Conheça as 10 competências comportamentais que irão impactar a sua vida

Estamos muito acostumados a ouvir falar sobre competências técnicas ou hard skills. Estas são muito importantes no mercado de trabalho, porém, ultimamente houve um crescimento na demanda por competências comportamentais ou as famosas soft skills. Isso ocorre devido a uma mudança no cenário dos negócios, em que empresas vêm cada vez mais aliando novas tecnologias com seus colaboradores, esperando que tarefas repetitivas e operacionais sejam menos executadas por eles, dando espaço para adicionarem valor e novas estratégias para os processos.

Mas já está claro para você qual é a real importância dessas competências na sua vida? Se a sua resposta for “não”, continue lendo este texto e saiba mais sobre o assunto que é tendência para esse ano!

O que são Competências Comportamentais?

Diferente das competências técnicas, as competências comportamentais não podem ser medidas e são adquiridas através do autodesenvolvimento, determinando se um profissional é apto ou não para um papel dependendo do seu perfil. Ou seja, seus atributos pessoais como comportamentos, atitudes, mindset*, entre outras características intangíveis, estão relacionados com suas habilidades comportamentais, seja em sociedade, seja dentro de uma organização.

*O tipo de mentalidade que cada pessoa tem sobre a vida e, consequentemente, as atitudes que ela pratica a partir desta mentalidade.

Por que elas são tão importantes?  

Segundo estudo realizado pela IBM através do Institute for Business Value (IBV), divulgado em setembro de 2019, podemos perceber 3 insights que respondem a essa pergunta:

Principais insights

1)    Nos próximos 3 anos, mais de 120 milhões de colaboradores das 12 maiores economias do mundo provavelmente terão que adquirir novas habilidades e passar por novos treinamentos devido ao uso da Inteligência Artificial e tecnologias que estão surgindo para automatizar trabalhos corporativos.

2)    Investir em pessoas será a principal estratégia dos CEOs para acelerar a performance das organizações

3)    As principais forças externas que os CEOs acreditam ser importantes para impactar nos negócios são: habilidades das pessoas, tecnologia e fatores gerais de mercado.

Após conhecer os insights listados anteriormente, você pode se perguntar o que eles têm a ver com as competências comportamentais, certo? Primeiro, para entender como esse novo cenário no mundo dos negócios vem sendo construído, precisamos falar sobre a causa motivadora: a Era Digital. Provavelmente você já leu diversas notícias sobre o tema, mas o que propomos destacar aqui é como o surgimento de novas tecnologias como a Inteligência Artificial, Machine Learning, entre outras, fizeram necessário um novo modelo de negócios com novas habilidades demandadas pelas empresas, sendo que muitas delas ainda nem conhecemos.

A partir desse contexto, conseguimos visualizar a importância do desenvolvimento das habilidades comportamentais e como elas irão impactar o mercado de trabalho. Se antes os investimentos estavam concentrados em adquirir habilidades técnicas, agora é a vez das soft skills. Atualmente, as empresas procuram por indivíduos que possuem as seguintes competências: boa comunicação, pensamento crítico, criatividade, empatia, flexibilidade, entre outras competências que iremos explorar melhor no próximo tópico!

O IBM Institute for Business Value mostrou também neste estudo que houve uma mudança acerca da importância de diferentes habilidades entre 2016 e 2018, conforme ilustrado na figura abaixo. Percebe-se que as habilidades pautadas no comportamento das pessoas tornaram-se mais buscadas pelos executivos globais do que as habilidades técnicas e digitais.

Apesar de notória a importância de desenvolvermos o quanto antes essas habilidades, uma pesquisa de mercado realizada pela SkillSurvey sobre as tendências de recrutamento para 2020, mostra que 46%  dos RHs possuem dificuldade para encontrar candidatos adequados com soft skills, enquanto 23% disseram que a sua dificuldade é para encontrar candidatos com as hard skills solicitadas e 14% não conseguem obter referências e maiores informações sobre eles.

