No Blog da IEG estamos constantemente falando sobre competências, habilidades e conhecimento e a importância da profissionalização para jovens universitários, empreendedores ou mesmo profissionais experientes que precisam “acompanhar o mercado“.

[clickToTweet tweet=”Você já se perguntou quais são as competências que mais afetam a produtividade nas empresas brasileiras?” quote=”Você já se perguntou quais são as competências que mais afetam a produtividade nas empresas brasileiras?” theme=”style3″]

Nos já e, no processo, usamos a experiência do IEG para criar uma lista completa dessas competências.

#1 Administração de Conflitos: as situações que incomodam pessoas e times dentro da empresa podem ser evitadas – e melhoram a produtividade de toda a equipe

#2 Análise e Avaliação de Indicadores: qualquer negócio deve basear suas ações e tomadas de decisão em números. Por isso, ter uma boa lista de indicadores – e saber analisá-los de forma correta – vai mostrar o que pode ganhar mais foco das equipes e o que pode ser retirado das prioridades.

#3 Apresentação: o que a empresa faz? Como ela agrega valor na vida de seus clientes? A apresentação do negócio central deve estar clara para fornecedores, colaboradores e consumidores da marca. Quando todos sabem do que o trabalho se trata, produzi-lo (e vende-lo) se torna mais fácil.

#4 Comunicação: saber comunicar bem o que se produz ou vende é um dos fatores mais críticos de qualquer empresa, mesmo porque o setor de comunicação é (erroneamente) o primeiro a ser cortado em tempos de crise.

#5 Criatividade e Inovação: na era da informação é um erro estratégico não olhar para as áreas da empresa com uma visão mais inovadora e criativa. Quanto mais esses valores são trabalhados no ambiente profissional, mais produtivas as equipes ficam.

#6 Desenho Organizacional: é preciso demonstrar clareza na hierarquia da empresa e nos cargos e tarefas de cada envolvido no processo. As responsabilidades devem seguir variáveis técnicas, individuais, sociais e coletivas, do ponto de vista organizacional.

#7 Desenvolvimento Analítico: é cada vez mais necessário desenvolver metodologias de trabalho dentro da empresa para geri-la de forma mais organizada e produtiva.

#8 Desenvolvimento de pessoas: o CNPJ de uma organização é um número sustentado por dezenas de pessoas em seus bastidores. Por isso, o desenvolvimento humano deve ser uma competência prioritária de qualquer empresa que esteja mirando o sucesso.

#9 Empreendedorismo: ter um olhar empreendedor é o que faz líderes e colaboradores produzirem mais e melhor, porque assumir sua parte no desenvolvimento do negócio é uma forma de entender que seu sustento, que sai dali, pode ser o provedor de sonhos e novas metas.

#10 Finanças Corporativas: entender o básico de finanças é obrigação de toda organização. A partir daí, é necessário que a área se torne especialista em produzir dados que aumentem o potencial da empresa.

#11 Gerenciamento da Mudança: adaptar-se a novos contextos de mercado e conceitos de trabalho é uma habilidade necessária a qualquer empresa contemporânea que queira se manter competitiva.

#12 Gerenciamento da Rotina: estruturar processos de maneira organizada e calculada vai fazer com que cada área da empresa realize seu trabalho da maneira correta e dentro do prazo.

#13 Gerenciamento de Carreira: ninguém entra em uma empresa pensando em receber o mesmo salário para o mesmo cargo a vida inteira. Ter um plano de carreira – e fazer a gerência disso junto aos colaboradores – faz toda a diferença na produtividade coletiva.

#14 Gerenciamento de Compras: uma área de compras criteriosa evita desperdício de recursos e, ainda, acaba com os gargalos de produtividade causados pela aquisição de material errado.

#15 Gerenciamento de Contratos: saber quando começa e quando termina cada contrato fechado melhora a atuação da empresa durante o período vigente e auxilia em negociações futuras.

#16 Gerenciamento de Custos: é preciso entender de maneira aprofundada quanto custa cada produto ou serviço que a sua empresa vende para que um novo contrato não gere prejuízos financeiros, apesar de parecer lucrativo no papel.

#17 Gerenciamento de Operações: é imprescindível ter pessoas capazes de administrar os recursos da organização em cada um de seus processos produtivos para evitar gargalos de entrega.

#18 Gerenciamento de Projetos: produtos ou serviços que demandam o trabalho conjunto de várias áreas diferentes precisam de um gerenciamento criterioso de projetos, dividindo o todo em etapas e estabelecendo prazos de entrega para cada uma delas.

