external customers and
in this respect, the role of managers is crucial to the spread of
internal service culture. That is, leaders need to be aware of
their practices to well serve and meet the needs of their clients
so that, by their example, to transmit to their team in practice
the concepts of culture services.
Still on the subject of leadership and service, James Hunter (The Monk and the Executive) gives this definition for the
Servant Leader: “Someone with skills to identify and meet the
legitimate needs (not wishes) of others, influencing them so
that they can fully contribute their resources, to the targets and
the common good and with an attitude, which inspires confidence”. This premise, we can see that even the best leaders
should also develop the competence to serve people.
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SHARED Services News
Edição 50// Ano 2016
Unindo a visão de Albrecht a respeito dos
“exemplos da liderança” atuando como disparadores para a disseminação da Cultura de Serviço
na empresa e a “Liderança Servidora” de James
Hunter, veremos que passam pelo desenvolvimento da competência de servir, seja para inspirar
seja para liderar pessoas e o melhor é que essas
qualidades podem ser ensinadas e aprendidas
pois o ser humano é mutável, tem a capacidade
de fazer escolhas transformadoras e através de
dedicação e vontade própria, pode desenvolver as
qualidades necessárias para ser um líder servidor.
Ora, se é possível treinar em práticas de liderança e de serviço os profissionais já formados,
seria ainda mais possível e conveniente treinar
e formar nessas práticas os futuros profissionais
ainda na universidade.
Putting together Albrecht’s vision of the “examples
of leadership” acting as triggers to spread service
culture in the company and the “Servant Leader”
from James Hunter, we see the development of
competence to serve either to inspire or to lead
people. The best part is that these qualities can
be taught and learned considering that people is
constantly changing, has the ability to make transformative choices and through dedication and selfwill, is able to develop required qualities to be a
servant leader.
While it is possible to train experienced professionals in leadership and service practices, much
more would be possible and convenient to train
these professional practices still in college.
Currículos das Faculdades Formadoras
Curricula of Colleges
Sabendo-se que mais da metade dos funcionários dos CSCs são
graduados em Administração ou Ciências Contábeis, analisamos as
grades curriculares destes cursos (horário vespertino e também horário noturno), disponibilizadas na Internet por 15 Instituições de Ensino
Superior (IES) públicas e particulares localizadas em cidades brasileiras nas quais existem CSCs. Através desta análise, foi possível verificar quantas disciplinas oferecidas tocam de alguma maneira o tema
de Cultura de Serviços ou mesmo somente Serviços e a partir daí,
identificar sua contribuição à formação de profissionais que estejam
preparados para atuar em CSCs. Os resultados estão apresentados na
Tabela 1, a seguir:
42
Edition 50 // Year 2016
Knowing that on average, 66 % of SSC employees are graduated in Business Administration or Accounting, we analyzed the curricula of these courses (morning and night), available on the internet for 15 higher
education institutions both public and private, in Brazilian cities where the SSCs are located. Through this
analysis, it was possible to verify how many courses somehow touch the Service Culture theme or even only
from the Services and then identify its contribution to the training of professionals who are prepared to work
in SSCs. The results are in Table 1 below:
Tabela 1. Análise das grades curriculares dos cursos de Ciências Contábeis e Administração em
Instituições de Ensino Superior. (Base: Janeiro/2015)
Table 1. Analysis of the curricula of the courses Accounting and Administration in Higher Education Institutions. (Basis: January/2015)
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SHARED Services News
Edição 50// Ano 2016
É possível observar que nos cursos de Ciências Contábeis, apenas três instituições oferecem alguma disciplina que toca o tema
“serviços” enquanto que nos cursos de Administração, existem
nove instituições que oferecem
alguma disciplina que toca o tema
“serviços”, porém aparentemente
nenhuma delas foca a satisfação
das necessidades dos clientes,
o que caracteriza a Cultura de
Serviços. De qualquer forma, nos
parece ser pequena a atenção
dedicada pelas universidades a
esse tema tão importante não somente para o trabalho nos CSC,
mas também para a atuação no
setor de Serviços.
“a Cultura de Serviços é um dos fatores essenciais
para o sucesso do CSC”
“the Service Culture is one of the key factors for the success of SSC”
Após mostrar que a Cultura de Serviços é um dos
fatores essenciais para o sucesso do CSC e tendo observado que poucas são as Instituições de
Ensino Superior (IES) que tocam o tema “serviço” em seus cursos Superiores de Administração
e Ciências Contábeis, podemos responder que a
universidade no Brasil ainda tem muitas oportunidades para contribuir para a formação da Cultura
de Serviços. Existe uma oportunidade de adequar
as grades curriculares às necessidades das empresas uma vez que os currículos nas faculdades
foram construídos para as áreas específicas do
conhecimento e talvez ainda não contemplem
estes novos elementos (o CSC e a prestação de
serviços), os quais somente a partir dos anos oitenta têm sido incorporados ao ambiente global
de negócios. As universidades precisam revisar
suas grades curriculares e aquelas que já tratam
do tema “serviço”, devam alargar a discussão tomando-o da perspectiva ampla da formação da
Cultura de Serviço e não somente sob a ótica do
atendimento ao Cliente.
44
After showing that the Service Culture is one of the
key factors for the success of SSC and noting that
few higher education institutions touch the “service” theme in their courses of Business Administration and Accounting, we can answer that the
university in Brazil still has many opportunities to
contribute to the formation of the Service Culture.
We believe there is an opportunity to tailor curricula to the needs of businesses once the curricula in
schools were built for specific areas of knowledge
and perhaps do not contemplate these new elements (SSC and services), which just started in
the eighties and recently have been incorporated
into the global business environment. We suggest
that universities review their curricula and those
who already deal with the subject “service”, should
expand the discussion taking the broad perspective of the formation of the service culture and not
only under the customer service.
Edition 50 // Year 2016
Por outro lado, aquelas que ainda não tocam esse
tema, deveriam partir do conceito de satisfação do
cliente e desenvolver grades que possam atender
às novas expectativas das empresas de uma maneira geral, não somente em relação ao modelo de
Centros de Serviços Compartilhados, mas também
para criar e desenvolver a Cultura de Serviços para
todos os profissionais, contribuindo assim para a
formação de futuros líderes servidores.
