Nesta edição confira as principais tendências do mercado | In this issue check the main market trends
SSNews | Edição 48
Novembro-Dezembro | November-December
thyssenkrupp
Filipe Aguinsky, Diretor Financeiro da área
de negócios Elevator Technology
da thyssenkrupp para o Brasil,
fala sobre o escopo inovador
do CSC da companhia.
Filipe Aguinsky,
Finance Director at
thyssenkrupp Elevator
Technology business
in Brazil, talks about the
innovative scope of the
company’s SSC.
Gestão da Rotina e Inovação
Innovation and Routine Management
Como evoluir a produtividade dos CSCs
How to evolve the SSCs productivity
Serviços Compartilhados
Shared Services
Qual o futuro dos CSCs?
What is the Shared
Services future?
Lean Office
Os desafios e benefícios da implementação
da metodologia nos CSCs
Challenges and benefits
of methodology implementation in SSCs
So�wares para Centrais de Atendimento
Portal de Serviços | Workflow | BPM
Service Desk e Central de Atendimento
Gerenciamento de Solicitações e Chamados.
Escalamento e no ficações via e-mail e SMS.
Portal de Autosserviço
Interface via Web ou Disposi vos Móveis.
Intui va, fácil de ser usada por toda a organização.
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SHARED Services News
Edição 48 // Ano 2015
Sumário
Summary
8
20
Desafios e Benefícios da
Implementação do Lean Office
em CSCs do País
Challenges and benefits of Lean
Office implementation in SSCs
of the Country
Neste artigo a equipe da SSNews aborda
a importância da adoção do Lean Office
nos Centros de Serviços, apontando as
principais vantagens da metodologia, que
tem como principal objetivo o aumento
da produtividade através da economia de
tempo e eliminação de desperdícios.
In this article the SSNews team
discusses the importance of adopting
the Lean Office in Services Centers,
pointing out the main advantages of the
methodology, which aims to increase
productivity through eliminating waste
and saving time.
4
Serviços Compartilhados – o
que será de você?
Shared Services - what will
become of you?
32
Evolução da produtividade
em CSCs através da Gestão
da Rotina e da Gestão por
Inovação
Development of productivity
Abordando as tendências do mercado
in SSCs by the Routine
de Serviços Compartilhados, este artigo
Management and the Innovation
resume pontos fundamentais para
Management
os tomadores de decisão dos CSCs,
tratando temas como escopo, principais
responsabilidades e novos desafios
Como a adoção de tecnologia e
para os Centros.
melhores práticas podem trazer
melhorias nos processos do CSC,
Talking about Shared Services market
promovendo assim, o aumento do nível
trends, this article summarizes key
de produtividade das empresas.
points for the SSC decision makers,
addressing topics such as scope, main How the adoption of technology and
responsibilities and challenges for the
best practices can bring improvements
Centers.
in SSC processes, increasing
productivity level of companies.
Edition 48 // Year 2015
40
56
49
52
Entrevista | Interview:
thyssenkrupp
IEG realiza Primeira Missão
Técnica Internacional de CSC
O CSC da thyssenkrupp elevadores
do Brasil é um dos mais inovadores
do mercado, com um escopo
diversificado que você poderá
conferir nesta entrevista com Filipe
Aguinsky, Diretor Financeiro da área
de negócios Elevator Technology da
thyssenkrupp para o Brasil.
IEG heldsits first SSC
international technical mission
thyssenkrupp Brazil Elevators SSC
is one of the most innovative on the
market with a diverse scope that
you can check in this interview with
Filipe Aguinsky, Finance Director at
thyssenkrupp Elevator Technology
business in Brazil.
BRF agiliza formalização
de contratos com uso de
assinatura digital
BRF facilitates formalization of
contracts with digital signature
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60
Sicredi premiada pela Oracle
Sicredi awarded by Oracle
Serviços Compartilhados
precisam de um caminho mais
claro
Shared services need a clearer
road map
5
Você sabia que o seu Centro de Serviços
Compartilhados pode ser suportado pelo
Microsoft Dynamics CRM?
SLA
Configuração dos tempos,
atividades, áreas resolutivas
e alertas entorno das
solicitações de serviço.
SLA
CONNECTOR
Completa as solicitações de
serviço trocando dados com
outros sistemas da empresa.
SCRIPT
TOOLS
SCRIPT TOOLS
Padronização e abertura
das solicitações de
serviço, direcionamento
dos analistas de
atendimento e
elaboração de pesquisas
de satisfação.
CONNECTOR
MOBILE
LIVECHAT
MOBILE
Abertura, acompanhamento e
aprovação de chamados via
dispositivos móveis.
LIVECHAT
Abertura e
acompanhamento dos
chamados via chat on-line.
PORTAL
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para criar uma solução específica para Centros de Serviços Compartilhados, que
promove redução de custos, ganhos de eficiência e produtividade através da
visão end-to-end, permitindo o aumento no controle dos processos, melhoria
contínua na qualidade das operações e satisfação dos clientes.
Editorial
Tendências | Trends
Na última edição de 2015, a equipe da SSNews
foi em busca das principais tendências e
temas relevantes do mercado de Serviços
Compartilhados, trazendo em seu artigo principal
“Desafios e Benefícios da Implementação do
Lean Office em CSCs do País” a importância da
adoção do Lean Office e as principais vantagens
de sua aplicação nos Centros de Serviços
Compartilhados.
In the last issue of 2015, the SSNews team went
in search of the key trends and relevant topics
of Shared Services market, bringing in its main
article “Challenges and benefits of Lean Office
implementation in SSCs of Brazil” the importance
and main advantages of adoption of Lean office
by Shared Services Centers.
Still addressing the main trends, this issue also
gives you the article “Shared Services - what will
Ainda abordando as principais tendências, nesta become of you?”and “Development of productivity
edição você também confere os artigos “Serviços in SSCs by the Routine Management and the
Innovation Management”.
Compartilhados – o que será de você? ” e
“Evolução da produtividade em CSCs através da
Filipe Aguinsky, Finance Director at thyssenkrupp
Gestão da Rotina e da Gestão por Inovação”.
Elevator Technology business in Brazil, speaks
in an exclusive interview about the innovative
Filipe Aguinsky, Diretor Financeiro da área de
scope of the company’s SSC, which is part of the
negócios Elevator Technology da thyssenkrupp
para o Brasil, fala em entrevista exclusiva sobre thyssenkrupp Group, one of the global leaders in
o escopo inovador do CSC da empresa, que faz the elevator industry.
parte do Grupo thyssenkrupp, um dos líderes
mundiais no segmento de elevadores.
Boa leitura!
Equipe SSNews
Have a good read!
SSNews Team
A metodologia Lean Office (ou, em
português, Escritórios Enxutos)
vem sendo utilizada por um número cada vez maior de empresas a
fim de atenderem a crescente demanda em se tornarem Lean, ou
seja, eliminarem os desperdícios
e “enxugarem” seus processos. A
metodologia é baseada principalmente na aplicação de princípios
originários do Lean Manufacturing
nas atividades administrativas das
organizações.
O modelo Lean Manufacturing é
creditado de ter sido originado na
fábrica de automóveis Toyota, logo
após a Segunda Guerra Mundial. O
sistema possui como objetivo principal o aumento da produção através
da eliminação de sobras. Em uma
fábrica, este ponto pode ser visualizado com maior facilidade,
uma vez que é possível observar
os desperdícios de matéria-prima,
por exemplo, durante a confecção
de um produto final.
The Lean Office methodology has
been used by an increasing number
of companies in order to attend the
growing demand of the companies
to become Lean, in other words,
eliminating waste and “reducing”
its processes. The methodology
is mainly based on the application
of Lean Manufacturing originating
principles in organizations’ administrative activities.
The Lean Manufacturing model is
credited to have its origins at the
car manufacturer Toyota, just after
the Second World War. The system has as main objective the increase of production by eliminating
waste. In a factory, this point can
be easilynoticed, since it is possible to observe the waste of raw
material, for example, during the
making of a final product.
Autores | Authors
Marcelo Guimarães | Lorena Regis
Instituto de Engenharia de Gestão (IEG)
Edition 48 // Year 2015
esafios
e Benefícios
da Implementação do Lean Office
em CSCs do País
Challenges and benefits of Lean Office implementation in SSCs of the Country
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9
SHARED Services News
Edição 48 // Ano 2015
Article
Entretanto, quando o modelo é transferido para o
mundo empresarial, identificar o desperdício não é
tão simples. São necessárias técnicas e adaptações
do modelo original, porém, ainda que exista certo
nível de complexidade na adoção do sistema, o
modelo possibilita diversas vantagens e benefícios
para as empresas. Entre eles, os mais notórios são:
However, when the model is transferred to the
business world, identifying waste is not so simple.
Techniques and adaptations of the original model are
necessary, but, despite a certain level of complexity
in the adoption of the system, the model provides
several advantages and benefits for companies.
Among them, the most notable are:
Identificação
de desperdícios
Waste identification
A eliminação de desperdícios é o principal objetivo do Lean
Office. Através da identificação de etapas de processo
desnecessárias, a empresa é capaz de traçar uma estratégia
para simplificá-lo ou alterar uma determinada fase deste. Podendo até mesmo retirá-lo completamente, caso seja diagnosticado como desnecessário.
Waste elimination is the main goal of Lean Office. By identifying unnecessary steps of a process, the company is able to
plan a strategy to simplify it or to change a particular stage of
it. It may be even completely removed,in case of been diagnosed as unnecessary.
Ao implementar o modelo, os responsáveis pelas áreas armazenam documentos que registram cada processo realizado
pelas mesmas. Como consequência deste severo controle, os
funcionários possuem uma base sólida de dados que proporciona um rápido acesso a informações sobre as etapas que
compõem o processo em geral, permitindo assim que os
funcionários realizem suas atividades com menores chances
de erros.
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Gestão
do conhecimento
Knowledge Management
Lean Office implementation in SSC
Edition 48 // Year 2015
During the implementation of the model, areas’ responsible store
documents that records each process performed by them. As a
result of this strict control, employees have a solid database that
provides quick access to information related to the steps that
composes the overall process, allowing employees to execute their
activities with lower chances of errors.
Melhor aproveitamento
maior eficiência
Better use and improve efficiency
A melhoria no desempenho da empresa é uma consequência
de um conjunto de benefícios proporcionados pela adoção
do Lean Office. Através da revisão dos processos, é possível
detectar pontos desnecessários nos mesmos ou que podem
ser realizadas de maneira mais rápida e eficiente, fazendo
com que os colaboradores da organização tenham um melhor
aproveitamento de suas jornadas de trabalho ao realizar uma
maior quantidade de tarefas no dia a dia.
Redução de Custos
The improvement in company’s
performance is a consequence of a
set of benefits provided by the Lean
Office model adoption. By revision
of the processes, it is possible to
detect unnecessary points on it
or points that can be performed
quickly and efficiently, allowing
organization’s employees to have
a better use of their working hours
by executing a greater number of
tasks on the day.
Cost Reduction
Redução de Custos é a verdadeira
razão pela qual muitas empresas
despertam seus interesses pela
utilização de metodologias como o
Lean Office. A melhoria dos fluxos
de processos resulta em diversas
vantagens para a empresa, sejam
elas diretas ou indiretas.
Pode-se citar a economia nos
custos com insumos ou recursos diretos como uma vantagem
direta, como, por exemplo, a
redução da quantidade de materiais de escritório ou políticas de
redução de energia.
