No Blog da IEG estamos constantemente falando sobre competências, habilidades e conhecimento e a importância da profissionalização para jovens universitários, empreendedores ou mesmo profissionais experientes que precisam “acompanhar o mercado“.
[clickToTweet tweet=”Você já se perguntou quais são as competências que mais afetam a produtividade nas empresas brasileiras?” quote=”Você já se perguntou quais são as competências que mais afetam a produtividade nas empresas brasileiras?” theme=”style3″]
Nos já e, no processo, usamos a experiência do IEG para criar uma lista completa dessas competências.
#1 Administração de Conflitos: as situações que incomodam pessoas e times dentro da empresa podem ser evitadas – e melhoram a produtividade de toda a equipe
#2 Análise e Avaliação de Indicadores: qualquer negócio deve basear suas ações e tomadas de decisão em números. Por isso, ter uma boa lista de indicadores – e saber analisá-los de forma correta – vai mostrar o que pode ganhar mais foco das equipes e o que pode ser retirado das prioridades.
#3 Apresentação: o que a empresa faz? Como ela agrega valor na vida de seus clientes? A apresentação do negócio central deve estar clara para fornecedores, colaboradores e consumidores da marca. Quando todos sabem do que o trabalho se trata, produzi-lo (e vende-lo) se torna mais fácil.
#4 Comunicação: saber comunicar bem o que se produz ou vende é um dos fatores mais críticos de qualquer empresa, mesmo porque o setor de comunicação é (erroneamente) o primeiro a ser cortado em tempos de crise.
#5 Criatividade e Inovação: na era da informação é um erro estratégico não olhar para as áreas da empresa com uma visão mais inovadora e criativa. Quanto mais esses valores são trabalhados no ambiente profissional, mais produtivas as equipes ficam.
#6 Desenho Organizacional: é preciso demonstrar clareza na hierarquia da empresa e nos cargos e tarefas de cada envolvido no processo. As responsabilidades devem seguir variáveis técnicas, individuais, sociais e coletivas, do ponto de vista organizacional.
#7 Desenvolvimento Analítico: é cada vez mais necessário desenvolver metodologias de trabalho dentro da empresa para geri-la de forma mais organizada e produtiva.
#8 Desenvolvimento de pessoas: o CNPJ de uma organização é um número sustentado por dezenas de pessoas em seus bastidores. Por isso, o desenvolvimento humano deve ser uma competência prioritária de qualquer empresa que esteja mirando o sucesso.
#9 Empreendedorismo: ter um olhar empreendedor é o que faz líderes e colaboradores produzirem mais e melhor, porque assumir sua parte no desenvolvimento do negócio é uma forma de entender que seu sustento, que sai dali, pode ser o provedor de sonhos e novas metas.
#10 Finanças Corporativas: entender o básico de finanças é obrigação de toda organização. A partir daí, é necessário que a área se torne especialista em produzir dados que aumentem o potencial da empresa.
#11 Gerenciamento da Mudança: adaptar-se a novos contextos de mercado e conceitos de trabalho é uma habilidade necessária a qualquer empresa contemporânea que queira se manter competitiva.
#12 Gerenciamento da Rotina: estruturar processos de maneira organizada e calculada vai fazer com que cada área da empresa realize seu trabalho da maneira correta e dentro do prazo.
#13 Gerenciamento de Carreira: ninguém entra em uma empresa pensando em receber o mesmo salário para o mesmo cargo a vida inteira. Ter um plano de carreira – e fazer a gerência disso junto aos colaboradores – faz toda a diferença na produtividade coletiva.
#14 Gerenciamento de Compras: uma área de compras criteriosa evita desperdício de recursos e, ainda, acaba com os gargalos de produtividade causados pela aquisição de material errado.
#15 Gerenciamento de Contratos: saber quando começa e quando termina cada contrato fechado melhora a atuação da empresa durante o período vigente e auxilia em negociações futuras.
#16 Gerenciamento de Custos: é preciso entender de maneira aprofundada quanto custa cada produto ou serviço que a sua empresa vende para que um novo contrato não gere prejuízos financeiros, apesar de parecer lucrativo no papel.
#17 Gerenciamento de Operações: é imprescindível ter pessoas capazes de administrar os recursos da organização em cada um de seus processos produtivos para evitar gargalos de entrega.