On the other hand, those who do not even touch
this subject, should start from the customer satisfaction concept and develop grids that can meet
the new expectations of business, not only in relation to the Shared Services Centers model, but
also to create and develop Service Culture for all
professionals, thereby contributing to the formation
of future servant leaders.
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SHARED Services News
Edição 50// Ano 2016
Presente nas principais regiões do Estado de São Paulo, grande parte do Estado de Minas Gerais, na região serrana do Estado do Rio de Janeiro, além do
Estado do Mato Grosso do Sul e Paraná, a Coca-Cola FEMSA, que faz parte
do Grupo FEMSA - companhia com negócios diversos no México-, representa
o maior fabricante de produtos Coca-Cola do mundo, atendendo mais de 70
milhões de consumidores no Brasil.
Completando 9 anos de existência em 2016, o Centro de Serviços Compartilhados da Coca-Cola FEMSA foi criado com o objetivo de seguir a estratégia
global do Grupo, que já tinha em 2005 inaugurado seu primeiro CSC no México, prestando serviços para o México e países da América Central. João Brodt,
Head do CSC Cola-Cola FEMSA, nos conta, em entrevista exclusiva, sobre a
estrutura do CSC brasileiro e quais são as principais ações de relacionamento
adotadas com os seus clientes.
Present in the main regions of São Paulo, much of state of Minas Gerais, in the
mountainous region of state of Rio de Janeiro, besides of Mato Grosso do Sul
and Paraná, Coca-Cola FEMSA, which is part of Group FEMSA - company with
several businesses in Mexico -, represents the largest manufacturer of CocaCola products in the world, serving more than 70 million customers in Brazil.
Completing nine years in 2016, Shared Services Center of Coca-Cola FEMSA
was created in order to follow the Group’s global strategy, which had already in
2005 opened his first SSC in Mexico, providing services to Mexico and Central
America. In an interview, João Brodt, Head of Cola-Cola FEMSA SSC, tells us
about the structure of Brazilian SSC and its main actions in client relationship.
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Edition 50 // Year 2016
ENTREVISTA
com
João Brodt
Head do CSC Coca-Cola FEMSA
Head of Financial Coca-Cola FEMSA SSC
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SHARED Services News
Edição 50// Ano 2016
Concentrado em uma única unidade na cidade de Jacareí, interior de
SP, o Centro que conta com 130
colaboradores é responsável pela
prestação de serviços exclusivamente no Brasil. A homologação
de processos e compliance foram
grandes motivadores para instalação do CSC em 2007, juntamente
com o interesse da empresa em
utilizar o Centro de forma estratégica na alavancagem de novas
aquisições, como já era realizado
no CSC do México.
Brodt conta que o escopo se
mantém praticamente o mesmo
desde o início, que conta, além do
Call Center, com cinco grandes
áreas de processos:
G
Concentrated in a single unit in
the city of Jacarei, in São Paulo
state, the Center, which has 130
employees, is responsible for
providing services exclusively in
Brazil. Approval and compliance
processes were great motivators
for SSC installation in 2007, along
with company’s interest in using
Center in a strategic way on leveraging new acquisitions, as was
already done in Mexico.
Brodt reports scope remained
the same from the beginning,
which has, in addition to Call
Center, five major process areas:
estão Interna e Externa | Internal and External Management
Responsável pelos indicadores, projetos de automação e melhoria contínua;
Responsible for indicators, automation projects and continuous improvement;
G
estão O2C | O2C Management
Responsável pelos processos referentes a contas a receber, crédito e cobrança,
arrecadação e preços;
Responsible for processes related to accounts receivable, credit and collection, levy
and pricing
48
Edition 50 // Year 2016
G
estão P2P | P2P Management
Responsável por toda parte de contas a pagar, tesouraria operacional, revisão de
faturas e gastos de viagem.
Responsible for accounts payable, operating cash flow, review of invoices and travel
expenses.
G
estão Fiscal | Tax Management
Responsável pelo compliance da área fiscal, que inclui apuração e pagamento de
impostos, declarações e obrigações assessórias.
Responsible for compliance of tax area, which includes calculation and payment of
taxes, declarations and ancillary obligations.
C
ontroladoria | Controllership
Responsável por todo ativo fixo, contabilidade transacional e custo.
Responsible for all fixed assets, transactional accounting and cost.
Relacionamento com o cliente
Customer Relationship
Brodt explica que a área de Gestão Interna e Externa, que cuida dos indicadores e melhoria contínua,
lidera também as ações de relacionamento com o
cliente, por meio de atividades rotineiras de contato com o mesmo, através de reuniões e pesquisa anual de satisfação com abrangência nacional:
“Após a apuração dos resultados, nos reunimos e
elaboramos um plano de ação de melhoria para o
nível de satisfação. Reforçamos também a comunicação com divulgação do catálogo de serviços
prestados pelo CSC e os respectivos SLAs”.
Brodt explains that the area of internal and external
management, which takes care of indicators and
continuous improvement, also leads relationship
actions with customers, through routine contact
activities with them, meetings and annual satisfaction survey with national reach: “When results are
compiled, we come together to prepare an action
plan to improve the satisfaction level. In addition,
we reinforce communication through disclosure of
the SSC’s services catalog and their SLAs.”
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SHARED Services News
Edição 50// Ano 2016
As reuniões mensais com os clientes do CSC são focadas nos gestores das áreas de negócio e, algumas vezes, nos próprios diretores das
áreas. As reuniões possuem dois focos principais: o primeiro é operacional, apresentando resultados e alinhando SLAs e indicadores. O
segundo, mais estratégico, tem o objetivo de identificar novas oportunidades, novos projetos e as necessidades das Unidade de Negócio e do
CSC para poder cumprir os SLAs.
Monthly meetings with SSC’s clients are focused on business areas
managers and, sometimes, on their own directors areas. The meetings has two main focuses: the first is operational, delivering results
and aligning SLAs and indicators. The second, more strategic, aims
to identify new opportunities, projects and needs of Business Unit and
SSC in order to fulfill SLAs.