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Além disso, a vantagem indireta pode ser exemplificada
na melhoria de um determinado processo, possibilitando a redução da demanda
de funcionários para a realização de uma atividade.
11
SHARED Services News
Edição 48 // Ano 2015
Artigo
Cost reduction is the real reason why many companies arouse interests in the use of methodologies
such as Lean Office. The improvement of process
flows results in several advantages for the company, whether direct or indirect. It can be mentioned
the cost savings with direct resources as a direct
advantage, as an example, the reduction of office
supplies number or power reduction policies. Moreover, the indirect advantage may be exemplified as
a process improvement, enabling the reduction of
staff demand for executing an activity.
De acordo com uma pesquisa realizada com empresas de um dos Grupos de discussões sobre
Serviços Compartilhados do Brasil, aproximadamente 70% dos CSCs aplicam a metodologia Lean
Office em seus processos. Os benefícios relacionados ao aumento de produtividade sem a necessidade de um aumento proporcional de colaboradores e à redução de custos são os mais buscados
pelas empresas. Isto pode ser uma consequência
do atual cenário econômico brasileiro, em que as
empresas estão cada vez mais agressivas na busca por redução de custos.
According to a research performed with companies
of a Brazilian Shared Services discussion group,
approximately 70% of SSCs applies the Lean Office methodology in their processes. The benefits
related to productivity raise without requiring a proportional increase of employees and to reduced
costs are the most sought by companies. This may
be a consequence of the current economic environment in Brazil, where companies are more and
more aggressively looking for cost savings.
12
O CSC da sua empresa
utiliza o modelo Lean Office?
*Does your company SSC uses the Lean
Office model?
Sim | Yes
70%
Não | No
30%
Implantação do Lean Office em CSC
É importante ressaltar que diferente de algumas
metodologias adotadas pelas empresas, o Lean
Office não possui uma receita com o passo a passo
de como tornar o escritório enxuto de forma rápida,
pois cada empresa pode traçar uma estratégia
diferente para atingir um objetivo esperado. Apesar
de não existir um guia para a implantação do
modelo, existem algumas ferramentas comuns
utilizadas. Segundouma pesquisa realizada com
empresas de um dos Grupos de discussões sobre
Serviços Compartilhados do Brasil, a metodologia
mais utilizada atualmente pelas empresas é o
Ciclo PDCA, o que pode ser explicado devido ao
seu baixo nível de complexidade e alta eficácia
proporcionada.
Edition 48 // Year 2015
It is important to give prominence that, unlike
some methodologies adopted by companies, the
Lean Office does not have a step by step recipe
of how to make the office quicklylean, since
each company can trace a different strategy to
achieve an established goal. Although there is
not a guide to the model implementation, there
are some common tools used. According to a
business survey performed with companies of
a Shared Services discussion group in Brazil,
the methodology currently used by most of the
companies is the PDCA cycle, which can be
explained due to its low level of complexity and
high efficiency provided.
82% Ciclo PDCA | PDCA Cycle
55% Espinha de Peixe / Diagrama de Ishikawa
Fishbone / Ishikawa Diagram
Diagrama de Pareto | Pareto’s Diagram
36% 5S
SIPOC | SPIPOC
27% Mapeamento do Fluxo de Valor (Diagrama AV NAV)
AV NAC Diagram
18% Outros | Others
9% Kaizen
Metodologias e ferramentas
de Melhoría Contínua
mais aplicadas no dia a dia
dos CSCs
*Continuous improvement methodologies and most
applied tools in everyday life of SSCs
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SHARED Services News
Edição 48 // Ano 2015
Article
9%
Escritório de
Projetos
Projects Office
36%
Outros
Others
55%
Planejamento
e Gestão
Management and planning
Área responsável pela gestão do Lean Office/
Melhoria Contínua nos CSCs
*Responsible area for Lean Office/
Continuos Improvement management in SSCs
Como estratégia para a implantação do Lean Office,
as empresas optam por avançar aos poucos. Isto é,
ao invés de implantar o modelo enxuto em toda a
empresa de uma única vez, este processo é dividido
estrategicamente em implementação por áreas.
Ainda em conformidade com a mesma pesquisa,
a área Financeira é aquela em que a metodologia
Lean Office é mais aplicada pelas empresas.
14
Outro fator que vale a pena ser ressaltado é a
área responsável pela Gestão do modelo nos
CSCs das empresas. Conforme o levantamento
realizado pelo Instituto de Gestão (IEG), em
mais da metade das empresas (55%) a área
de Planejamento e Gestão é a incumbida da
gestão do Lean Office no CSC.
Lean Office implementation in SSC
Edition 48 // Year 2015
As a strategy for the Lean Office implementation, companies choose to move slowly.
That is, rather than deploying lean model across all company at once, this process
is divided strategically in implementation by areas. In further accordance with the
survey, financial area is the one in which Lean Office methodology is most applied
by companies.
Another factor that is worth being highlightedis the area responsible for the model
management in companies SSCs. According to a survey conducted by Management
Institute (IEG), more than a half of the companies (55%) have the area of Planning
and Management is responsible for the Lean Office management in the SSC.
Em geral, as empresas que adotaram o
sistema de Lean Office estão satisfeitas
com os resultados obtidos. Entretanto,
assim como em qualquer metodologia
ou prática aplicada no dia a dia,
sempre existem desafios e dificuldades,
principalmente quando se trata de algo
que afeta diretamente a cultura ou os
processos da empresa. O desafio mais
apontado pelas empresas que adotam o
modelo é a Gestão da Mudança. Isto é,
fazer com que a equipe esteja envolvida
e motivada no projeto. Além disso, fatores
como resistência de colaboradores mais
antigos e dificuldades em conciliar as
atividades de Lean Office e as cotidianas
também são apontados.
In general, companies that have adopted Lean Office
system are satisfied with the results. However, as in
any practice or methodology application in everyday
life, there are always challenges and difficulties,
especially when it is related to something that directly
affects culture or processes of the company. The
most touted challenge pointed by the companies that
adopted the model is Change Management. That is,
to get the team involved and motivated in the project.
In addition, factors such as older employeesresistance
and difficulties in reconciling Lean Office and daily
activities are also indicated by the companies.
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SHARED Services News
Edição 48 // Ano 2015
Artigo
Equipes
responsáveis
pela execução
do Lean Office
Área responsáveis
pela Gestão do
Lean Office
Principais
dificuldades
na adoção
do Lean Office
Teams responsible for
implementing Lean Office
Area responsible for
Lean Office management
Main difficulties
in adopting Lean Office
Em média, as equipes
possuem 4 funcionários
alocados no projeto.
Na maioria das empresas
(55%), a área Planejamento
e Gestão é responsável.
Gestão de Mudança;
In average, the staffs
holds 4 professionals
allocated in the project.
In most of the companies
(55%), the Planning and
Management area is
responsible.
Conciliação de atividades
de Lean Office e atividades
cotidianas.
Resistência de colaboradores
mais antigos;
Change Management;
Older employees resistance;
A quantidade de pessoas que compõem
a equipe dedicada ao Lean Office também é um ponto de alta relevância, pois
está nas mãosdela a viabilização da implantação do sistema na empresa. Em
média, as equipes são compostas por
4 pessoas. O número de profissionais é
diretamente ligado à quantidade de processos, de funcionários e ao porte da empresa. Em empresas de um porte maior,
a quantidade de funcionários será maior
do que em empresas de menor porte.
16
Conciliating Lean Office and
daily activities.
The amount of people that make up the Lean Office staff
is also a highly relevant point,since it on is its hands the
viability of system implementation in the company. On
average, teams are made up of 4 people. The number of
professionals is directly linked to the amount of processes, employees and to the company size. In companies
of a larger size, the number of employees will be higher
than in smaller companies.
Implantação do Lean Office em CSC
Em síntese, pode-se afirmar que o Lean Office
é um modelo que oferece diversas vantagens
que podem impactar de diferentes maneiras
ossetores da empresa, ou até mesmo toda ela.
Entretanto, deve-se compreender que, assim
como outros métodos buscados pelas empresas
para aumento da produtividade (automatização
de processos, otimização dos processos, entre
outros), o modelo traz consigo certas dificuldades
e desafios que devem ser estrategicamente
analisados e solucionados. Outro fator que deve
ser lembrado quando o tema é abordado é que,
para a implantação da metodologia Lean, não
existe uma fórmula pronta. Existem empresas
com estratégias mais agressivas, que se dedicam
fortemente ao projeto para que as mudanças
ocorram de forma mais rápida, enquanto outras
optam por um planejamento mais lento, visando
o longo prazo. Cada empresa deve optar
por um planejamento que se adeque a suas
possibilidades e objetivos traçados.
Edition 48 // Year 2015
In summary, it can be said that Lean Office is
a model that offers several advantages that
can impact in different ways the sectors of the
company, or even all of it. However, it should
be understood that, like other methods sought
by companies to increase productivity (process
automation, process optimization, and others),
the model brings with it certain difficulties and
challenges that must be strategically analyzed
and solved. Another factor that should be
remembered when the subject is addressed
is that, for Lean Office implementation, there
is no set formula. There are companies with
more aggressive strategies, that are strongly
dedicated to the project so the changes occurs
more quickly, while others opt for a slower
planning, aiming at long-term. Each company
should choose for a plan that suits better their
possibilities and objectives outlined.
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17
SHARED Services News
Edição 48 // Ano 2015
Artigo
Autores | Authors
Eden Brazil da Paz Jr. | Marcelo do Carmo Rodrigues
Sócios Consulpaz CGP Associates
Partners at Consulpaz CGP Associates
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O que será de você?
SEGUNDO PESQUISAS RECENTES, mais
de 90% das 100 maiores empresas listadas na
revista Fortune utilizam Centros de Serviços
Compartilhados (CSCs), e 9 das 10 primeiras
empresas listadas pela revista Exame as Maiores
e Melhores também utilizam. Não temos dúvidas
de que esse modelo veio para ficar. O que pode
ocorrer é uma variação na forma de adoção do
modelo. Para falar das tendências do mercado e
sobre os formatos de Serviços Compartilhados,
resumimos aqui algumas considerações
referentes a escopo, utilização de parceiros
de negócio (BPOs), papel, responsabilidades
atribuídas e novos desafios, questões
fundamentais para os tomadores de decisão
não ficarem apenas por conta do “achismo”
ou opiniões pessoais restritas a uma ou outra
experiência. Vamos às considerações...
Edition 48 // Year 2015
According to recent polls, over 90%
of the 100 largest companies listed
on Fortune magazine are using
Shared Services (SS), and 9 of the
top 10 companies listed by Exame
magazine (The Biggest and Best
edition) also make use of them. We
have no doubt that this model is
here to stay. What may happen is a
variation in companies’ approach to
the model. To talk about possible
market trends for such Shared
Services formats, we summarize
here some considerations
regarding the scope, use of
business partners (BPOs), role,
assigned responsibilities and
new challenges, all key issues for
decision makers, who cannot rely
only on “guessing” or personal
opinions restricted to one or
either experience. Let´s go to the
considerations...
mais de
90%
das 100 maiores empresas
possuem CSC
over 90% of the 100 largest companies
are using Shared Services
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21
SHARED Services News
Edição 48 // Ano 2015
Escopo
Article
Scope
No início da adoção do modelo
de Serviços Compartilhados, a
grande maioria das empresas
utilizou o conceito para centralizar e reduzir custos de atividades como finanças, recursos
humanos, tecnologia da informação, suprimentos, logística e
serviços de apoio (facilities).
