Um assunto bastante discutido no ambiente corporativo é a atração e retenção de colaboradores. As gerações Baby Boomers, X, Y e agora também a geração Z, coexistem no mercado de trabalho, apresentando diferentes perfis profissionais, o que acarreta em um desafio que tende a ser cada vez mais recorrente nas áreas de Gestão de Pessoas: como atender satisfatoriamente as expectativas das novas gerações? A estruturação de novas políticas ou a adaptação daquelas já existentes é essencial para lidar com as mudanças culturais da sociedade e, consequentemente, com as mudanças dos colaboradores das empresas. Mas onde devem ser feitas tais mudanças?

A Geração Y, que vem ingressando no mercado de trabalho nos últimos anos, já representa a maioria dos colaboradores dos Centros de Serviços Compartilhados (cerca de 74%). Muitos deles ingressam nessas estruturas considerando-as portas de entrada para uma grande organização e possuem o objetivo de crescer e ocupar posições mais estratégicas ao longo de suas carreiras.

Os nascidos a partir da década de 80 possuem como principais características o imediatismo, rapidez no aprendizado e o desejo de trabalhar cooperativamente. Esta geração, apesar de jovem, já possui elevado nível de escolaridade, muito similar ao apresentado pelas demais gerações presentes nos CSCs. Além disso, se adapta ao avanço tecnológico com grande facilidade e valoriza flexibilidade, liberdade para inovar e reconhecimento baseado no desempenho.

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Apesar de existirem diferenças em relação às gerações anteriores, uma pesquisa[1] realizada pela IBM em 12 países no ano de 2015 comprova que os membros da Geração Y possuem expectativas similares para suas carreiras quando comparados às gerações precedentes. Causar um impacto positivo na organização, trabalhar com um grupo diversificado de pessoas e ajudar a resolver desafios sociais e ambientais são os principais objetivos de carreira das três gerações analisadas (Baby Boomers, X e Y). Ou seja, visando atender as necessidades da Geração Y e das demais gerações, as empresas devem cada vez mais promover reconhecimento, desenvolvimento pessoal e profissional e envolvimento dos colaboradores com os desafios da organização.

A partir da análise das principais características corporativas valorizadas, principalmente, pelos colaboradores das novas gerações e também das práticas de gestão utilizadas nos Centros de Serviços Compartilhados, pode-se perceber que ainda existem oportunidades para aumento da atratividade e retenção de pessoas nesse mercado. Foi observada a necessidade de foco dos investimentos, especialmente, em três frentes: Plano de Carreira, Treinamento e Desenvolvimento e Relacionamento com a Liderança.

Plano de Carreira

Como profissionais da Geração Y são a maioria nos CSCs do Brasil, é necessária uma maior discussão sobre planos de carreira para essas estruturas nas empresas. É importante observar que apenas 43% dos CSCs possuem processo de encarreiramento dentre as políticas de retenção do Centro, já a participação nos lucros e bônus por desempenho são significativamente mais presentes.

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A maioria dos CSCs mais maduros já consideram o Centro um celeiro de talentos da organização, oferecendo oportunidades de crescimento em outras áreas ou unidades para os colaboradores que se destacam. Esse representa um importante fator de motivação da equipe e tem como consequência um maior engajamento na busca pelo atingimento de metas. Entretanto, apesar de ser uma boa prática, também é necessário estruturar planos atraentes para aqueles que continuarão no CSC.

Como existem, em geral, poucas chances de crescimento vertical no curto prazo, outra opção que pode ser mais explorada para a evolução do funcionário é o crescimento horizontal. Além de promover o aprimoramento técnico, permitindo a formação de especialistas, o crescimento horizontal atende algumas das principais ambições da Geração Y, pois propicia novos desafios nas atividades do profissional e também a expansão dos horizontes de conhecimento de novos processos.

Continue lendo este e outros artigos na Edição 53 da Shared Services News!

[1] “Mitos, exageros, e verdades incômodas: a verdadeira história sobre a geração Y no trabalho”, IBM, 2015.

Fonte: Shared Services News Edição 53

Autora: Taís Nascimento, Consultora de Inteligência de Mercado do IEG.

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Redação IEG

O IEG é uma empresa que elabora soluções de ensino, pesquisa e consultoria em gestão de forma integrada e complementar para você e para a sua organização.

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