Em 2014, o executivo conta que
houve melhora significativa do nível de satisfação do cliente, no entanto, a aquisição de duas novas
empresas pelo Grupo no mesmo
ano acabou levando a uma ligeira
queda no indicador em 2015, ano
no qual o CSC passou a absorver
os processos da área financeira
das duas empresas: “Acabamos
sentindo uma queda no nível da
qualidade percebida, mas muito
em decorrência dessa absorção, o
que reforça a necessidade de realização de um trabalho ainda mais
intenso de mudança de cultura nas
novas empresas em relação ao
funcionamento do CSC. Quando
há a aquisição de novas empresas
o trabalho de comunicação precisa ser ampliado para difundir o
valor da mudança e os benefícios
que o CSC trará. ”.
50
“Quando há a aquisição de novas
empresas o trabalho de comunicação
precisa ser ampliado para difundir o
valor da mudança e os benefícios
que o CSC trará.”
“When there is acquisition of new companies, the
communication needs to be expanded to spread the
value of change and the benefits that SSC will bring.”
In 2014, the executive said there was a significant improvement
in customer satisfaction level, however, the acquisition of two new
companies by the Group in the same year led to a slight decline
in indicator in 2015, year in which SSC absorbed the processes
of financial area of the two companies: “We feel a drop in the
perceived quality level, but a lot due to this absorption, which reinforces the need to conduct an even more intense work in changing culture related to SSC in the new companies. When there is
acquisition of new companies, the communication needs to be expanded to spread the value of change and the benefits that SSC
will bring.”.
Edition 50 // Year 2016
Segundo o executivo a resistência ao CSC é mais comum na fase inicial de transição das novas empresas,
principalmente, quando não possuíam CSC antes:
“Acredito que a resistência apresentada é causada
primeiro por causa do desconhecimento do modelo
de CSC e, segundo, pelo fato do CSC acabar retirando algumas áreas que antes ficavam sob controle do
Corporativo, tendo consequentemente menos atuação
nas atividades transacionais. ”, pondera.
According to the executive, the resistance to SSC is
more common in the early phase of transition of new
companies, especially when they did not have SSC
before: “I believe the resistance presented is caused
first because of lack of information about SSC model
and, second, because of SSC withdraw some areas
that were previously under Corporate control, and
consequently they have less acting in transactional
activities.”, he ponders.
João Brodt
Head do CSC Coca-Cola FEMSA
Head of Financial Coca-Cola FEMSA SSC
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SHARED Services News
Edição 50// Ano 2016
Perspectivas para o mercado
Market Prospects
Para Brodt o CSC se firma, mais do que nunca, como uma tendência
no mercado, principalmente diante do cenário de crise. O executivo
acredita que ano a ano o modelo de Serviços Compartilhados vem
ganhando visibilidade, se consolidando no mercado nacional sem
mais se restringir apenas a multinacionais ou empresas nacionais
de grande porte: “Empresas que não possuem, estão procurando criar Centros de Serviços, principalmente quando observamos
o momento atual. As empresas precisam cada vez mais otimizar os
seus recursos para alavancar o resultado. Hoje observo um grande
movimento de empresas que não possuem CSC buscando mudar
para esse modelo”, afirma.
For Brodt, SSC stands for, more than ever, as a trend in the market, especially considering the crisis scenario in Brazil. The executive believes every year Shared Services model is gaining visibility, being consolidated in domestic market and no longer
be restricted to multinational or large domestic companies: “Companies which do not
have, are seeking to create Services Centers, especially when we look at the present
moment. Companies increasingly need to optimize their resources to leverage results.
Today, I watch a great movement of companies, which do not have SSC, seeking to
switch to this model.” he says.
“o CSC tende a crescer, claro que não na mesma proporção,
mas ele tem que crescer sendo mais participativo na estratégia,
propondo projetos de melhorias em uma visão end-to-end”
“SSC tends to grow, of course not in the same proportion, but
it has to grow up being more involved in the strategy, proposing
improvement projects in an end-to –end view”
52
Edition 50 // Year 2016
O executivo enxerga uma mudança positiva no papel do CSC, que tem
ido além da prestação de serviços transacionais. A participação do CSC
no planejamento estratégico da Organização é considerada por Brodt um
caminho natural a ser seguido: “Principalmente, quando se trata de empresas grandes ou uma empresa em constante ascensão, o CSC tende
a crescer, claro que não na mesma proporção, mas ele tem que crescer
sendo mais participativo na estratégia, propondo projetos de melhorias em
uma visão end-to-end, agregando valor e conhecimento para toda a organização. ”, conclui.
The executive sees a positive change in SSC’s role, which has gone
beyond provision of transactional services. Brodt considers the participation of SSC in the organization’s strategic planning is a natural path
to follow: “Especially when it comes to large companies or steadily rising company, SSC tends to grow, of course not in the same proportion,
but it has to grow up being more involved in the strategy, proposing
improvement projects in an end-to –end view, adding value and knowledge to the entire organization. “, he concludes.
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SHARED Services News
Edição 50// Ano 2016
Grandes números do CSC FEMSA:
Company’s big numbers to FEMSA SSC:
Número de colaboradores FEMSA | operação Brasil
Number of employees in Femsa - Brazil operation
VOLUMETRIA
VOLUMETRY
BASE
BASE
15.379
Março 2016
March 2016
------------------------------------------------------------------------------
Número total de pagamento realizados
Total number of payments performed
324.819
Ano 2015
Year 2015
------------------------------------------------------------------------------
Número total de notas fiscais venda emitidas
Total number of sales invoices issued
14.375.038
Ano 2015
Year 2015
------------------------------------------------------------------------------
Número total de itens ativo imobilizado
Total number of fixed assets items
407.507
Março 2016
March 2016
João Brodt
Head do CSC da Coca-cola FEMSA
Head of SSC Coca-Cola FEMSA
Mais de 10 anos de experiência na área
financeira de empresas multinacionais
Formado em Engenharia pela UFSCar
Over 10 years of experience in financial area at
multinatinal companies
Graduated in Engineering from UFSCar
MBA PELA FGV
MBA from FGV
Atuou em importantes projetos de redução de
custos, implantação e homologação de sistemas ERP e integftrações de novos negócios
He worked in important cost reduction projects,
implementation and approval of ERP systems and
integration of new business.