At the beginning of the adoption
of the Shared Services model,
most companies used the concept
to centralize and reduce costs of
activities such as finance, human
resources, information technology, procurement, logistics and
support services (facilities).
Modelo de Governança | Governance Model
Custeio,
precificação
e cobrança
Costing, Pricing and Billing
SLA e
SLA reverso
Relacionamento
com os clientes
(OLA também
são aplicáveis)
SLA and reverse SLA
(OLA also applicable)
Costumer Relationship
*Modelo de Gestão, Benchmarking, Tecnologia, Gestão de Pessoas e Gestão da Mudança
*Management Model, Benchmarking, Technology, People Management and Change Management
Com o passar do tempo e o melhor entendimento da contribuição do modelo de negócios de
Serviços Compartilhados, as empresas ampliaram o escopo de atuação passando a desenvolver
atividades em praticamente todos os processos administrativos. Hoje, muitas delas já iniciam
inclusive a avaliação de migrar para seus CSCs serviços ligados à sustentabilidade, engenharia,
comunicação, vendas e marketing, o que torna o CSC estratégico para o sucesso dos negócios.
Todos esses processos-fim possuem atividades de consolidação e análise de informações
ou de administração de rotinas que naturalmente já se encaixariam na proposta de CSC.
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What will become to you?
Edition 48 // Year 2015
In the course of time and with a better understanding of the contribution of the Shared Services business
model, companies expanded the scope of action through developing activities in practically all the administrative processes. Today, many of them already even start evaluating migrate to their SS services related to sustainability, engineering, communications, sales and marketing, which makes the SS strategic
to business success. All those key processes have information consolidation, processing and analysis activities or management routines that would already naturally fit in the SSC proposal.
No entanto, a absorção pode ir além das atividades operacionais desses processos,
com ganho na qualidade das informações de planejamento, velocidade e
padronização de respostas a inputs do mercado e demais partes interessadas,
trazendo ganhos táticos e até mesmo estratégicos. Após terem percebido
as vantagens e aprimorado a forma de relacionamento do CSC com o
restante da organização, fica mais fácil para as empresas que optam
pelo modelo a absorção de novas atividades e demandas.
Outro ponto de destaque que reforça essa tendência é a
mudança significativa nos modelos de Serviços Compartilhados: no início dos anos 2000, 76% dos CSCs eram
de uma única função, ou seja, eram CSC apenas de Finanças, ou CSC apenas de Recursos Humanos e assim por diante, enquanto que os de multifunções (mais
de uma função administrativa) representavam cerca
de 24%. Desde 2012, esta condição já se inverteu, ou
seja, 74% dos CSCs são multifuncionais e apenas 26%
são monofunção, este número continua crescendo.
(Fonte: The Hackett Group, Vol. 16, Nº 4 – 2012)
However, absorption may go beyond the operational activities of these processes, with a gain in the quality of
planning information, increasing in speed and standardization of responses to market inputs and other stakeholders, bringing tactical and even strategic gains. After having
realized the advantages and enhanced the form of SSC’s
relationship with the rest of the organization, it becomes
easier for companies choosing to model to go further on
the absorption of new activities and demands.
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SHARED Services News
Edição 48 // Ano 2015
Artigo
Resources activities and so on,
while the multifunction (more
than an administrative function)
accounted for about 24%. Since
2012, this condition has been
reversed, and 74% of SSC’s
became multifunctional and only
26% remainedmono-function and
this reversion continues to grow.
(Source: The Hackett Group, Vol
16, No. 4-2012.)
Parceiros de Negócios
Business Partners
Neste ponto vamos recordar um conceito abordado
por nós na edição 46, onde deixamos claro qual
o melhor momento para utilizar os parceiros
de negócio, também chamados de BPO, para
terceirização das atividades do CSC.
At this point, we recall a concept discussed by us in
the issue 46 of this magazine, where we make clear
when would be the best moment to utilize business
partners, also called BPO, for outsourcing SS´s
activities.
Valor Agregado/ Maturidade
Value Added/ Maturity
Local | Offshore | Outsource/ BPO
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Consolidação/ Integração
Consolidation/ Integration
Automatização
Automation
Simplificação & Otimização
Simplification & Optimization
Padronização
Standardization
Centralização
Centralization
O que será de você?
Edition 48 // Year 2015
Esta é sempre uma decisão complexa a ser tomada, pois tecnicamente temos
uma recomendação muito clara, sustentada por experiências e modelos já
utilizados: a utilização do BPO somente após a fase de estabilização e otimização
dos processos. Quando o CSC já possui esse grau de maturidade, o modelo de
contratação ganha-ganha é mais justo e transparente, a tranquilidade de quem
realiza o outsourcing é maior e, do ponto de vista de quem absorve os processos,
a certeza de administrar processos operáveis é significativamente mais segura,
possibilitando maior competitividade no custo das operações para o cliente.
Um outro cenário é a decisão “política” de colocar para fora da empresa estas
atividades de forma imediata. Quando isto acontece, o risco da ocorrência de
erros, falta de definições e controles e a baixa estabilidade dos processos tornam
vulneráveis toda a operação. Nossa experiência mostra que é neste cenário que
normalmente ocorrem as “idas e vindas” dos processos de outsourcing.
This is always a complex decision to
make because technically we have a
very clear recommendation, supported
by experiments and models already
in use: the use of BPO only after the
stabilization and process optimization
phase. When the SSC already has this
level of maturity, the hiring of win-win
model is fairer and more transparent
and the tranquility of those who perform
outsourcing is larger. From the point of
view of who is absorbing the processes,
the certainty of handling easily operable
processes is significantly higher, allowing the practice of more competitive
costs of operations for the customer.
Another scenario is the “political” decision of immediately outsourcing those activities. When this
happens, the risk of occurrence of errors, lack of definitions and controls and low process stability can
make vulnerable the entire operation. Our experience shows that it is in this scenario that usually take
place the “comings and goings” of outsourcing processes.
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25
SHARED Services News
Edição 48 // Ano 2015
Article
Sem a participação destes parceiros
seria muito “caro” e muito “complexo”
garantir um CSC abrangente e completo
Without the participation of those partners,
it would be very “expensive” and “complex”
to ensure a comprehensive and complete SSC
Ainda um terceiro cenário comum é a busca direta pela redução de custos,
o que nem sempre acaba se confirmando. Nessa situação, os processos
são transferidos ao parceiro no “formato atual”, e na maioria das vezes não
estão padronizados, simplificados, otimizados e seus controles muitas vezes
são redundantes e falhos, o que pode gerar as mesmas consequências da
decisão “política” mencionada anteriormente.
Por outro lado, este é o caminho natural para evolução e crescimento dos
CSCs, ou seja, o planejamento, a organização e a preparação para definição e
contratação de um parceiro de negócio (BPO) faz parte do processo evolutivo
dos melhores CSCs no mundo. Sem a participação destes parceiros seria
muito “caro” e muito “complexo” garantir um CSC abrangente e completo, e
que seja eficiente, eficaz e efetivo.
Yet a third common scenario is to direct efforts to reduce costs, which
ultimately is not always confirmed. In this situation, the processes are
transferred to the partner in the “current format”, and in most cases, they
are not yet standardized, simplified or optimized and their controls are often
redundant and flawed, which can lead to the same consequences of the
“political” decision mentioned above.
On the other hand, this is the natural way to evolution and growth of SSC’s,
in other words, planning, organization and preparation for setting and hiring a
business partner (BPO) is part of the evolutionary process of the best SS in the
world. Without the participation of those partners, it would be very “expensive”
and “complex” to ensure a comprehensive and complete SSC, which would be
efficient, effective and effective.
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Edition 48 // Year 2015
What will become to you?
Papel e Responsabilidade
do CSC
The role and accountability of SSC
Enquanto na função corporativa as atividades de liderança
estratégica, identidade e definições de controle são mantidas, todas
as demais começam a migrar para os Serviços Compartilhados.
Veja o esquema apresentado a seguir:
While activities of strategic leadership, identity and control settings
are retained by the corporate function, all other begin to migrate to
the Shared Services. See the following scheme presented:
Corporativo
1
Corporation
2
5
Serviços | Services
6
Políticas | Policies
Unidades
de Negócio
3
4
Business Units
Serviços
Compartilhados
Shared Services
1
Resultados | Results
3
Serviços | Services
2
Direcionadores Estratégicos | Strategic Guidelines
4
Demandas | Requirements
Fonte | Source
Booz & Company (2008)
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SHARED Services News
Edição 48 // Ano 2015
Artigo
O
garantir a excelênci
e atividades
The role of SSC is increasingly becoming to
Para nós fica muito claro o papel e a importância
que os Serviços Compartilhados passam a ocupar
dentro das empresas. Pelo que pudemos avaliar no
Brasil e no resto do mundo, a etapa de “entrada
e estabilização deste novo modelo de gestão” já
foi superada, e com os resultados já apurados
pelas empresas,a tendência, aliada à ampliação
do escopo citada anteriormente, só reforça que o
modelo veio para ficar.
O papel do CSC é, cada vez mais, garantir a excelência operacional dos processos e atividades administrativas das empresas. Sua responsabilidade
vai além das “entregas” aos clientes e usuários dos
processos, pois tem assumido o papel de principal
responsável pelos controles administrativos das
empresas, dando garantia e tranquilidade aos sócios ou acionistas de que seus processos estão em
conformidade com o planejado, com as diretrizes
estratégicas e operacionais definidas e com as legislações aplicáveis.
A adoção de um modelo de governança robusto
também é fundamental. Para que o CSC possa superar estes desafios, é necessário que possua autonomia para atuar como prestador de serviços e ao
mesmo tempo regulador e parceiro para as áreas
clientes.
28
For us, it is very clear the role and importance that the
Shared Services come to occupy within companies.
From what we could evaluate in Brazil and in rest
of the world, the step of “input and stabilization of
this new management model” has been overcome.
The results already recorded by the companies and
actual trends, combined with the increased scope
approach quoted above, only reinforces that the
model is here to stay.
The role of SSC is increasingly becoming to ensure
operational excellence processes and administrative
activities of the companies. Their responsibility goes
beyond the “delivery” to customers and users of
processes. SSC has assumed the role of primary
responsible and accountable for administrative
controls of the companies, giving assurance and
reassurance to partners or shareholders that their
processes are in accordance with the plan, with the
strategic and operational guidelines defined and
applicable legislation.
The adoption of a robust governance model is also
a key factor for success. For overcoming those
challenges, the SSC must have autonomy to act as
a service provider and, at the same time, regulator
and partner for customer areas.
O que será de você?
Edition 48 // Year 2015
O papel do CSC é, cada vez mais,
ia operacional dos processos
administrativas das empresas
o ensure operational excellence processes and administrative activities of the companies
Um dos muitos modelos, que também nos agrada,
é onde as atividades estão muito bem organizadas
e definidas: tanto o CSC, como o Corporativo e as
Unidades de Negócio sabem onde começa e onde
termina sua responsabilidade, com isso, todos têm
seu foco preservado e podem atuar com autonomia,
sempre respeitando os interesses do negócio
Um bom sistema de governança organiza as
atividades de operação do modelo implantado,
assim como as regras de funcionamento do
CSC, definindo os papéis e responsabilidades
dos envolvidos e periodicidades para alteração e
evolução dos elementos constituintes do modelo,
tais como, mudança estrutural do catálogo de
serviços, revisão dos SLAs / SLAs Reversos,
revisão dos custos dos serviços, etc. Além da
interação intra-áreas do CSC, a governança é
fundamental para definir o relacionamento com
clientes internos e áreas parceiras. Ou seja, é
através do modelo de Governança que se definem
e são explicitadas as “regras do jogo”. (Visagio)
One of the many models, which also pleases us,
is when the activities are very well organized and
defined: both the SSC, as Corporate and Business
groups know where it starts and where it ends its
responsibility and accountability. This way, everyone
has their focus preserved and can act independently,
always respecting the interests of the business.
