Empresas de pequeno e médio porte buscam inspiração nas grandes Cias. A tendência em Consultoria de Implementação do Modelo de Centro de Serviços Compartilhados – CSC é crescente.
Atualmente, muitos líderes de empresas possuem a sensação que seus processos administrativos estão fora de controle, mesmo com grandes investimentos em tecnologia de informação, automação e digitalização.
As informações parecem não “fluir” na velocidade ideal, os custos administrativos passam a sensação de estarem relativamente elevados e os diversos departamentos sofrem com a falta de comunicação e de clareza nos papéis e responsabilidades. E de forma recorrente, a sensação é de “apagar incêndios”.
Em função do cenário apresentado, observa-se cada vez mais líderes de grandes empresas contratando Consultorias para revisar os processos administrativos, de forma a obter um diagnóstico claro e imparcial sobre os desafios e obstáculos enfrentados dentro das organizações.
Muitos buscam consultorias devido às dificuldades em rever processos através das fronteiras funcionais da companhia, pois redesenhar (e implementar) processos administrativos requer alinhamento de interesses e mobilização de recursos, muitas vezes, difíceis de obter, concorrendo com as atividades do dia-a-dia.
O desafio torna-se maior quando se trata de operações da empresa ou grupo dispersas em diversas unidades de negócios e localidades distintas.
O modelo de Serviços Compartilhados consagrado e iniciado na década de 80 com um case da General Eletric, vêm cativando cada vez mais as empresas.
Os Centros de Serviços Compartilhados reúnem, sob uma mesma gestão, os processos administrativos e de suporte das diversas unidades de negócio, filiais e unidades de operação.
A tese por trás da criação dos CSCs é que, especializados na prestação de serviços processuais para as diversas unidades das empresas, estes Centros podem alcançar uma escala de operação, experiência em processos, padronização, digitalização e redução de custos inatingíveis, se cada unidade individualmente tentar automatizar, redesenhar e otimizar estes processos por si só.
Estudos do IEG mostram que 63% das empresas do mercado brasileiro que possuem CSC atualmente, contaram com apoio de consultoria na implementação do seu Centro no país.
O reconhecido sucesso do modelo, em grandes organizações, vem inspirando médias e pequenas empresas. Inúmeras delas já se mostram interessadas em implementar o modelo de CSC em suas companhias, como forma de garantir os ganhos e benefícios conhecidos para a sustentabilidade dos negócios, em um mercado de grandes transformações, cada vez mais, competitivo e desafiador, afirma Vanessa Saavedra, Fundadora do IEG.
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