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Edition 50 // Year 2016
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SHARED Services News
Edição 50// Ano 2016
Criando uma Operação de Serviço
com Foco no Cliente
Creating a Customer-Focused Shared Services Operation
28/03/2016 | 03/28/2016
Fonte | Source
www.peeriosity.com
Sem um foco específico e bem definido sobre o cliente, uma operação de Serviços Compartilhados é pouco mais do que um centro de
processamento interno, independentemente do tipo de serviço que
presta ou do seu nível de competência em fazê-lo. A conclusão é
que, no fim das contas, encantar o cliente em uma base consistente
e permanente é a primeira e única medida precisa para o verdadeiro
sucesso dos Serviços Compartilhados de uma organização.
Without a specific and deliberate focus on the customer, a Shared
Services operation is little more than an internal processing center, regardless of the type of services it provides or its level of proficiency in
doing so. The bottom line is that ultimately delighting the customer on
a consistent and ongoing basis is the one and only accurate measurement of a truly successful Shared Services organization.
*PeercastsTM são webcasts profissionais que apresentam as principais experiências de uma das empresas membro da
Peeriosity, estimulando uma discussão mais ampla de temas específicos. (...)
*PeercastsTM are private, professionally facilitated webcasts that feature leading member company experiences on specific topics as a catalyst for broader discussion. Access is available exclusively to Peeriosity member company employees, with consultants or vendors prohibited from attending or accessing discussion content (…)
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Edition 50 // Year 2016
os Compartilhados
Recentemente, a empresa
destaque em um Peeriosity Shared Services Leadership PeercastTM* compartilhou a sua experiência sobre a abertura de
uma nova operação de Serviços
Compartilhados que agora oferece 23 serviços através de quatro
torres de processo, com cerca de
900 funcionários. Este Peercast
analisou como a concepção e
implementação do Centro aconteceu orientada pelas necessidades do cliente, que serviram como
base para sua estratégia e configuração.
Recently, the company featured
on a Peeriosity Shared Services
Leadership PeercastTM* shared
its story on opening a new Shared
Services operation that now provides 23 services across four
process towers, with nearly 900
employees. This Peercast looked
at how the initial design and implementation took place, with particular focus on how the needs of
the customer drove its overall strategy and configuration.
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SHARED Services News
Edição 50// Ano 2016
Um componente-chave dos esforços desta companhia na criação de
uma operação de Serviços Compartilhados com foco no cliente a
partir do zero, e de seu consequente sucesso, foi a adoção de um
conjunto de práticas de Gestão de
Serviços de Tecnologia da Informação (ITSM) que foca em alinhar os
serviços de TI com as necessidades do negócio chamado ITIL (Information Technology Infrastructure
Library, sigla em inglês), originalmente desenvolvido pela Agência
de Computação Central e Telecomunicações do Governo do Reino
Unido (CCTA). Embora originalmente concebido para operações
de TI, os conceitos e metodologias
foram facilmente adaptados pela
empresa para que se enquadrasse
na criação de um Centro de Serviços Compartilhados.
A key component of this company’s efforts, and eventual success,
in creating a customer-focused
Shared Services operation from
the ground up was their adoption
of a set of practices for IT service
management (ITSM) that focuses
on aligning IT services with the
needs of the business called ITIL,
which was originally developed
by the UK Govemment’s Central
Computer and Telecommunications Agency (CCTA). While originally designed for IT operations,
the concepts and methodologies
were easily adapted by the feature company to fit with the creation of a Shared Services center.
58
Abaixo, segue a estrutura
básica da metodologia ITIL :
The basic framework of the ITIL methodology is as follows:
01
Agregar valor para o cliente, alinhando os
serviços diretamente com o que eles precisam.
Add value for the customer by aligning services
directly with what they need.
02
Ganhar eficiência e eficácia com uma abordagem comum, aproveitando uma estrutura de
melhores práticas.
Gain efficiencies and effectiveness with a common approach by leveraging a framework of
best practices.
03
Comunicar e ser entendido através da adoção de
uma linguagem comum para a criação e gestão
de serviços (internamente / externamente).
Communicate and be understood by adopting
a common language for creation and management of services (internally/externally).
Edition 50 // Year 2016
A ênfase está em fazer uma mudança importante
de processos distintos para serviços focados, o que
aumenta a capacidade da operação dos Serviços
Compartilhados.
Outro aspecto fundamental da abordagem desta
empresa para a criação de um Centro de Serviços
com foco no cliente foi o grau que eles definiram
para seus clientes. Cada um foi classificado em
uma ou mais das seguintes funções:
Emphasis is placed on making a major shift from discrete processes to focused services, which greatly
enhances the capabilities of the Shared Services
operation.
Another key aspect of this company’s approach to
creating a customer-focused service center was the
extent to which they defined their customers. Each
was classified into one or more of the following roles:
Usuário | User
Qualquer indivíduo que utiliza um serviço específico.
Any individual who uses a specific service.
Comprador | Buyer
Aqueles com conhecimento necessário para equilibrar conteúdo do serviço, níveis de
serviço e custo do serviço. Normalmente, se reporta diretamente a um executivo sênior.
Those with the expertise to balance service content, service Levels and service cost.
Typically a direct report to a senior executive.
Pagador | Payer
Aqueles que planejam, orçam, revisam e gerenciam cobranças. Normalmente,
um Controlador ou CFO.
Those who plan, budget, review, and manage chargebacks. Typically a Controller or CFO.
Stakeholder
Aqueles que estão sendo medidos pela contribuição líquida empresarial dos serviços prestados. Normalmente, executivos sêniores.
Those who are being measured on the net business contribution of the services provided.
Typically senior executives.
Parceiro do Processo | Process Partner
Organizações em que o prestador seja dependente da entrega end-to-end de um serviço,
tais como TI, plataforma de ERP, fornecedores e vendedores.
Organizations which the provider is reliant upon for the end-to-end delivery of a service,
such as IT, ERP platform, suppliers, and vendors.