A good governance system organizes the
operating activities of the implanted model, as well
as the operating rules of the SSC, defining the roles
and responsibilities of those involved and intervals
for learning and evolution of the elements of the
model, such as structural changes in the services
menu, review of the SLA / reverse SLA, review
of services costs, etc. In addition to the intra-area
interaction of SSC, governance is fundamental to
define the relationship with internal customers and
partner areas. That means, through the Governance
model are defined and made explicit the “rules of
the game”. (Visagio)
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SHARED Services News
Edição 48 // Ano 2015
Desafios
Article
Challenges
O cenário global continua e
continuará em transformação,
cada vez mais rápida em todos
os seus conceitos, em todas
as suas formas de operar e interagir. Portanto o desafio dos
Serviços Compartilhados será
cada vez mais o de antecipar,
acompanhar e facilitar todas
estas mudanças. As ferramentas de transformação, inovação,
gestão da mudança se tornarão
ainda mais fundamentais.
The global scenario will continue
changing each time faster,
including its concepts in all the
forms its agents operate and
interact. So the challenge of
Shared Services will increasingly
be to anticipate, monitor and
facilitate these changes.The tools
for transformation, innovation,
and change management will
become even more critical.
Para continuar a gerar valor, a reduzir custos e a garantir controles,
o CSC deverá investir seriamente na formação e qualificação de
suas pessoas, na utilização massiva de soluções inteligentes e
integradas e na otimização dos processos.
To continue to create value, reduce costs and ensure controls, the
SS should seriously invest in the training and qualifications of its
people, as well as into the massive use of intelligent and integrated
solutions and in process optimization.
O que será dos Serviços Compartilhados
(CSCs)? Acreditamos que continuará a crescer,
terá maior participação estratégica nos negócios
e será um grande gerador de valor para as organizações, ainda mais neste cenário econômico onde fazer mais com o mesmo ou com menos
é cada vez mais necessário.
30
What will become out of the Shared Services? We
believe that SS will continue to grow, with a greater
strategic involvement in business and will be a major
value driver for organizations, especially in this
economic environment where doing more with the
same or less is increasingly necessary.
SHARED Services News
Edição 48 // Ano 2015
Artigo
Evolução da produtividade em CSCs
através da Gestão da Rotina e
da Gestão por Inovação
Development of productivity in SSCs by the Routine Management and the Innovation Management
ORGANIZAÇÕES com
custo administrativo
elevado e pulverizado
em Unidades de Negócio
(UNs) ou Empresas do
grupo estão cada vez mais
caminhando para estruturar
operações centralizadas
que suportem os processos
de negócio.
ORGANIZATIONS with
high management costs and
divided into Business Units
(BUs) or Group companies
are increasingly paving a
path towards structuring
centralized operations
which support business
processes.
No contexto de um Centro de Serviços Compartilhados (CSCs),
a consolidação das atividades administrativas proporciona um
benefício imediato denominado ganho de escala. Esse ganho
associado a um nível maior de produtividade tem semelhança ao
conceito de Economias de Escala, vinculado à redução de custo
nas indústrias à medida que o nível de produção aumenta.
In the context of a SSC (Shared Services Center), the consolidation
of managerial activities provides an immediate advantage known as
scale gain. This gain, associated with a higher level of productivity,
is similar to the Economy of Scale concept, connected to the cost
reduction in industries as the production level rises.
Autor | Author
Tarcisio Querasian | Gilberto Cordeiro
Consultores Sêniors da Visagio
Seniors Visagio Consultants
32
Evolução da produtividade em CSC
Trata-se, portanto, de reduzir o custo unitário
pelo aumento de unidades produzidas por cada
colaborador. Porém, à medida que o volume de
transações aumenta nos centros de serviços, em
alguns casos a produtividade chega a diminuir.
Isso faz com que o benefício do ganho de
escala nem sempre seja atingido em algumas
organizações. A gestão da rotina, que inclui
melhoria constante das atividades aplicadas em
processos, assim como a gestão por inovação,
que implica em mudar através de melhores
práticas e uso de melhores tecnologias, são
mecanismos importantes para eliminar esses
efeitos da queda de produtividade.
Edition 48 // Year 2015
Therefore, the point is to reduce the unit cost, by
increasing the number of units produced by all
partners. However, as the transaction volume
increases in the service centers, in some cases
the productivity ends up decreasing. This makes
the scale gain advantage unattained in a few
organizations. The routine management, which
includes the ongoing improvement of the activities
applied into processes, as well as the management
through innovation consisting of changing by means
of best practices and use of the best technologies
available, are crucial mechanisms and help to
eliminate the effects of productivity drop.
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33
SHARED Services News
Edição 48 // Ano 2015
Article
Os CSCs, como prestadores de serviços de suporte para as UNs,
possuem um papel fundamental no atingimento da economia de
escala nas organizações. Muitas atividades administrativas que são
consolidadas em CSCs apresentam esse potencial de ganho, como os
serviços de pagamentos, apurações fiscais, departamento de pessoal,
contas a receber, contabilidade, suprimentos, dentre outras.
SSCs, as support service for the BUs, have a crucial role in the
attainment of the scale economy at organizations. Many administrative
activities that are not consolidated in SSCs have this gain potential, such
as payment, fiscal investigations, HR, accounts receivable, accounting,
supply services, among others.
Sem regras claras de nível de atendimento e transparência do
custo de cada serviço, o CSC se torna insustentável, configurando
apenas uma consolidação das atividades. Como, normalmente,
o CSC repassa o custo do serviço para as UNs, a pressão por
redução de custo é constante, pois impacta diretamente a receita
However, in order for these ser- (resultado) de cada Unidade de Negócio.
vices to show the expected improvement in productivity, their In the absence of clear rules for the service level and the
management should be per- transparency of costs for every service, SSC becomes unbearable,
and represents merely an activity consolidation. As SSC usually
formed by a professional.
forwards the service costs to BUs, the pressure towards cost
reduction is constant, hence it directly affects the revenue (output)
if every Business Unit.
Mas, para que esses serviços
apresentem a melhoria de produtividade esperada, é necessário a
profissionalização da sua gestão.
34
Development of productivity in SSCs
Edition 48 // Year 2015
Relação produtividade x demanda
para o serviço de processamento
de folha de pagamento
Produtividade | Productivity
Productivity x Demand ratio for the payroll processing service
Fonte | Source
Pesquisa Benchmark em CSC 2014 - IEG
Benchmark research on SSC in 2014 - IEG
Número de funcionários na folha de pagamento
Quantity of employees included in the payroll
Portanto, é inevitável: o CSC precisa atingir níveis
de eficiência mais altos para absorver o crescimento da organização sem incorrer em aumento de custos administrativos, justificando a centralização e os
visados ganhos de escala. No entanto, observa-se
que níveis mais altos de transações podem iniciar
um fenômeno conhecido da indústria denominado
por Deseconomias de Escala, caracterizado até
por redução dos níveis de produtividade. À medida
que mais transações são demandadas, maior o incremento de colaboradores em cada área do CSC.
Mais colaboradores indicam que uma maior gestão
de recursos humanos é necessária, exigindo supervisores, por exemplo. Um supervisor tem papel
de gerenciar os demais, que antes se auto-gerenciavam, alocando atribuições e resolvendo problemas de rotina. O custo salarial de um supervisor é
maior, o que aumenta o custo por transação, ainda
que a produtividade média não seja alterada.
Therefore, it is inevitable: SSC needs to attain
higher efficiency levels, in order to absorb the organization growth without increasing administrative
costs, justifying the centralization and the expected scale gains. However, it is noticeable that the
higher transaction levels may trigger a phenomenon already known within the industry as Scale
Diseconomies, characterized even by a decrease
in productivity levels. As there is a higher demand
for transactions, the higher will be the increase of
employees at all CSC areas. A higher number of
employees means that a more comprehensive human resources management is needed, demanding supervisors, for instance. A supervisor has
a managerial role towards the other employees,
who used to apply self-management, by allocating
functions and solving routine issues. The cost of a
manager salary is higher, which increases the costs
per transaction, even if the average productivity remains unchanged.
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SHARED Services News
Edição 48 // Ano 2015
Artigo
Durante um projeto de implantação de
CSC, foi observado que o melhor colaborador para processos fiscais estava
disposto a continuar na empresa, atuando na nova área centralizada. Logo,
iniciou-se a implantação de filiais tendo
unicamente esse colaborador mais eficiente. Até atingir o limite de sua capacidade, a produtividade foi aumentando,
evidenciando ganhos de escala.
No entanto, o segundo recurso contratado para a área fiscal, que já tinha
experiência na área dentro da empresa, não exibiu os mesmos níveis de
desempe-nho, desacelerando o crescimento da produtividade. À medida que
novas UNs foram sendo absorvidas por
este CSC, um terceiro colaborador foi
contratado via recrutamento externo e
desacelerou ainda mais o crescimento
da produtividade. A partir da sexta contratação, o primeiro colaborador tornou-se supervisor dos demais, o que
colaborou para iniciar a deseconomia
de escala, visto que houve redução
dos níveis de produtividade.
Outro efeito do crescimento da demanda é a divisão de processos em
diferentes áreas. Para fins de especialização, novas áreas são criadas
com competências novas requerendo
mais níveis de gestão. Dividindo uma
área em outras duas, passa a haver
interface de comunicação entre elas,
que antes não havia ou era facilitada
por estar sob a mesma estrutura. Essa
interface a mais, em escala, também
é fator desfavorável a maiores níveis
de produtividade.
36
During a SSC deployment project, it was noted that
the best employee for tax processes was willing to
remain working for the company in the new centralized
area. Right after that, the deployment of branches was
made only by such most effective employee. Until the
capacity limit was reached, productivity has increased
and showed scale gains.
However, the second resource hired for the tax
area, who had a background in the segment within
the company, did not present the same performance
levels, and slowed the productivity growth. As the new
BUs were incorporated by this SSC, a third employee
was hired, by means of an external recruitment
process, which slowed the productivity growth even
more. As of the sixth hiring, the first employee became
the others’ supervisor, which has contributed for the
beginning of the scale diseconomy since there was a
decrease in the productivity levels.
Another consequence of the demand increase
is the separation of processes in different areas.
For specialization purposes, new areas are created,
containing new competencies that require further
management levels. Splitting a certain area into two
creates a communication interface between them,
which was either not there before or was enabled,
due to the fact that they belonged to a common
structure. This extra interface on a scale is also an
unfavorable aspect with respect to attaining higher
productivity levels.
Evolução da produtividade em CSC
Como medida para o atingimento da economia
de escala esperada, teorias econômicas sugerem
que o aumento dos níveis de produção pode ser
alcançado através de investimentos em processos
e tecnologia. Tais investimentos se dão em melhorias de sistemas, como em soluções mais automáticas que eliminem o trabalho manual, além
de revisões de processo, que conferem eliminação
de atividades, redução de retrabalho e de inconformidade de processos. Outra forma de eficiência
operacional, bastante substancial em organizações
estruturadas no modelo CSC, é a redução de interfaces, que elimina problemas de comunicação.