Veja quais competências os cursos do IEG qualificam você para o mercado de trabalho

#19 Gerenciamento de Riscos: o que pode dar errado ao realizar um serviço? Saber a resposta realista a essa pergunta pode ajudar a empresa a evitar vários erros estratégicos durante o processo.

#20 Gerenciamento do Tempo: equipes produtivas planejam conscientemente suas tarefas através de um histórico de tempo gasto em cada uma de suas atividades específicas.

#21 Gerenciamento por Processo: o monitoramento constante de cada etapa de um processo é o que faz com que as tarefas requisitadas a uma equipe sejam entregues dentro do prazo.

#22 Gerenciamento por Resultado: ter uma equipe contábil gerando relatórios precisos sobre os resultados financeiros ajuda a aumentar o foco naquilo que dá retorno à empresa de maneira eficaz.

#23 Governança Corporativa: é preciso estabelecer um conjunto de políticas, regras e costumes da empresa para que sua direção seja compreendida claramente por todos os colaboradores.

#24 Julgamento e Tomada de Decisão: a empresa não deve basear suas decisões no que os superiores mais gostam ou acham bonito, e sim nos números gerados e resultados apresentados por suas diversas áreas.

#25 Liderança: essa habilidade é indispensável para que a equipe produza guiada por um objetivo em comum e uma meta a ser perseguida. O líder é a figura que vai lembrar a todos que cada conquista coletiva levará, também, à satisfação individual do profissional, de alguma maneira.

#26 Marketing: saber os fundamentos do Marketing e como ele se aplica a todas as áreas da organização, principalmente na comunicação, vendas e atendimento, é um fator decisivo para tornar a empresa mais competitiva.

#27 Negociação: muita empresa não tem interesse em negociar com o cliente final, o que é um erro estratégico. Em tempos de recessão econômica, um acordo entre as partes pode até diminuir a margem de lucro de um produto, mas certamente aumenta as chances de fidelizar um cliente.

#28 Orientação para Resultados: é preciso ajudar as equipes a desenvolver as metas de maneira realista, ao invés de jogar a bomba no colo do time e esperar que ele faça milagres sem uma coordenação competente.

#29 Pensamento Crítico e Resolução de Problemas: ao se deparar com um problema, sua equipe deve estar disposta a encontrar soluções, ao invés de focar no problema em si  como ele atrapalha a produtividade. Isso só é possível se a hierarquia da empresa permitir a livre expressão do pensamento crítico.

#30 Perspectiva Estratégica: planejar bem os próximos passos da empresa é vital para que ela sobreviva por anos, enquanto o contrário pode fazê-la sucumbir à primeira adversidade.

#31 Programação: ter uma gestão baseada em bons recursos de programação auxilia na otimização de tempo dos times que precisam lidar, diretamente, com essa variável.

#32 Relacionamento Interpessoal: pessoas que gostam de seus colegas de trabalho passam a ser mais produtivas do que aquelas que não veem muitas afinidades com o próximo. Empresas que estimulam o relacionamento interpessoal entre funcionários estão ganhando pontos – e lucrando.

#33 Serviço ao Cliente: a regra básica de que o cliente tem sempre razão deve ser seguida. Mesmo quando ele está equivocado, a equipe tem que saber contornar a situação de maneira cortês, garantindo uma ótima experiência do usuário e registrando os problemas trazidos pelos clientes para evitar refações no futuro.

#34 Sustentabilidade e Responsabilidade Social: agregar esses propósitos à empresa pode fazer com que as equipes trabalhem com mais entusiasmo para atingir as metas – e levem esses ensinamentos para sua vida pessoal.

#35 Vendas: não importa o que a empresa faça, ela tem que saber vender seu negócio central. Por isso, ter uma área comercial forte vai ajudar a aumentar a produtividade quando os colaboradores notam que o que eles fazem tem boa aceitação no mercado.

E aí, você sente falta de alguma dessas competências nos seus colegas de trabalho, nos seus colaboradores ou até mesmo em você? Vamos continuar essa conversa nos comentários!

Avatar photo
Autor

Redação IEG

O IEG é uma empresa que elabora soluções de ensino, pesquisa e consultoria em gestão de forma integrada e complementar para você e para a sua organização.

1 Comment

    […] não quer empreender, a premissa é quase a mesma: você pode até se manter no mercado só com as habilidades técnicas desenvolvidas durante a faculdade. Mas, se não abrir seu leque de conhecimento, corre o risco de ficar desatualizado e não […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share via
Copy link
Powered by Social Snap