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SHARED Services News
Edição 50// Ano 2016
Revendo agora os resultados de uma pesquisa relacionada, criada usando a tecnologia Peeriosity iPolling TM*, a primeira pergunta observa onde os Serviços Compartilhados poderiam ganhar valor máximo
pelo aumento do envolvimento do cliente. “Trabalhando em conjunto com os clientes em questões de eficiência / qualidade” foi a resposta mais popular, com
33% das empresas respondendo desta maneira, seguido por “Através do desenvolvimento / melhoria dos
relacionamentos com os indivíduos” com 24%.
Reviewing now the results of a related poll created
using Peeriosity’s iPollingTM* technology, the first
question looked at where Shared Services could
gain the most value from increased customer engagement. “Working together with customers on
efficiency/quality issues” was the most popular response, with 33% of the companies responding in
that manner. This was closely followed at 24% by
developing/enhancing relationships with individuals.
Com base no atual relacionamento em geral com os clientes internos
dos serviços compartilhados, onde os serviços compartilhados poderiam ganhar valor máximo pelo maior envolvimento?
Based on the current overall relationship with Shared Services internal customers,
where could Shared Services gain the most value from increased engagement?
*iPollingTM is available exclusively to Peeriosity member company employees, with consultants or vendors prohibited from
participating or accessing content.
*iPollingTM está disponível apenas para membros da Peeriosity. Consultores ou fornecedores são proibidos de participar
ou acessar conteúdo. (...)
60
Edition 50 // Year 2016
Claramente, todas as abordagens listadas nas respostas podem impactar favoravelmente no
envolvimento do cliente e devem
ser monitoradas em uma base
regular para assegurar a devida
atenção que está sendo dada a
eles.
A segunda pergunta da pesquisa abordou o grau de satisfação
que as empresas pesquisadas
apresentaram com seu nível geral
de engajamento do cliente. Curiosamente, apenas 20% estavam
“Muito Satisfeitos”, com a maioria
(50%) sendo “Relativamente Satisfeito”. Embora pareça que algumas empresas têm feito bons progressos nesta área, a maioria tem
algum trabalho pela frente para
melhorar os níveis de engajamento com seus clientes internos.
“a maioria tem algum
trabalho pela frente para
melhorar os níveis de
engajamento com seus
clientes internos.”
the majority have some work ahead of them to improve
levels of engagement with their internal customers.
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Clearly, all of the approaches
listed in the response key can favorably impact customer engagement and should be monitored
on a regular basis to ensure adequate attention is being given to
them.
The second poll question then
addressed the degree of satisfaction that the surveyed companies had with their overall level of
customer engagement. Interestingly, only 20% were “Very Satisfied”, with the majority (50%) being “Somewhat Satisfied”. While
it appears that some companies
have made good progress in this
area, the majority have some
work ahead of them to improve
levels of engagement with their
internal customers.
61
SHARED Services News
Edição 50// Ano 2016
Grau de satisfação com o nível de envolvimento que os Serviços Compartilhados
têm desenvolvido com os clientes internos em termos gerais?
Degree of satisfaction with the level of engagement that Shared Services
has developed with internal customers on an overall basis?
Como é o foco no cliente na operação de
Serviços Compartilhados da sua empresa?
Existem oportunidades para melhorar de
forma significativa esta área crítica?
How customer-focused is your company’s Shared Services operation?
Are there opportunities to significantly improve in this critical area?
62
Edition 50 // Year 2016
Central de Serviços Compartilhados
O modo natural de todos os departamentos trabalharem juntos
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CSC
Manutenção
RH
Ofereça melhores serviços aos seus usuários!
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demandas de cada departamento. Desde 1993 e com mais
de 4.000 clientes ao redor de mundo, trabalhamos com um
jeito prático para criar ambientes colaborativos.
Nosso software é padronizado, modular e se adapta
facilmente aos processos empresariais. Não importa o
tamanho e segmento de sua empresa, TOPdesk é a
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SHARED Services News
Edição 50// Ano 2016
M
Autor | Author
Carlos Alberto D’ávila
Diretor comercial da 0800net
Comercial Director of 0800net
Centro de Serviços Compartilhados
Shared Services Center
A evolução da administração das empresas com o
uso da tecnologia se transformou. É necessária a
busca incessante por produtividade, definição de
processos de negócios eficientes, redução de custos no sentido de obter resultados cada vez mais rápidos e com respostas objetivas e precisas.
64
The management of companies’ evolution with the
use of technology has changed. It is required relentless pursuit of productivity, definition of efficient
business processes, reducing costs in order to get
results getting faster and with objective and accurate answers.
Edition 50 // Year 2016
aturidade
não se compra,
se conquista
Maturity can not be bought, it is conquered
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SHARED Services News
Edição 50// Ano 2016
Nesse sentido, o CSC – Centro de Serviços Compartilhados se apresenta como uma forte alternativa e tendência do mercado. Embora ainda
desconhecido por algumas empresas do país, é muito utilizado, inclusive
por instituições públicas em países do primeiro mundo como uma forma de
redução de custos e obtenção de resultados e busca da eficiência e diminuição da rejeição (retrabalhos).
In this way, the SSC - Shared Services Center stand as a strong alternative and market trend. Although still unknown by some companies in
the country, it is widely used, including by public institutions in first world
countries as cost-cutting way and getting results and the pursuit of efficiency and reduction of rejection (reworks).
O uso de CSC no Brasil
The use of SSC in Brazil
No Brasil essa expansão tem andado mais lentamente. Na realidade aqui tudo é mais lento. Entretanto, empresas de fora que aqui
se estabelecem já procuram criar
essa estrutura administrativa. Segundo a revista Fortune, o CSC é
utilizado hoje em dia por 90% das
100 maiores empresas relacionadas pela revista.
Se é bom para as grandes empresas, por que não usar em empresas de menor porte para reduzir
custos, aumentar produtividade e
melhorar a eficiência?
In Brazil, this expansion has been
slower. Actualy, outside companies that settle down here, seek
to create this administrative structure. According to Fortune magazine, 90% of the 100 largest companies listed by the magazine
uses SSC today.
If it is good for big business why
not to use in smaller companies
to reduce costs, increase productivity and improve efficiency?
CSC CSCCS
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Edition 50 // Year 2016
Por que administrar sua empresa com um CSC?