Rever o processo para que a responsabilidade se
restrinja a poucas áreas, e se possível, a apenas
uma e manter níveis de especialização suficientes
para produtividade elevada, garante que o processo não tenha gargalos, não enfrente problemas de
conflitos entre as áreas por diferentes expectativas
além de eliminar um tempo considerável de registro da solicitação.
Edition 48 // Year 2015
As a measure taken for the attainment of the expected scale economy, economic theories suggest
that the increase in the production levels may be
reached by means of investments in both processes and technology. Those investments are in the
improvement of the systems, such as more automatized solutions to eliminate manual tasks, in
addition to process reviews, which provide activity
elimination, reduction of both rework and non compliance of processes. Another way of attaining operational efficiency, rather substantial for structured
organizations within SSC model, is the reduction of
interfaces, which eliminates communication issues.
Reviewing the process so that the responsibility is
limited to a few areas and, if possible, to just one,
maintaining specialization levels enough for increasing productivity, ensures the absence of bottlenecks within the process, not facing any conflict
issues among the areas due to different expectations. In addition, such review can eliminate a substantial amount of time on recording the request.
Soluções que promovam melhorias dos patamares de tecnologia, inovação e melhores práticas aumentam diretamente o nível de produtividade
do CSC e reduzem, por consequência, o custo de prestação do serviço.
Elevar esses patamares é o desafio dos gestores de CSCs, independente da maturidade em que a organização esteja. Para isso, é necessário
investir e avaliar, na escala de prioridades, qual o retorno esperado.
Solutions that provide improvements for the technology, innovation
and best practices directly increase the productivity level of SSC and,
as a result, the cost for service rendering is reduced. Elevating these
levels is the ultimate challenge for SSC managers, regardless of the
organization maturity. In order to do so, it is necessary to invest and
assess, within the scale of priorities, which result will be expected.
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Soluções Visagio Tecnologia para CSCs
A Visagio Tecnologia desenvolve soluções para aumentar a produtividade
de Centros de Serviços Compartilhados, automatizando processos transacionais
e de gestão, de forma a suportar a busca dos CSCs por eficiência e competitividade
Dashboard de Indicadores
Tenha a gestão dos seus processos ao alcance de um clique, a qualquer momento e de qualquer lugar
Análises comparativas, projeções,
quebras e detalhamentos de indicadores
Gestão de indicadores por meio de
planos de ação específicos
Configuração de análises favoritas e
exportação de dados
Integra-se a qualquer fonte de dados,
incluindo ERPs e planilhas
BPM (Automatização de Processos)
Aumente o controle, produtividade e qualidade sobre seus processos
Automatização ágil de processos
de negócio
Workflows de aprovação, input de dados
e regras de negócio
Integração com SAP e outros sistemas
BI as a Service (Fábrica de Relatórios / Indicadores)
Centralize e ganheprodutividadee qualidadena geração de relatórios eindicadores
Automatização e ges tão da geração
de relatórios e indicadores
Tratamento de dados e publicação dos
resul tados em múltiplos formatos
Automatização de qualquer rotina de
tratamento de dados, a partir de fontes
diversas, sem necessidade de integração
de sistemas (robôs)
Portal de Chamados
Tenha controlecentralizadoe on-linedas demandas e melhorea comun
icação comseusclientes
hierarquias de apr ovação, SL As e
permissões de acesso
Integra-se a outros sistemas, dentre eles
o Dashboard Visagio
Tecnologia com DNA de consultoria.
www.visagiotecnologia.com.br
SHARED Services News
Edição 48 // Ano 2015
Entrevista
si
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pp
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il
az
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Filipe Aguinsky | thyssenkrupp
Imagine você entrando no prédio onde trabalha,
pegando o elevador, como faz habitualmente, só
que antes de sair no andar desejado, um problema
técnico faz com que você fique preso antes de chegar ao escritório. Naturalmente você esperará um
contato o suporte imediato para tirá-lo desta situação o mais rápido possível, certo?
Pois bem, ter maior agilidade e eficácia em atendimentos como o descrito na situação anterior
são alguns dos motivos que fizeram a thyssenkrupp
incorporar ao seu Centro de Serviços Compartilhados (CSC) um Contact Center que permite o contato direto entre o usuário que realiza a chamada
urgente e o atendente que será responsável pela
resolução do problema.
Esse é apenas um dos exemplos que fazem
do CSC da thyssenkrupp um dos mais inovadores
do mercado. Nesta entrevista com Filipe Aguinsky,
Diretor Financeiro da da área de negócios Elevator
Technology da thyssenkrupp para o Brasil, você irá
descobrir quais são os diferenciais do CSC da empresa que faz parte do Grupo thyssenkrupp um dos
líderes mundiais no segmento de elevadores.
Edition 48 // Year 2015
OVERVIEW
Ano de surgimento: 2010
Year of appearance: 2010
Localização: Porto Alegre, RS
Location: Porto Alegre, RS
Número de funcionários: 290
Employers number: 290
Imagine yourself entering the building where you work,
taking the elevator as usual, except that before leaving
at the desired floor, a technical problem makes you
get stuck before reaching your office. Naturally, you
will wait a immediate contact support to get you out of
this situation as quickly as possible, right?
Well, having greater speed and efficiency in care
as described in the previous situation are some of
the reasons that made Thyssenkrupp incorporate a
Contact Center into its Shared Services Center (SSC),
that allows direct contact between the user making the
urgent call and the attendant who will be responsible
solving the problem.
This is just one of the examples that make
Thyssenkrupp’s SSC, one of the most innovative center.
In this interview with Philip Aguinsky, Thyssenkrup
Finance Director of elevator business technology in
Brazil, you will find out what are the differentials of the
SSC that is part of the Thyssenkrupp Group, a world
leader in the elevator segment.
Fonte: Thyssenkrupp Elevadores Source: Thyssenkrupp Elevators
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SHARED Services News
Edição 48 // Ano 2015
Interview
A idealização do Centro de
Serviços Compartilhados da
thyssenkrupp teve início com a
necessidade de criação de uma
estrutura que suportasse a empresa em sua estratégia de expansão com abertura de novas
filiais. Foi, então, constatado que
ter uma estrutura administrativa,
comercial e um call center para
cada uma das filiais acabaria elevando muito os custos da empresa, enquanto a implantação de
um Centro de Serviços permitiria
conectar as filiais em uma única
unidade, possibilitando maior agilidade e controle na expansão, ao
mesmo tempo que oferecia um
custo adequado.
The thyssenkrupp Shared Services Center project began with
the need to create a structure
that would support the company
in its strategy of expansion with
the opening of new branches. It
was then found that having an
administrative structure, commercial and a call center for
each branch would increase a
lot the company’s costs, while
deploying a service center would
connect branch offices into a single unit, enabling greater flexibility and expansion control, while
offering an appropriate cost.
42
Com suporte de uma consultoria, o CSC da área de
negócios Elevator Technology da thyssenkrupp para
o Brasil contou em sua elaboração com um Business Case diferenciado que lançava uma proposta
de escopo que iria além das atividades de backoffice, comuns na maioria dos Centros de Serviços.
A escolha por Porto Alegre, que fica a cerca de
20km da cidade de Guaíba, onde estão localizadas a Matriz e a fábrica da empresa, teve como
principais fatores os dados de um estudo realizado,
que apontavam os baixos custos de infraestrutura
e a alta disponibilidade de mão de obra qualificada,
que representaram pontos estratégicos para a instalação do CSC na capital gaúcha. Além disso, o
fato de não aproveitar o espaço físico da Matriz foi
uma decisão definida desde o início, segundo Filipe
Aguinsky, Diretor Financeiro da da área de negócios
Elevator Technology da thyssenkrupp para o
Brasil: “A ideia era que o CSC pudesse se caracterizar como uma das unidades de negócios da thyssenkrupp, neste caso, responsável pela prestação de
serviços da empresa”.
Supported by a consulting company, the business
area of thyssenkrupp elevator technology SSC in
Brazil counted from the beginning with a differentiated
Business case that launched a proposal for scope
that would go beyond back offices activities, common
in most shared service centers. The choice of Porto
Alegre, which is about 20km from Guaíba city, where
are located the headquarters and the factory of the
company, had as main factors the data from a study,
which showed low infrastructure costs and high
availability of skilled labor, representing strategic
points to the SSC facility in Porto Alegre. Moreover,
the failure to take advantage of the physical space of
the Matrix was a decision defined from the beginning,
according to Filipe Aguinsky: “The idea was that
the SSC could be characterized as a thyssenkrupp
business unit responsible for providing services of
the company.”
Filipe Aguinsky | thyssenkrupp
ESCOPO DIFERENCIADO
Edition 48 // Year 2015
DIFFERENTIATED SCOPE
Atendendo hoje, 61 filiais da empresa no Brasil, Aguinsky explica que
o CSC não limitou-se às atividades de finanças e RH: “Quando desenhamos o projeto já visualizamos processos como um todo que
poderiam ser centralizados. Claro que a resistência para trazer esses
processos é muito maior, mas hoje são as áreas que nos trazem os
maiores ganhos e maior reconhecimento da empresa e do Grupo.
Além das atividades mais comuns, temos por exemplo, processos
específicos do negócio, como o apoio comercial e televendas que
hoje representam 70% das vendas da empresa em peças e reparos”.
Attending today, 61 branches in Brazil, Aguinsky explains that the
SSC did not limited itself to HR and financial activities: “When we
have designed the project, we had already visualized processes as a
whole that could be centralized. Of course, the resistance to bring
these projects to SSC is much higher, but now these areas bring
the greatest gains and larger company’s and group’s recognition.
In addition to the most common activities, we have for example,
specific business processes, business support and telesales, which
currently represents 70% of the company sales in parts and repairs.”
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SHARED Services News
Edição 48 // Ano 2015
Entrevista
O diretor conta ainda que o Centro se tornou benchmark não
apenas no Brasil, mas em todo
mundo. Muitas empresas do
próprio Grupo vêm de fora para
conhecer a estrutura que permite,
hoje, que o vendedor presente
na filial consiga focar na busca
por novos negócios, enquanto o
CSC dá o suporte na venda de
produtos com menores valores,
mas que possuem grande saída.
Hoje o CSC da thyssenkrupp
representa um misto entre os processos ligados às áreas transacionais e estratégicas da empresa, além das áreas comercial e
televendas, o CSC conta com as
áreas de geração de orçamentos
e call center de atendimento direto aos clientes finais: “Caso um
cliente tenha um problema em
um elevador que fica parado, por
exemplo, ele contata o call center
do CSC”, afirma Aguinsky.
The director also tells that the
Center became benchmark not
only in Brazil, but in the worldwide. Many companies of the
own group comes from outside
to know the structure that allows
the seller on the branch focus
on the search for new business
while the SSC gives support in
selling products with lower values, but that have large output.
Today, thyssenkrupp SSC represents a mix between processes related to transactional and
strategic areas of the company,
in addition to commercial and
telesales areas, the SSC counts
with areas to generate budgets
and call center direct services to
final customers : “If a customer
has a problem in an elevator that
gets stuck, for example, it contacts the call center of the SSC, “
said Aguinsky.