Portanto, essa é a hora de investir em você e no seu autodesenvolvimento! Mas, você ainda deve estar se perguntando quais são as principais competências comportamentais que deve ficar de olho, certo? Confira no nosso próximo tópico. 😊

 As 10 competências comportamentais mais procuradas pelas empresas

1)    Liderança

Um bom gestor também precisa ser um bom líder, incentivando e influenciando a sua equipe de forma positiva. Porém, vale ressaltar que para ter essa competência, não necessariamente você precisa estar em um cargo de gestão. Liderança é para qualquer colaborador que saiba assumir riscos e ser uma espécie de guia ou porta-voz para a sua equipe, conseguindo trabalhar em grupo e visualizando os pontos positivos e negativos de cada situação;

2)    Trabalho em equipe

Espírito de equipe é uma característica fundamental que as empresas procuram nos profissionais. Saber colaborar e trabalhar de forma harmônica em um ambiente corporativo é essencial e facilita o atingimento de metas e resultados. Pode parecer uma competência “clichê”, mas muitas empresas sofrem com equipes que possuem falta de comunicação entre os funcionários, problemas de relacionamento, pouca entrega e comprometimento, entre outras características. Então, preste atenção para ter certeza que você não estará cometendo esses erros!

3)    Criatividade

Muitas pessoas pensam que criatividade é uma habilidade que está ligada ao lado artístico do ser humano e é algo subjetivo. Porém, aqui ela representa conseguir ser inovador no dia a dia do trabalho, resolvendo problemas e propondo as melhores soluções, seja para questões simples ou complexas.

4)    Flexibilidade

É muito importante conseguir se adaptar a diferentes ambientes e situações, aprendendo a partir das adversidades. Pessoas que estão envolvidas constantemente em conflitos e não conseguem lidar com mudanças não são o perfil procurado pelas empresas. O desafio é não se frustrar com as alterações de percurso e buscar entender por que elas aconteceram.

5)    Comunicação

Saber se comunicar bem, de forma clara e efetiva é essencial para o profissional, seja entre a sua equipe, seja falando em público. Pessoas que possuem boa capacidade de comunicação tendem a ser mais ouvidas, persuasivas e, consequentemente, mantêm uma melhor relação com outros membros da empresa.

6)    Negociação

Esta habilidade é essencial para conseguir lidar com parceiros externos e, também, com profissionais dentro da sua própria empresa, utilizando o diálogo para resolver conflitos, buscando o consenso e retornos positivos para a empresa. A negociação não acontece apenas entre cliente e fornecedor, por exemplo, mas também entre colegas de trabalho, funcionário e líder e até entre diferentes departamentos de uma mesma organização.

7)    Empatia

Significa saber se colocar no lugar do outro, entendendo seu ponto de vista, ajudando em problemas e compreendendo situações de forma geral. Exercitar a empatia ajuda a criar um clima mais leve dentro das empresas e evita conflitos desnecessários.

8)    Aprendizado contínuo

Esta característica é muito apreciada pelos recrutadores, pois demonstra que a pessoa tem interesse em sempre buscar se autodesenvolver, adquirindo novas formas de conhecimento e, consequentemente, aprimorando suas habilidades.

9)    Desenvoltura para resolver problemas

Quem nunca esteve diante de um problema e não soube ao certo como resolvê-lo? Nas organizações, essa capacidade é vista como essencial pelos executivos, visto que problemas surgem com bastante frequência e é preciso arranjar soluções da melhor maneira possível para resolvê-los, sabendo controlar as emoções e criando uma linha de raciocínio.

10)  Inteligência emocional

Falando em controlar emoções, é muito comum nos depararmos com situações estressantes ou que não possuímos muita facilidade para lidar no dia a dia, não é mesmo? Por isso, ter inteligência emocional é essencial para conseguir identificar suas próprias emoções e utilizá-las em benefício próprio dentro desse tipo de cenário, conseguindo gerenciar suas atitudes.

Bom, acredito que agora você já conseguiu ver como essas competências são importantes para a sua vida profissional, certo?

Essa é a hora de você se preparar para o mercado de trabalho e, nós do IEG, estamos aqui para apoiar você nessa jornada!

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Autor

Redação IEG

O IEG é uma empresa que elabora soluções de ensino, pesquisa e consultoria em gestão de forma integrada e complementar para você e para a sua organização.

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