Why manage your company with a SSC?
Ninguém é pequeno o suficiente
para não ser organizado e procurar
eficiência. Normalmente os administradores das empresas buscam
adquirir equipamentos que agilizem
a produção, mas como qualificar e
mensurar os processos de negócios
e a relação com os clientes externos
e internos? Atender bem é só produzir no prazo, faturar e entregar? E o
pós-venda como é feito? Existe um
processo ou o cliente que sempre
acaba ligando para reclamar?
Como medir a capacidade dos
serviços internos de uma empresa?
As atividades administrativas são
feitas de forma a garantir a rastreabilidade e auditoria ou é necessária
a busca por informações em e-mails
espalhados nas caixas de entrada
dos colaboradores? Existem painéis
com informações de controle de prazos (SLA interno) das entregas e dos
serviços entre os departamentos?
As atividades recorrentes são agendadas e gerenciadas ou dependem
da lembrança dos funcionários para
serem executadas?
No one is small enough not to be
organized and to seek for efficiency. Usually the companies managers seek to acquire equipment that
provides agility to the production but
how to qualify and measure business processes and the relationship
with internal and external customers? Does a good service mean
only to produce on time, bill and deliver? And how is after-sales done?
Is there a process or the customer
always has to call to complain?
How to measure the capacity of
the internal services of a company?
Are administrative activities done in
order to ensure the traceability and
audit or is it necessary to search
the information in e-mails around
the inboxes of the employees? Are
there panels with deadline control
information (internal SLA) of deliveries and services between departments? Are the recurring activities
scheduled and managed or do they
depend of the memory of the employees to run?
SC CSCCSC
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67
SHARED Services News
Edição 50// Ano 2016
Produtividade no Brasil
Productivity in Brazil
O tempo no escritório é valioso, cada minuto perdido é prejuízo. Ainda perdemos
tempo e dinheiro com ferramentas desconexas, que não geram informações de
métricas com processos repetitivos que não geram valor nem inteligência. Um trabalhador brasileiro produz, acreditem é estatística, quatro vezes menos que um trabalhador americano. Quando comparado ao alemão, é quase a goleada do futebol.
Produzimos 6 vezes menos. E eles trabalham apenas 38 horas por semana. É importante ter em mente que é responsabilidade da empresa fornecer as ferramentas
adequadas aos seus colaboradores com foco em produtividade, aumento da eficiência, redução de custos aos seus colaboradores.
Time in the office is valuable. Every minute lost is a loss. We still waste time and
money with disjointed tools, which do not generate metrics information with repeatable processes that do not generate value or intelligence. A Brazilian worker
(believe it, it is proven with statistics) produces 4 times less than an American
worker. When compared to German, is almost the football drubbing. We work 6
times less and they work just 38 hours a week. It is important to keep in mind that it
is the company’s responsibility to provide the right tools with a focus on productivity, the increase in efficiency, the reduced costs to their collaborators.
“O tempo no escritório é valioso, cada
minuto perdido é prejuízo.”
Time in the office is valuable. Every minute lost is a loss
68
Edition 50 // Year 2016
“Hoje, a busca pela automação dos
processos é o grande desafio.”
Today, the search for process automation is the great challenge.
A melhoria do padrão de vida das pessoas está relacionada com a produtividade e
resultados obtidos nas empresas onde elas trabalham. É o conjunto de empresas de
uma sociedade e os resultados que essas organizações obtêm nos seus negócios
que refletem a remuneração dos seus colaboradores. Um CSC auxilia na busca
desses resultados. A maturidade de um CSC, está até hoje, definida pela capacidade de atribuir valores aos serviços prestados, porém, isso não basta mais. Hoje, a
busca pela automação dos processos é o grande desafio.
Temos que trazer para os processos de negócios a mesma capacidade de automação realizadas nas linhas de produção com robôs, com um baixo custo.
The improvement of people standard of living is related to the productivity and
results in the companies where they work. It is the group of companies of a society and the results that those organizations get in their business that reflect the
remuneration of its employees. A SSC assists in the search for these results. The
maturity of a CSC is today defined by the ability to assign values to the services
but this is not enough anymore. Today, the search for process automation is the
great challenge.
We have to bring to the business processes the same automation capabilities
made on production lines with robots, with a low cost.
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SHARED Services News
Edição 50// Ano 2016
Feds concede mais 383,8 milhões de dólares
aos Serviços Compartilhados
para completar a consolidação de TI
Fotografias: Hill Times por Jake Wright | The Hill Times photographs by Jake Wright
Feds give Shared Services extra $383.8-million to complete IT consolidation
Judy Foote, Ministra de Serviços Públicos e Aquisição e Michael Ferfuson, Auditor Geral. Os liberais estão aumentando
o orçamento dos Serviços Compartilhados nos próximos dois anos. O orçamento estima que, embora o montante total
seja disponibilizado ao longo dos dois anos, cerca de $126 milhões serão gastos no primeiro ano, e $95 milhões no
segundo, deixando $162,8 milhões para os anos seguintes.
Public Services and Procurement Minister Judy Foote and Auditor General Michael Ferguson. The Liberals are increasing Shared Services’ budget over the next two years. The budget estimates that although the total amount will be made
available over the two years, around $126-million will be spent in the first year, and $95-million in the second, leaving
$162.8-million to be carried over into years following.
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Edition 50 // Year 2016
O governo federal do Canadá está dando
aos Serviços Compartilhados um adicional
de $383,8 milhões ao longo dos próximos
dois anos fiscais para as iniciativas de consolidação da TI que está bastante atrasada
propondo uma consolidação ainda maior de
todo o governo, sintetizando os recursos humanos, gestão financeira e de informações
do governo todo, além da incorporação em
curso de TI.
Anunciado em 22 de março, o incremento no orçamento foi defendido pelo governo
liberal, sob o argumento da necessidade de
investimento em tecnologia da informação
em sua estrutura, dando destaque aos desafios apontados no relatório do segundo
semestre de 2015 do Auditor Geral do Canadá (Fall Auditor General’s report).