O diretor afirma que, tais processos, por serem mais estratégicos,
“Caso um cliente
são mais complexos e exigem
tenha um problema
uma proximidade maior com as
em um elevador
Unidades de Negócio, tornando
que fica parado, por
o CSC um verdadeiro parceiro
exemplo, ele contata estratégico da empresa. A exo call center do CSC” pectativa agora, segundo Aguinsky é aumentar o escopo, centralizando mais processos, como
“If a customer has a problem
um projeto interno que consistirá
in an elevator that gets stuck,
for example, it contacts the call em toda a gestão do trabalho da
equipe técnica através de indicacenter of the SSC“
dores como produtividade e localização dos técnicos.
44
The director states that such processes, because of being more
strategic, are more complex and
requires greater proximity to the
business units, making the SSC
a true strategic partner of the
company. The expectation now,
according to Aguinsky is to increase the scope, centralizing more
processes, as an internal project
that will consist of all the technical
team work management through
indicators, such as productivity
and technicians location.
Filipe Aguinsky | thyssenkrupp
GESTÃO DE CUSTEIO
Edition 48 // Year 2015
COST MANAGEMENT
Com modelo de custeio muito bem estruturado, o CSC trabalha com custo por
transação, sem objetivo de lucro. O preço
médio por transação, por exemplo, não sobe
há 4 anos, isso se deve, segundo o diretor,
à absorção da demanda do crescimento da
empresa que também permite a absorção
da inflação. Apesar do custo representar um
dos pilares mais importantes para o Centro,
ainda há a flexibilidade de transação: “Existe
uma flexibilidade de atendimento com custos
diferentes, através de um catálogo com três
modalidades - uma normal, uma expressa e
uma ultra expressa. Este último, pode ser exemplificado por um elevador parado, preciso
colocar o elevador em atendimento rápido,
então preciso do apoio do CSC com uma velocidade muito maior”.
Com SLAs e SLAs Reversos já acordados
para todos os processos do Centro, o diretor afirma que vem sendo realizado um alto
investimento em tecnologia para automatizar os processos, permitindo maior velocidade na troca de informação e com menos
necessidade de interação com pessoas e
consequentemente, menor necessidade de
interação e comunicação com o restante
da empresa. A Central de Atendimento ao
cliente interno com dois anos de existência
consegue resolver 80% dos chamados em
nível 1, no qual o nível 0 representa o autoatendimento, o Nível 1 é o atendimento
com o operador na Central e o Nível 2 quando o chamado é encaminhado para a área
específica.
Fonte: Thyssenkrupp Elevadores Source: Thyssenkrupp Elevators
*Cliente Introduzir Contrato de Dados * Customer Contract Data Entering
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45
SHARED Services News
Edição 48 // Ano 2015
Interview
With a cost model very well structured, the SSC works with cost per
transcation without profit objective. The average price per transaction, for
example, does not rise for 4 years, this is due, according to the director,
the absorption of company growth which also allows the absorption of
inflation. Despite of the cost representing one of the most important
pillars in the center, there are still transaction flexibility: “ There is a call
for flexibility with different costs, through a catalog with three modes –
normal, express and ultra expressed. The latter can be exemplified by a
stalled elevator, I need to put the elevator in quick service, so I need the
SSC support at a higher speed.”
With SLA and reverse SLA already agreed to all the Center processes, the
director says that have been performed a high investment in technology
to automatize the processes, allowing a greater speed in the Exchange
of information and with less need for interaction with people, therefore,
less need for interaction and communication with the resto f the company.
The two year existence internal Service customer center can solve 80%
of so-called level 1, where the level 0 is self-service, Tier 1 is the service
with the operator in Central and Level 2 when the call is referred to a
specific area.
Fonte: Thyssenkrupp Elevadores | Source: Thyssenkrupp Elevators
46
Filipe Aguinsky | thyssenkrupp
RELACIONAMENTO COM O CLIENTE
Além de reports mensais para as filiais, anualmente são realizadas reuniões de comitê com
clientes internos, que visa a redefinição das
SLAs.
No entanto, o diretor conta que após a Pesquisa Benchmark em CSC 2013, realizada pelo
Instituto de Engenharia de Gestão (IEG), perceberam que alguns pontos voltados para o relacionamento com o cliente poderiam ser melhorados.
A partir de então, o Centro investiu mais em
relacionamento através da implantação da Central de Atendimento e de sistemas, como CRM
Dynamics que está em fase de implantação e
irá fornecer, em um futuro próximo, uma gestão
à vista tanto da parte de custeio quanto de SLA.
Edition 48 // Year 2015
CUSTOMER RELATIONSHIP
Besides monthly reports for affiliates, committee
meetings with internal clients are held annually,
aiming SLAs redefinition.
However, the director says that after 2013
Benchmark Research, held by Instituto de
Engenharia de Gestão (IEG), it was realized that
some points facing customer relationship could
be improved.
Since then, the Center has invested more in
relationship through the implementation of Call
Center and systems such as CRM Dynamics
that is being implemented and will provide, in a
near future, a view to administering the part of
both SLA and costing.
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SHARED Services News
Edição 48 // Ano 2015
TENDÊNCIAS
Entrevista
TENDENCIES
“O CSC deve ser visto
como um parceiro de
negócios em processos
que possam dar suporte
para o crescimento de
toda a empresa ”
Para Aguinsky a padronização e
o controle das operações foram
dois dos principais ganhos com
o Centro de Serviços, que vem
possibilitando o crescimento da
empresa. O diretor acredita que
a digitalização e a tecnologia
são essenciais para CSCs que
pretendem ter uma estrutura
com visão end-to-end e satisfação completa do cliente: “O CSC
deve ser visto como um parceiro de negócios em processos
que possam dar suporte para o
crescimento de toda a empresa”.
For Aguinsky, the standardization
and control of the operations
have been two of the main gains
from the Service Center, which
has enabled the company growth.
The director believes that the
digitalization and technology are
essential for SSCs that claims to
have a structure with a end-to-end
and full client satisfaction vision:
“The SSC should be seen as a
business partner in processes that
can provide support for growth of
the entire company.”
48
“The SSC should be seen as a
business partner in the processes that
can provide support for growth of the
entire company.”
Nota
Edition 48 // Year 2015
IEG realiza Primeira Missão Técnica
Internacional de CSC
IEG heldsits first SSC international technical mission
Nos dias 3 e 4 de dezembro, o Instituto de Engenharia de Gestão (IEG) em parceria com a Agência
de Promoção de Investimentos e Exportações do Uruguai, Uruguay XXI, realizou a Primeira Missão
Técnica Internacional de CSC, no país que é referência em atratividade para Centros de Serviços, de
acordo com pesquisa recente do Instituto.
O Shared Services Experience – Uruguay 2015 reuniu no Hotel Radisson, em Montevidéu, mais de
150 executivos de cerca de 80 empresas, entre brasileiros, uruguaios, argentinos e colombianos em
um intercâmbio de experiências sobre as melhores práticas, ferramentas e soluções estratégicas para
o mercado de Serviços Compartilhados.
A programação contou com abertura do Subsecretário de Economia e Finanças do Uruguai, Pablo
Ferreri, palestras e mesas de discussões com apresentações de grandes empresas como Mercado
Livre, Basf e thyssenkrupp, além de visitas técnicas às Zonas Francas, Zonamerica e World Trade
Center (WTC) e a CSCs locais.
December 3th and 4th, the Management Engineering Institute (IEG) in partnership with the Uruguay´s
Investments and Exports Promotion Agency, Uruguay XXI, performed its first SSC international
technical mission, in a country that is reference in attractiveness for Shared Services Center, according to a
recent research of the institute.
The Shared Services Experience – Uruguay 2015 gathered at Radisson Hotel, in Montevideo, more than 150
executives from about 80 companies, among Brazilians, Uruguayans, Argentines and Colombians exchange
of experiences in better practices, tools and strategic solutions for the Shared Services market.
The programmecounted with anopenning of Uruguay
Undersecretary of Economy and Finance, Pablo
Ferreri, lectures and discussions tables with great
companies presentations as Mercado Livre, Basf and
thyssenkrupp, besides technical visits at Zonamerica
and World trade center (WCT) free zones, and local
SSCs.
Informações sobre o evento
www.sseevent.com
Event information
www.sseevent.com
www.institutodegestao.com.br
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SHARED Services News
Edição 48 // Ano 2015
Notícias
Notícia | News
BRF agiliza formalização de contratos
com uso de assinatura digital
BRF facilitates formalization of contracts with digital signature
Autor | Author
Luiz Antonio V. Rodrigues
Diretor de marketing & parcerias da Qualisign | Director Partnership Marketing at Qualisign
Fonte | Source
www.documentoeletronico.com
Área de Compras reduziu em 68% o tempo necessário para a assinatura de contratos
com fornecedores
Imagine uma empresa com cerca de 96 mil funcionários, 44 fábricas, fornecendo alimentos para mais
de 120 países. Esta é a BRF, uma das maiores empresas de alimentos do mundo. Para fazê-la funcionar, dentre outras coisas, é necessário ter uma enorme infraestrutura, uma gestão eficaz e uma rede
de fornecedores capaz de suportar toda a demanda gerada. Hoje são cerca de 5.000 fornecedores.
Para que esta teia de provedores de matéria-prima e serviços, possa manter todas as unidades fabris
funcionando e produzindo de maneira perfeita, existe a necessidade de uma área de gestão de compras e contratos muito eficiente.
Procurement area reduces in 68% the time
required to sign contracts with suppliers.
Imagine a company with around 96 thousand employees and 44 factories supplying food to over 120
countries. That’s BRF, one of the largest companies worldwide in food sector. To make it work, among
other things, a huge infrastructure, an efficient management and a network of suppliers able to support
the whole demand are required. Today the company manages around 5,000 suppliers. For this net of
raw materials and services’ suppliers to keep all factories operating and producing perfectly, there must
be a very efficient procurement and contracts management.
52
Eficiência na formalização de contratos
96 mil funcionários
96 thousand employees
44 fábricas
44 factories
O Problema
Na gestão desses fornecedores, o processo de
formalização é um dos grandes consumidores
de tempo. Em média demandava 62 dias entre o
trâmite de papéis para coleta de assinaturas dos
executivos da empresa e do fornecedor. Giulliano
Sandrini, CSC Executive Manager, identificou este
problema. “O processo era muito lento e precisávamos encontrar alternativas viáveis para agilizarmos o processo, beneficiando tanto a BRF como
os seus fornecedores”, enfatizou.
A Solução
Analisando o processo de contratação de fornecedores existente, constatou-se que a solução
era acabar com o papel e simplificar o processo
de formalização dos contratos. A BRF partiu então em busca de um fornecedor que pudesse suprir esta necessidade de uma maneira rápida e
segura. Na análise das alternativas disponíveis
a BRF decidiu pela contratação de um portal de
assinatura digital. “Para o fechamento da adoção
da assinatura digital, fizemos várias reuniões. Alguns executivos da empresa já haviam utilizado
a assinatura digital com sucesso em outras situações e isto facilitou bastante à adoção deste
serviço”, afirmou Mitihide Hirayama, Coordenador
de Compras.
Edition 48 // Year 2015
120 países
+120 countries
The Problem
The formalization process to manage these suppliers is too much time-consuming. In average, 63
days were required for documentation flow of the
company and supplier executives’ signature. Giulliano Sandrini, CSC Executive Manager, has identified this problem. “The process was too slow and
we needed to find feasible alternates to speed up
the process, benefiting both BRF and its suppliers”, said him.
