Lidar com as emoções pode ser complicado, porém, fica mais fácil quando desenvolvemos a capacidade de identificar nossos próprios sentimentos, de motivar a nós mesmos e de gerenciar bem as emoções dentro de nós e em nossos relacionamentos, ou seja, desenvolvemos uma Inteligência Emocional.
Alguns estudos indicam que a Inteligência Emocional é responsável por cerca de 80 % das competências que distinguem os líderes de excelência dos líderes, simplesmente.
Com isso, trazemos para você algumas dicas de como desenvolver a inteligência emocional para alcançar o equilíbrio entre a razão e a emoção, mantendo relações mais saudáveis e visando o seu crescimento pessoal e profissional.
Pratique a consciência social
Observe seu ambiente e contexto, social e organizacionalmente. Os líderes interagem consistentemente com os outros, de modo que a consciência social é essencial para reconhecer humores, estados e sentimentos –desde expressões faciais e linguagem corporal até o que dizem e fazem.
Organizacionalmente, esteja ciente de estratégias, prioridades de decisões, políticas e tendências e as comunique. Entenda as necessidades das pessoas e saiba como atendê-las.
Reconheça seus sentimentos
Observe suas emoções à medida que as experimenta e as identifique (raiva, mágoa, ciúme, felicidade). Ou, se você não conseguir encontrar uma única palavra, descreva-as. Por exemplo, pode ser uma “sensação de mal-estar no estômago” ou “borbulhamento no corpo e muita energia”. Embora essas experiências sejam pessoais e subjetivas, nomeá-las permite que você as veja como coisas separadas do seu eu, não integrais da sua personalidade ou ligadas a você. Reconheça o que eles significam para você e como afetam seu humor e seu comportamento. Quando você reconhece o que está enfrentando, esse desapego o ajuda a controlar seus sentimentos e gerenciá-los melhor, em vez de eles o controlarem.
Avalie a si mesmo
Faça uma análise de você mesmo. Faça uma lista de seus pontos fortes e fracos. Seja realista –não muito severo nem muito imaginativo. Identificar seus pontos fortes e fracos é como um lembrete para colocar suas habilidades e qualidades em bom uso, como identificar o que você precisa desenvolver e como melhorar. Você também pode fazer essa atividade com sua equipe ou membros da equipe para identificar a melhor forma de desenvolver e otimizar seu desempenho. Conhecer seus próprios pontos fracos e os pontos fortes e dos outros também permite que você delegue tarefas de forma adequada.
Seja curioso e encorajador
Mostre interesse nas esperanças, nos sonhos e nos objetivos dos membros da sua equipe. Ajude-os a realizá-los e a ter sucesso. Apoie-os no reconhecimento de seus próprios estresses, desafios e barreiras e os ajude a descobrir maneiras de enfrentá-los, encontrar soluções e agir.
Aprenda a lidar com a pressão
As cobranças surgem de todos os lados e constantemente, por isso, precisamos desenvolver a inteligência emocional e aprender a lidar com a pressão do dia a dia para não deixar que a emoção tome o controle. Tente manter a calma em cada situação e pensar racionalmente. Respire e controle a ansiedade para não se deixar dominar pela emoção rápida.