“Investir em sistemas críticos é essencial
para garantir que o governo possa cumprir
estes objetivos e proporcionar serviços de
alta qualidade para os canadenses”, diz a
leitura do orçamento.
The federal government is giving Shared
Services Canada an additional $383.8-million over the next two fiscal years towards
the department’s massively delayed IT consolidation initiatives, and is proposing to take
government-wide consolidation further by
amalgamating government-wide human resources, financial and information management, in addition to the ongoing IT merger.
Announced in the Tuesday, March 22
budget, under the banner of “investing in
government information technology” the Liberal government highlighted the challenges
identified in the Fall Auditor General’s report as reasoning for the boost to their back
pocket.
“Investing in mission critical systems is essential to ensuring that the government can
meet these objectives and provide high-quality services to Canadians,” the budget reads.
Autor | Author
Rachel Aiello
Fonte | Source
www.hilltimes.com
www.institutodegestao.com.br
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SHARED Services News
Edição 50// Ano 2016
Os $383,8 milhões estão sendo fornecidos em regime de caixa
ao longo dos anos de 2016 / 2017
e 2017/2018 para o CSC “apoiar a
transformação dos sistemas de TI,
dos centros de dados e redes de
telecomunicações do governo.”
O orçamento estima que, embora o montante total seja disponibilizado ao longo dos dois anos, cerca de $126 milhões serão gastos
no primeiro ano, e $95 milhões no
segundo, deixando $162,8 milhões
para os anos seguintes.
The $383.8-million is being provided on a cash basis over 201617 and 2017-18 to SSC to “support
the transformation of government
IT systems, data centres and telecommunications networks.”
The budget estimates that
although the total amount will
be made available over the two
years, around $126-million will
be spent in the first year, and
$95-million in the second, leaving
$162.8-million to be carried over
into years following.
Recentemente, os executivos de
Serviços Compartilhados do Canadá e do Conselho do Tesouro
foram questionados pelos parlamentares sobre as conclusões do
relatório do Aud AG, que concluiu
que o departamento não foi capaz
de demonstrar adequadamente
que estava poupando dinheiro
ou melhorando os serviços de TI,
além do fato de não ter qualquer
plano estratégico geral e acordos
de serviço estabelecidos com
seus departamentos parceiros.
Esse maior investimento será,
além do orçamento previsto do
departamento para 2016-17, de
$1,55 bilhões.
A Ministra de Serviços Públicos e Aquisição Judy Footeque
supervisiona o departamento disse que o governo está comprometido na entrega do programa.
72
Recently, executives from Shared
Services Canada and Treasury
Board were grilled by MPs over the
findings in the AG’s report, which
included that the department was
unable to adequately demonstrate
it was saving money or improving
IT services, that it had no overall
strategic plan, and it did not set out
explicit service agreements with its
partner departments.
This boost of cash will be in addition to the department’s planned
budget for 2016-17 of $1.55-billion.
Public Services and Procurement Minister Judy Foote who
oversees the department has said
the government is committed to
delivering on the program.
Edition 50 // Year 2016
(...)Os Serviços Compartilhados do Canadá também estarão atualizando seu plano de transformação no
outono de 2016. Neste momento, ele disse que estão consultando os CIOs entre os departamentos e estão tendo uma conversa sobre o escopo, andamento e custo daqui para frente.
(…)Shared Services Canada will also be updating their transformation plan in fall 2016. Right now he said
they are consulting chief information officers across departments and are having a conversation about the
scope, pace, and cost going forward.
Todas as três principais iniciativas do departamento estão
atrasadas ou possuem problemas relatados. São elas:
01
Consolidação de sistemas de e-mail de todo o governo para your.email@canada.gc.ca;
02
Fusão de 485 centros de dados, que abrigam grandes sistemas de computação e servidores do governo, em sete ou menos centros de dados corporativos;
03
Simplificação das redes governamentais
All three of the department’s main initiatives:
01
consolidating government-wide email systems to the your.email@canada.gc.ca
02
merging 485 data centres that house large computing systems and government servers into seven or fewer enterprise data centres
03
and streamlining government networks are all behind schedule and where
the consolidation has happened, there are problems being reported
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SHARED Services News
Edição 50// Ano 2016
Liberais propõem fusão do RH, gestão financeira e
de informação de todo o governo, financeira e de
gestão de informação.
Além da incorporação contínua dos sistemas
de TI, neste orçamento, o governo também propõe
transformar seus sistemas de backoffice.
O orçamento destaca que os departamentos e
agências governamentais atualmente têm suas próprias plataformas de gestão de recursos humanos,
gestão financeira e gestão da informação (...)
Liberals propose amalgamating government-wide
HR, financial and information management.
In addition to the ongoing amalgamation of government IT systems, the government in this budget
is also proposing transforming government back office systems.
The budget highlights that government departments and agencies currently have their own human
resources management, financial management and
information management platforms (…)
“O orçamento de 2016 propõe $75,2 milhões
ao longo de dois anos”
“Budget 2016 proposes $75.2 million
over two years”
O orçamento de 2016 propõe $75,2 milhões ao longo de dois anos para apoiar a substituição destas
plataformas com os sistemas de todo o governo. A
maior parte deste, $70 milhões, está prevista para
ser gasto em 2016-17, e o restante, $5 milhões, em
2017-18.
O governo prevê que a iniciativa resulte em “custos anuais significativamente mais baixos para operar e manter essas funções”, na prática o mesmo
sentimento que o governo conservador passado
tinha em 2011, quando firmou os Serviços Compartilhados do Canadá.
74
Budget 2016 proposes $75.2-million over two years
to support the replacement of these platforms with
government-wide systems. The bulk of this, $70-million is planned to be spent in 2016-17, and the remaining $5-million in 2017-18.
The government anticipates this initiative to result
in “significantly lower annual costs to operate and
maintain these functions” which is much the same
sentiment that the past Conservative government
had in 2011 when it formed Shared Services Canada.