The Solution
The analysis of the existing suppliers’ contract
process showed that the solution was to stop using paper and simplify contracts formalization process. BRF then started to seek a supplier to solve
this need in a quick and safe way. Considering the
options available, BRF decided for hiring a portal
for digital signature. “For the adoption of digital signature, several meetings were held. Some executives of the company had already used digital signature successfully in other situations, which has
facilitated a lot the adoption of this service”, stated
Mitihide Hirayama, Purchasing Coordinator.
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SHARED Services News
Edição 48 // Ano 2015
News
Resistências ao novo
Resistências são naturais, pois durante a vida inteira
formalizamos contratos utilizando papéis, carimbos,
selos, rubricas, reconhecimento de firmas e outros.
A estratégia adotada pela BRF foi implantar o processo de forma rápida, com persuasão, porém buscando esclarecer e orientar os fornecedores das
vantagens do uso da assinatura digital. Na medida
em que a área de Compras da BRF começou a explicar o porquê do uso da assinatura digital, suas vantagens e sua equivalência legal com a assinatura de
próprio punho, os fornecedores foram entendendo o
novo processo e se adequando rapidamente ao uso
da assinatura digital nos novos contratos, aditivos e
outros documentos. “A BRF possui cerca de 5.000
fornecedores e a meta é atingir 95% deles, sendo
que já em julho deste ano foi atingida 70%. Alguns
já perceberam claramente os benefícios da rapidez,
simplicidade e outras vantagens do novo processo.
Tivemos também uma adesão crescente e hoje alguns fornecedores já nos perguntam: “como não
tinha isso antes? ”, lembrou Sandrini.
Resistance to the new
Resistances are natural, because we have always formalized contracts using paper, stamps,
seals, initials, notarization, and others. The strategy adopted by BRF was the implantation of the
process in a quick way, with persuasion, however
explaining and informing suppliers on the advantages of using digital signature. As BRF Procurement area started to explain the reason for using
digital signature, its advantages and legal equivalence with the personal signature in writing, suppliers started to understand the new process and
quickly adapted to the use of digital signature in
new contracts, amendments and other documents.
“BRF counts on around 5,000 suppliers and the
goal is to reach 95% of them, 70% was reached in
54
July this year. Some of them have already clearly
noticed the advantages of speed, simplicity and
others. We have also had a growing adhesion
and today some suppliers ask us: “why is it that
we took so long to adopt it?” reminds Sandrini.
Resultados já aferidos
Com este volume de fornecedores o processo
de implantação, que teve início em janeiro/2015,
ainda está em andamento, porém dentro dos prazos estabelecidos. O processo de contratação
em meio papel levava em média 62 dias, sendo
que 25 destes estavam associados apenas ao
processo de formalização dos contratos.
Efficiency in contracts formalization
Este prazo foi reduzido para apenas 8 dias, o
que significa uma redução de 68% do tempo em
relação à formalização em papel. “Isto já seria
suficiente para comemorar, porém nossa expectativa é reduzir este tempo para apenas 2 dias:
1 dia para a BRF e o outro para o fornecedor.
A redução de custos também ocorreu, porém
ainda não foi devidamente mensurada”, declarou
Mitihide. “Existem outras vantagens que estamos percebendo. A simplificação dos processos
tem trazido mais produtividade ao pessoal de
compras, pois já não há necessidade de tantos
controles e papeis. As informações estão todas
centralizadas e disponíveis na web, com rápido
acesso à situação de cada um dos contratos.
Outro benefício é a sustentabilidade com foco
na melhoria contínua. A assinatura digital é uma
solução verde com redução tangível no consumo
de água, energia elétrica e emissão de CO2 que
seriam utilizados na fabricação e remessa de papéis, ” complementou Sandrini.
Inovação com resultados
“Hoje as grandes empresas são demandadas por
uma pressão grande de resultados. Os processos operacionais podem ajudar decisivamente
afetando diretamente a eficácia operacional da
empresa e por consequência seus resultados.
A implantação da cultura do paperless já não é
uma visão inovadora de um futuro melhor, é a realidade com resultados palpáveis. Isto nos contagia e estimula a almejar novos e maiores desafios na busca da excelência”, concluiu Sandrini.
Edition 48 // Year 2015
Results already verified
With this volume of suppliers, the implantation
process, started in January/2015, is still in progress, however within defined terms. Contract
process in paper would take 62 days, in average, 25 of them associated to contract formalization. This term was reduced to just 8 days, which
means a 68% reduction in time compared to the
formalization on paper. “That would be enough
for us to celebrate, however our expectation is to
reduce this time to just 2 days: 1 day for BRF
and the other for the supplier. Reduction of costs
has also occurred, however it was not duly measured”, stated Mitihide. “We are identifying other
advantages. The simplification of processes has
brought more productivity to procurement personnel, because so many controls and papers
are no longer required. Information is centralized
and made available on the web, with quick access to the situation of each contract. Another
advantage is sustainability with focus on continuous improvement. Digital signature is a green solution with tangible reduction in water and power
consumption and CO2 emission” added Sandrini.
Innovation with results
“Today large companies experience a great pressure for results. Operational results can decisively help, and directly affect the company operational efficacy, and consequently the results. The
implantation of the paperless culture is no longer
an innovative vision of a better future; it is reality, with tangible results. This is contagious, and
encourages us to look for new and larger challenges in our search for excellence”, concludes
Sandrini.
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SHARED Services News
Edição 48 // Ano 2015
Notícias
Notícia | News
Sicredi premiada pela Oracle
Sicredi awarded by Oracle
11/09/2015 | 09/11/2015
Autor | Author
Maurício Renner
Fonte | Source
www.baguete.com.br
Paulino Ramos Rodrigues e Mark Sunday, CIO e Vice Presidente Sênior da Oracle.
Paulino Ramos Rodrigues and Mark Sunday, CIO and Senior Vice President of Oracle.
O diretor executivo de TI e Operações da Confederação Sicredi, Paulino Ramos Rodrigues, recebeu o
prêmio LatinAmerica CIO of The Year 2015 durante o Oracle Open World, evento mundial da gigante de
tecnologia que aconteceu na semana passada em San Francisco, nos Estados Unidos.
The IT and Operational executive director of Sicredi Confederation, Paulino Ramos Rodrigues, has received the LatinAmerica CIO of the Year 2015 award during Oracle Open World, global event of the technology giant that took place last week in San Francisco, United States.
56
Sicredi premiada pela Oracle
Edition 48 // Year 2015
“É um reconhecimento da atuação da área de tecnologia da informação do Sicredi, mais do que da minha trajetória profissional. É uma
premiação que valida a estratégia, a execução e o valor criado pela
tecnologia para o negócio do Sicredi e seus associados e colaboradores”, explica Rodrigues.
“It is a role recognition of Sicredi Information Technology area, more
than a recognition of my professional career. It is an award that validates the strategy, execution and created value by technology for
Sicredi business and its associates and staff”, said Rodrigues.”
É um reconhecimento da atuação da
área de tecnologia da informação do
Sicredi, mais do que da minha
trajetória profissional.
“It is a role recognition of Sicredi Information Technology area, more than a
recognition of my professional career.”
Rodrigues entrou no banco cooperativo Sicredi em 2003, como gerente de Planejamento Financeiro. Em 2009, passou a atuar como diretor de Planejamento e Administração do Banco Cooperativo Sicredi
e, em 2012, passou a ser diretor executivo de TI e Operações na
Confederação Sicredi, cargo que ocupa atualmente.
Um dos principais projetos entregues recentemente pelo gestor foi a
criação de um catálogo de serviços com custos por transação 381
opções disponíveis no seu Centro de Serviços Compartilhados, incluindo aí cerca de 200 na área de TI.
Rodrigues joined Sicredi cooperative bank in 2003, as a Financial
Planning Manager. In 2009, he has started acting as Planning and
Administration director of Sicredi cooperative bank and, in 2012, became IT and Operational executive director of Sicredi Confederation,
position currently held.
One of the major projects delivered by the manager was the creation
of a services catalogue with 381 available transaction costs options in
its Shared Services Center, including around 200 just in the IT area.
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SHARED Services News
Edição 48 // Ano 2015
News
Os valores não são efetivamente cobrados dessa
maneira das 97 cooperativas do sistema Sicredi, responsáveis pelo atendimento de 3 milhões
de associados em 11 estados brasileiros, mas
servem como uma referência para orientar a interação do CSC com a alta gestão.
A oferta está baseada em práticas de ITIL e as
ISOs 9001, 20000 e 27000, além de um trabalho
forte de contabilidade.
Em agosto, o Sicredi anunciou a expansão de
sua presença no país, com a assinatura de um
memorando de entendimento visando a filiação
da Unicred Central Norte/Nordeste.
Com a filiação, o Sicredi ampliará sua atuação
dos atuais 11 para 20 estados brasileiros, consolidando a presença nacional no segmento de instituições financeiras cooperativas.
A entrada da Unicred Central Norte/Nordeste acrescentará 28 cooperativas filiadas, com
R$ 3,6 bilhões de ativos e R$ 986 milhões em
patrimônio líquido.
58
Values are not actually charged like this from the
97 cooperatives of Sicredi system, responsible for
serving 3 million associates in 11 Brazilian states,
but serve as a reference to guide the SSC interaction with senior management.
The offer is based on ITIL practices and ISOs 9001,
20000 and 27000, besides a strong accounting
work.
In August, Sicredi has announced the expasion
of its presence in the country, with the signing
of an understanding memorandum aiming the
membership of North/Northeast Unicred Central.
With the membership, Sicredi will expand its operations from the current 11 Brazilian states to 20,
strengthening the national presence in the cooperative financial institutions segment.
The North/Northeast Unicred Central entry wil
add 28 affiliated cooperatives, with R$ 3,6 billion in
assets and R$ 986 million equity.
Serviços Compartilhados e
Gestão por Processos
Consultoria especializada em Revisões e Implantações
de Serviços Compartilhados, Modelos de Gestão
por Processos e Desdobramento de Estratégias e Metas.
Produtos e Serviços oferecidos
•
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o Workflow
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o GED / Digitalização inteligente de
documentos
o Gestão de indicadores e dashboards
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o Soluções web integradas com ERPs
Gestão da mudança e avaliação de impactos
organizacionais
Revisão,
simplificação e
otimização de
processos
Centralização,
padronização e
otimização
Desenho
Automatização e
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1.
2.
3.
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5.
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Modelo de gestão Colaborativo
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produtividade e consequente aumento
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SHARED Services News
Edição 48 // Ano 2015
Notícias
Notícia | News
Serviços Compartilhados
precisam de um caminho mais claro
Shared services need a clearer road map
11/09/2015 | 09/11/2015
O governo Obama anunciou uma nova estrutura de governança para guiar a implantação de serviços compartilhados até o final de seu mandato. O plano recebeu críticas
positivas dos stakeholders pelo seu próximo alinhamento com partes de um relatório
de referência emitido no início deste ano pela Parceria para Discussão sobre Serviços
Compartilhados Públicos.
The Obama administration has announced a new governance structure to guide implementation of shared services through the end of the president’s term. The plan has received positive
reviews from stakeholders for its close alignment with portions of a landmark report issued
earlier this year by the Partnership for Public Service’s Shared Services Roundtable.
Autor | Author
John Marshall
Fonte | Source
www.fcw.com
60
Novos caminhos para Serviços Compartilhados
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Edition 48 // Year 2015
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SHARED Services News
Edição 48 // Ano 2015
News
Este relatório despertou a imaginação da indústria e da comunidade da boa governança. Ele
apresenta uma visão de mercado
público/privado motivado com um
papel dos fornecedores mais amplo para estimular investimento,
inovação e escala e, assim, atrair
e acomodar mais rapidamente a
adoção de agências de clientes.