#18 Gerenciamento de Projetos: produtos ou serviços que demandam o trabalho conjunto de várias áreas diferentes precisam de um gerenciamento criterioso de projetos, dividindo o todo em etapas e estabelecendo prazos de entrega para cada uma delas.
#19 Gerenciamento de Riscos: o que pode dar errado ao realizar um serviço? Saber a resposta realista a essa pergunta pode ajudar a empresa a evitar vários erros estratégicos durante o processo.
#20 Gerenciamento do Tempo: equipes produtivas planejam conscientemente suas tarefas através de um histórico de tempo gasto em cada uma de suas atividades específicas.
#21 Gerenciamento por Processo: o monitoramento constante de cada etapa de um processo é o que faz com que as tarefas requisitadas a uma equipe sejam entregues dentro do prazo.
#22 Gerenciamento por Resultado: ter uma equipe contábil gerando relatórios precisos sobre os resultados financeiros ajuda a aumentar o foco naquilo que dá retorno à empresa de maneira eficaz.
#23 Governança Corporativa: é preciso estabelecer um conjunto de políticas, regras e costumes da empresa para que sua direção seja compreendida claramente por todos os colaboradores.
#24 Julgamento e Tomada de Decisão: a empresa não deve basear suas decisões no que os superiores mais gostam ou acham bonito, e sim nos números gerados e resultados apresentados por suas diversas áreas.
#25 Liderança: essa habilidade é indispensável para que a equipe produza guiada por um objetivo em comum e uma meta a ser perseguida. O líder é a figura que vai lembrar a todos que cada conquista coletiva levará, também, à satisfação individual do profissional, de alguma maneira.
#26 Marketing: saber os fundamentos do Marketing e como ele se aplica a todas as áreas da organização, principalmente na comunicação, vendas e atendimento, é um fator decisivo para tornar a empresa mais competitiva.
#27 Negociação: muita empresa não tem interesse em negociar com o cliente final, o que é um erro estratégico. Em tempos de recessão econômica, um acordo entre as partes pode até diminuir a margem de lucro de um produto, mas certamente aumenta as chances de fidelizar um cliente.
#28 Orientação para Resultados: é preciso ajudar as equipes a desenvolver as metas de maneira realista, ao invés de jogar a bomba no colo do time e esperar que ele faça milagres sem uma coordenação competente.
#29 Pensamento Crítico e Resolução de Problemas: ao se deparar com um problema, sua equipe deve estar disposta a encontrar soluções, ao invés de focar no problema em si como ele atrapalha a produtividade. Isso só é possível se a hierarquia da empresa permitir a livre expressão do pensamento crítico.
#30 Perspectiva Estratégica: planejar bem os próximos passos da empresa é vital para que ela sobreviva por anos, enquanto o contrário pode fazê-la sucumbir à primeira adversidade.
#31 Programação: ter uma gestão baseada em bons recursos de programação auxilia na otimização de tempo dos times que precisam lidar, diretamente, com essa variável.
#32 Relacionamento Interpessoal: pessoas que gostam de seus colegas de trabalho passam a ser mais produtivas do que aquelas que não veem muitas afinidades com o próximo. Empresas que estimulam o relacionamento interpessoal entre funcionários estão ganhando pontos – e lucrando.
#33 Serviço ao Cliente: a regra básica de que o cliente tem sempre razão deve ser seguida. Mesmo quando ele está equivocado, a equipe tem que saber contornar a situação de maneira cortês, garantindo uma ótima experiência do usuário e registrando os problemas trazidos pelos clientes para evitar refações no futuro.
#34 Sustentabilidade e Responsabilidade Social: agregar esses propósitos à empresa pode fazer com que as equipes trabalhem com mais entusiasmo para atingir as metas – e levem esses ensinamentos para sua vida pessoal.
#35 Vendas: não importa o que a empresa faça, ela tem que saber vender seu negócio central. Por isso, ter uma área comercial forte vai ajudar a aumentar a produtividade quando os colaboradores notam que o que eles fazem tem boa aceitação no mercado.
E aí, você sente falta de alguma dessas competências nos seus colegas de trabalho, nos seus colaboradores ou até mesmo em você? Vamos continuar essa conversa nos comentários!
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[…] não quer empreender, a premissa é quase a mesma: você pode até se manter no mercado só com as habilidades técnicas desenvolvidas durante a faculdade. Mas, se não abrir seu leque de conhecimento, corre o risco de ficar desatualizado e não […]