Ter inteligência emocional no trabalho é uma das principais formas de manter a estabilidade profissional dentro de uma empresa.
Afinal, sem essa soft skill muito valiosa, podemos tornar o ambiente tóxico para nós e para os colegas, diminuindo nossa vida útil em determinado serviço.
Em um resumo bem simples, ter inteligência emocional no trabalho significa que você vai separar sua vida profissional da pessoal, vai conseguir ouvir feedbacks negativos sem se ofender (desde que eles sejam dados sem essa intenção, é claro) e mais uma série de possibilidades que não vão te comprometer, psicologicamente, no andamento de suas tarefas.
[clickToTweet tweet=”Será que você pode dizer que tem inteligência emocional no trabalho ou ainda há o que melhorar nesse quesito?” quote=”Será que você pode dizer que tem inteligência emocional no trabalho ou ainda há o que melhorar nesse quesito?” theme=”style3″]
Veja abaixo os principais sinais de que você está no caminho certo.
Você tem inteligência emocional no trabalho quando…
- Você não deixa suas opiniões e observações “no ar”, e utiliza de clareza e transparência ao falar o que deve ser dito;
- Entende quais são suas fragilidades e se policia para que elas não sejam um empecilho no seu relacionamento com os colegas. Um exemplo: se ao beber álcool você fica o que seus amigos descreveriam como “carente”, você não se submete a isso em um happy hour corporativo;
- Você consegue ler as situações como elas são, e não como você gostaria de enxergar que elas fossem;
- O “não” é uma palavra do seu vocabulário, mas sempre usada com gentileza, ao invés de aspereza;
- Comentários profissionais quanto ao seu desempenho não são ofensas e, sim, caminhos para seu crescimento;
- As coisas que seu chefe te disse no mês passado não te causam rancor no mês atual;
- Você entende que determinado colega é tóxico ou abusivo e, ao invés de insistir na relação que te deixará triste, apenas se afasta cordialmente dessa pessoa;
- Sabe da sua verdade, dos seus ideais e se perdoa quando comete um erro honesto – ou seja, que não foi cometido para prejudicar alguém ou a empresa;
- Você é bondoso no ambiente de trabalho e tenta ser empático com as pessoas, entendendo o lado dos colegas que estão com problemas mesmo quando o mau desempenho deles acabe te prejudicando em alguma tarefa pontual;
- Você entende que não existe perfeição – nem a sua própria e nem a das outras pessoas – e, assim, não cobra de ninguém (incluindo a si mesmo) o que não pode ser dado. O oposto disso gera rancores desnecessários e ofensas gratuitas, que são o perfeito conceito de como não ter inteligência emocional no trabalho.
A inteligência emocional no trabalho, como conceito e prática, é algo respaldado pela psicologia e vai muito além dessas atitudes que listamos. Contudo, ter ou desenvolver essa habilidade vai de encontro a mudar pequenos gestos no dia a dia a partir de ações relacionadas aos cenários que descrevemos.
No fim das contas, sabe como você percebe que finalmente desenvolveu inteligência emocional no trabalho? Você é feliz, apesar dos problemas da empresa, e pode se desligar dessa “realidade paralela” assim que bate o ponto para ir pra casa.
E é justamente isso que nos mostra que muita gente ainda precisa percorrer um longo caminho até chegar nesse nível de respeito a si próprio.