O relatório também defende
o reforço da governança empresarial através da definição
de uma ampla política governamental do papel de liderança no
Escritório de Administração e
Orçamento e do papel de suporte à implementação e supervisão
na Administração de Serviços
Gerais, e através do alinhamento
dos Fornecedores Federais de
Serviços Compartilhados com
EAO/ASG para política e direcionamento orçamentário a fim
de eliminar inconsistências em
práticas empresariais.
62
That report has captured the imagination of the industry and the
good-government community.
It presents a vision of a vibrant,
public/private marketplace with
an expanded role for commercial
providers to spur investment, innovation and scale and thereby
attract and accommodate faster
customer agency adoption.
The report also advocates
strengthening enterprise governance by defining a government
wide policy leadership role in the
Office of Management and Budget and a supporting implementation and oversight role in the
General Services Administration,
and by aligning Federal Shared
Service Providers (FSSPs) with
OMB/GSA for policy and budget
direction to eliminate inconsistencies in business practices.
O plano do governo, conforme
anunciado pelo atual Vice Diretor de Gestão da EAO, Dave
Mader, cria uma política oficial
de serviços compartilhados no
EAO, um Comitê Governamental de Serviços Compartilhados
composto por importantes stakeholders federais para melhorar a
coordenação de todo o governo
e um escritório de Gestão Unificada de Serviços Compartilhados na ASG para estabilizar e
executar processos de governança mais eficazes de forma a
facilitar a expansão dos serviços
compartilhados.
New ways for Shared Services
Edition 48 // Year 2015
The administration’s plan, as announced by OMB Acting Deputy Director for Management Dave Mader, creates a shared services policy
officer in OMB a Shared Services Governance Board composed of
key federal stakeholders to improve governmentwide coordination and
a Unified Shared Services Management office in GSA to establish and
execute improved governance processes to facilitate the expansion of
shared services.
É uma boa idéia focar em governança porque nenhum outro fator é
mais crítico para o sucesso em iniciativas de transformação de longo
prazo. Reforçar e harmonizar os processos para definição de padrões,
aquisição, gerenciamento de desempenho e conformidade em todas as
linhas do negócio são cruciais para a melhoria da eficiência e efetividade governamental.
It’s smart to focus on governance because no single factor is more critical
to success in long-term transformation initiatives. Strengthening and harmonizing the processes for standards-setting, acquisition, performance
management and compliance across lines of business are crucial for
improving government wide efficiency and effectiveness.
No passado, serviços compartilhados eram gerenciados em estruturas de gestão de programa ad hoc que mudavam de um governo
para outro. Mudanças frequentes impediam importantes recursos de
governança de se firmarem, e os esforços de implementação foram
atrasados e em vão. Caso em questão: serviços compartilhados em
Folha de Pagamento – a única história de sucesso do governo completa até agora – demorou 26 anos e cinco governos para ser implementado por completo.
In the past, shared services have been managed in ad hoc program
management structures that changed from one administration to another. Frequent changes have prevented critical governance capabilities from taking root, and implementation efforts have lagged and wandered. Case in point: Payroll shared services -- the only completed
government success story to date -- took 26 years and five administrations to fully implement.
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SHARED Services News
Edição 48 // Ano 2015
Notícias
Mader caracterizou as mudanças anunciadas como os primeiros passos de uma longa jornada, mas muitos stakeholders se perguntam
para onde esta jornada está se dirigindo. O governo não articulou a
sua visão para a transformação de serviços compartilhados e, portanto, não está claro se o mesmo adota a visão das discussões de
um mercado dinâmico que convida maiores investimentos comerciais
e competição pública/privada ou se prefere um futuro mais orientado
pelo estado.
Mader characterized the announced changes as the first steps in a
long journey, but many stakeholders are wondering where the journey
is heading. The administration has not articulated its vision for sharedservices transformation, and therefore it’s unclear whether the administration embraces the roundtable’s vision of a dynamic marketplace
that invites greater commercial investment and public/private competition or whether it prefers a more government-driven future state.
O governo tem um histórico de inconsistência sobre o papel dos provedores comerciais de serviços compartilhados. Tal como as abordagens de gestão, oportunidades do setor privado não foram definidas
consistentemente pelos governos. O atual modelo utilizado pelo Departamento do Tesouro para serviços compartilhados em gestão financeira utiliza muitos produtos e serviços comerciais, mas para a
maior parte, os fornecedores estão limitados a papéis de apoio atrás
das cortinas governamentais, e agências de clientes são limitadas a
escolherem entre 4 prestadores federais.
The government has a history of inconsistency on the role of commercial providers in shared services. As with management approaches,
private-sector opportunities have not been defined consistently across
administrations. The current model used by the Treasury Department
for financial management shared services uses lots of commercial
products and services, but for the most part, vendors are limited to
supporting roles behind government storefronts, and customer agencies are limited to choosing from among four federal providers.
64
Novos caminhos para Serviços Compartilhados
Mader também apontou que a
modernização do modelo financeiro de apoio ao FFSCs é outro
passo importante para o caminho
do avanço. Fundos de capital de
trabalho e de franquia existentes
fornecem autoridades inconsistentes e inadequadas para as
necessidades atuais do negócio e se tornaram barreiras para
o progresso no mercado, que
However, the model used by the demanda uma maior agilidade,
Office of Personnel Management escala e consistência entre os
for human resources shared
provedores.
services gives commercial providers a larger role in defining
and delivering services, and lets
customer agencies select their
provider of choice -- government
or commercial.
No entanto, o modelo utilizado
pelo Escritório de Gestão de Pessoal para serviços compartilhados de recursos humanos permite aos provedores comerciais
um papel maior na definição e
prestação de serviços, e permite
que as agências de clientes selecionem o provedor de sua escolha – governo ou comercial.
Edition 48 // Year 2015
Mader also noted that modernization of the financial model supporting FSSPs is another key step
in the journey forward. Existing
working capital and franchise
funds provide inconsistent and
inadequate authorities for today’s
business needs and have become
barriers to progress in a marketplace that demands greater agility,
scalability and consistency across
providers.
A Aliança de Liderança de
Serviços Compartilhados acredita que a legislação é necessária
para resolver esses problemas
e para colocar os serviços compartilhados em um caminho
sustentável e consistente em direção a realização da visão das
discussões.
As propostas da Aliança:
The Shared Services Leadership
Coalition believes legislation is
necessary to resolve those issues and put shared services on
a consistent and sustainable path
toward realization of the roundtable’s vision.
The coalition’s proposals would:
www.institutodegestao.com.br
65
SHARED Services News
Edição 48 // Ano 2015
News
Criar um mercado dinâmico
e competitivo, que é permanentemente aberto e
atrativo para investimentos
comerciais.
Create a dynamic, competitive marketplace that’s permanently open and attractive to
commercial investment.
Institucionalizar os papéis
governamentais e responsabilidades na EAO e ASG.
Institutionalize governance
roles and responsibilities at
OMB and GSA.
1.
2.
Substituir modelos financeiros obsoletos da FFSC por
outro moderno que financie
a expansão orgânica das
economias em custos a
serem alcançadas quando
as agências migrarem para
serviços compartilhados.
Replace obsolete FSSP financial models with a modern one
that funds expansion organically from the cost savings
achieved when agencies migrate to shared services.
Essas mudanças são importantes
demais para não serem citadas
pela legislação. Como o General
de Controladoria Geral dos EUA,
Gene Dodaro, apontou: “Reformas de gestão bem sucedidas
no governo federal precisam ter
bases legislativas para que tenham permanência e consistência
ao longo do tempo, independente
de quem esteja na Casa Branca
ou de quem esteja liderando os
departamentos e agências.”
Those changes are too important not to be hardwired through
legislation. As U.S. Comptroller
General Gene Dodaro noted,
“Successful management reforms in the federal government need to have legislative
underpinnings so they have
permanence and consistency
over time, no matter who’s in the
White House or who’s leading
departments and agencies.”
3.
Uma aliança influente está trabalhando para construir um apoio
para a legislação. A oportunidade pode ser aproveitada se os
stakeholders colaborarem juntos
e convencerem o Congresso e o
Governo de que serviços compartilhados são um bom modelo
de governança.
A powerful coalition is working
to build support for legislation.
The opportunity can be seized
if stakeholders pull together and
convince Congress and the administration that shared services
are good government -- which in
turn is good politics and in everyone’s best interests.
66
“a televisãO
nãO dará certO”
The New York Times, 1939
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A história mostra que toda mudança traz resistência. Mas
resistir às mudanças não faz e nunca fez parte da evolução
dos negócios. Já imaginou as próximas mudanças para o
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Edition 48 // Year 2015
[EVENTOS | EVENTS]
RE and FM Transformation
Data: 25/01/2016 – 27/01/2016
Local: Arizona, Estados Unidos
Date: 01/25/2016 – 01/27/2016
Place: AZ, United States
Data & Analytics for Shared
Services & Outsourcing
Data: 26/01/2016 – 28/01/2016
Local: Londres, Reino Unido
Date: 01/26/2016 – 01/28/2016
Local: London, UK
Shared Services and Outsourcing
Week Middle East 2016
Data: 25/01/2016 – 28/01/2016
Local: Dubai, Emirados Árabes
Date: 01/25/2016 – 01/28/2015
Place: Dubai, United Arab Emirates
Shared Services and BPO Cebu
Data: 02/02/2016 – 03/02/2016
Local: Cebu, Filipinas
Date: 02/02/2016 – 02/03/2016
Place: Cebu City , Philippines
Finance Transformation Europe
2016
Planning and Launching for Shared
Services 2016
Data: 09/02/2016 – 11/02/2016
Local: Londres, Reino Unido
Data: 15/02/2016 – 18/02/2016
Local: Sidnei, Austrália
Date: 02/09/2016 – 02/11/2016
Local: London, UK
Date: 02/15/2016 – 02/18/2016
Place: Sydney, Australia
www.institutodegestao.com.br
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SHARED Services News
Edição 48 // Ano 2015
SHARED
SERVICES NEWS
COORDENAÇÃO EDITORIAL|Editorial Coordination
Lara Pessanha
Priscilla Mondo
Vanessa Saavedra
REVISÃO|Review
Lara Pessanha
Marcelo Guimarães
Priscilla Mondo
Taís Nascimento
DIAGRAMAÇÃO|Layout
Maria Izabel Thimoteo
Victoria Avila
COLABORAÇÃO|Collaboration
Filipe Aguinsky
Lorena Regis
Marcelo Guimarães
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Shared Services News | Edição 48
Na última edição de 2015, a equipe da SSNews foi em busca das principais tendências e temas relevantes do mercado de Serviços Compartilhados, trazendo em seu artigo principal “Desafios e Benefícios da Implementação do Lean Office em CSCs do País” a importância da adoção do Lean Office e as principais vantagens de sua aplicação nos Centros de Serviços Compartilhados.
Nesta edição você também confere os artigos “Serviços Compartilhados – o que será de você? ” e “Evolução da produtividade em CSCs através da Gestão da Rotina e da Gestão por Inovação”, além da entrevista com Filipe Aguinsky, Diretor Financeiro da área de negócios Elevator Technology da thyssenkrupp para o Brasil, que fala sobre o escopo inovador do CSC da empresa, que faz parte do Grupo thyssenkrupp, um dos líderes mundiais no segmento de elevadores.
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