Edition 50 // Year 2016
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SHARED Services News
Edição 50// Ano 2016
Tyco abre nova sede global e centro
de serviços de negócios na Irlanda
Tyco opens new global headquarters and business service center in Ireland
Autor | Author
Richard Law
Fonte | Source
www.sharedserviceslink.com
Em janeiro de 2014, a Tyco International plc, trabalhando em parceria com a IDA Ireland, anunciou
planos para estabelecer um centro de serviço global de negócios
e contratar mais de 500 funcionários em três anos para possibilitar
a entrega consistente e eficiente
de diversos processos de seus
negócios, incluindo fornecimento e aquisições, atendimento ao
cliente, pesquisa e desenvolvimento, tecnologia da informação
e finanças.
Mais tarde daquele ano, a Tyco
também mudou seu local de incorporação para a Irlanda. Agora, a empresa marcou a abertura
da sua nova sede global e do seu
centro de serviços de negócios
no One Albert Quay em Cork, Irlanda, com uma cerimônia para
mais de 400 convidados. Cerca
de 250 funcionários estão, agora,
trabalhando no novo edifício.
In January 2014, Tyco International plc, working in partnership with
IDA Ireland, announced plans to
establish a global business service
center and hire more than 500 employees over three years to provide
consistent, efficient delivery of several processes for its businesses,
including sourcing and procurement, customer service, research
and development, information
technology and finance.
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Later that year, Tyco also shifted
its place of incorporation to Ireland. Now Tyco has marked the
opening of its new global headquarters and business service
center at One Albert Quay in
Cork, Ireland, with a ceremony for
more than 400 guests. Approximately 250 employees are now
working in the new building.
Edition 50 // Year 2016
“Estamos extremamente satisfeitos com a rapidez com que esta unidade impressionante se tornou uma realidade com a ajuda de muitos
parceiros no governo, setor privado e setor acadêmico na área de
Cork e em toda a Irlanda”, disse George R. Oliver, CEO da Tyco. “O
centro já está produzindo resultados sólidos e tem se integrado na estrutura da comunidade Cork. Estamos ansiosos para que a empresa
se torne um empregador e parceiro de referência na Irlanda e continue
a fazer contribuições significativas como um cidadão corporativo.”
“We are extremely pleased with how quickly this impressive facility
has become a reality with the help of many partners in the government, private and academic sectors in the Cork area and throughout Ireland,” said Tyco Chief Executive Officer George R. Oliver. “The
center is already producing strong results and has woven into the fabric of the Cork community. We look forward to becoming an employer
and partner of choice in Ireland and continuing to make significant
contributions as a corporate citizen.”
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SHARED Services News
Edição 50// Ano 2016
Consultoria em Gestão
e Serviços Empresariais
Negócio:
•
•
•
•
•
Diagnóstico e Análise de Cenários
Arquitetura Organizacional
Modelos de Governança e Gestão
Alinhamento da Estratégia e Gestão
Gestão da Mudança e Impactos Organizacionais
Negócio: Conhecimento de
Tecnologia de Gestão e
experiência de mercado como
bases para o diferencial
competitivo
Processos e Serviços Compartilhados (CSC):
Processos: Soluções em
Redesenho e Serviços
Compartilhados (CSC) que
melhoram níveis de serviço e
geram resultados
• Redesenho e Implantação de Processos
• Desenho, Projeto e Implantação de Serviços
Compartilhados (CSC)
• Modelos de Gestão da Demanda
• Soluções Integradas e
Automatização de Processos
• Big Data Analytics
Pessoas:
• Avaliações
• Desenvolvimento de Pessoas e
Equipes
• Coaching Individual e Sistêmico
• Cultura e Gestão da Mudança
• Bem-estar e Redução de Stress
• Pesquisas em Emoções e Comportamentos
• Workshops e Treinamentos
www.consulpaz.com
contato@consulpaz.com
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Pessoas: Interação que
promove novas ideias,
desenvolvimento e sinergia
em grupos de trabalho
Tel. RS: +55 51 2102 0351
Tel. SP: +55 11 2348-5395
Fax: +55 51 3754 2028
Edition 50 // Year 2016
[EVENTOS | EVENTS]
The 16th Annual European Shared
Services & Outsourcing Week
19th Annual Australasian Shared
Services & Outsourcing Week
Data: 24/05/2016 – 26/05/2016
Local: Dublin, Irlanda
Data: 15/06/2016 – 17/06/2016
Local: Melbourne, Austrália
Date: 06/15/2016 – 06/17/2016
Place: Melbourne, Australia
Date: 05/24/2016 – 05/26/2016
Place: Dublin, Ireland
Shared Services Leadership Forum 2016
Data: 18/05/2016
Local: São Paulo, Brasil
Date: 05/18/2016
Place: São Paulo, Brazil
Shared Services for Finance &
Accounting
Data: 20/06/2016 – 22/06/2016
Local: Texas, Estados Unidos
Date: 06/20/2016 – 06/22/2016
Local: TX, United States
SSO Suzhou 2016
Data: 21/06/2016 – 22/06/2016
Local: Suzhou, China
Date: 06/21/2016 – 06/22/2016
Place: Suzhou, China
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SHARED Services News
Edição 50// Ano 2016
SHARED
SERVICES NEWS
COORDENAÇÃO EDITORIAL|Editorial Coordination
Lara Pessanha
Priscilla Mondo
Vanessa Saavedra
REVISÃO|Review
Lara Pessanha
Priscilla Mondo
Tais Nascimento
DIAGRAMAÇÃO|Layout
Izabel Thimoteo
COLABORAÇÃO|Collaboration
João Brodt
Karla Brazil
Tais Nascimento
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Shared Services News | Edição 50
Em sua 50ᵃ edição, a Shared Services News tem como pauta principal as principais ações adotadas pelos Centros de Serviços Compartilhados para consolidação de sua imagem frente aos seus clientes internos.
O artigo “Pesquisas de Satisfação: Como entender melhor a visão dos clientes internos?” aborda a importância da adoção da ferramenta para um planejamento mais efetivo de ações de melhoria. Destaque também para o artigo “Engajando meu Cliente Interno através do Strategic Sourcing” que apresenta o uso da metodologia como estratégia para aproximar a Área de Suprimentos do CSC com as Unidades de Negócio, dando maior visibilidade e promovendo maior engajamento no processo de compras. Além da entrevista com João Brodt, Head do CSC Cola-Cola FEMSA, você ainda confere notícias, artigos e muito mais!
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