Para quem não conhece, o Institute for the Future (IFTF) é um instituto de pesquisa estratégica independente,

sem fins lucrativos com mais de 40 anos de experiência em previsões, que fica em Palo Alto, na Califórnia.

O principal objetivo deles é identificar tendências emergentes ou que serão descontinuadas,

que provavelmente vão transformar a sociedade e os mercados globais.

Eles fornecem estudos sobre estratégias comerciais, processos de design, inovação, dilemas sociais entre outras coisas.

A pesquisa realizada por eles abrange um amplo território de tendências profundamente transformadoras,

da saúde à tecnologia, ao local de trabalho e à identidade humana.

E é isso que eu trouxe para comentar aqui com vocês!

Drivers de Mudanças

1. O mundo está mudando rapidamente, isso não é novidade! Mas e as empresas?

Elas também terão que se adaptar a essas mudanças, principalmente no que diz respeito ao perfil dos profissionais. A tendência é que as empresas vão precisar lidar melhor com a diversidade de gêneros e também com relação a idade dos funcionários.

E também, ficar atentas a demanda para produtos e serviços para quem deseja viver mais e com saúde, para poder aproveitar a tão falada 3a idade.

2. Você já deve estar percebendo a quantidade de objetos conectados que temos hoje, não é mesmo?

Taxi, Uber, Séries, Aplicativos de Música, Relógios, Tênis, Jaquetas, Eletrodomésticos (geladeiras, chuveiros, lâmpadas, colchões, termostatos), enfim, casas inteiras estão cada vez mais inteligentes.

Estamos vivendo uma transformação na forma como nos relacionamos com máquinas inteligentes.Na próxima década, essas máquinas estarão presentes também em nossos escritórios e fábricas, em um número que nunca vimos antes.

3. Um mundo de objetos nos fornecendo dados o tempo inteiro!

No tópico anterior vimos a quantidade de objetos inteligentes. Mas, você já parou para pensar na quantidade de informações que esses objetos geram?

Sabendo a qualidade do seu sono esta noite, você poderá identificar quais foram os hábitos e o seu comportamento no dia anterior que te levaram a uma boa noite de sono.

O horário que você fez o café, a duração e a temperatura do seu banho, o horário que você pediu o Uber, o tempo que demorou no trajeto de casa ao trabalho, o tempo que seu almoço pedido pelo aplicativo levou para chegar, o cinema que você comprou o ingresso pelo celular ou tempo que assistiu a Netflix, as músicas que você ouviu o dia todo pelo Spotify e estou só começando hehehe

[clickToTweet tweet=”Num futuro bem próximo, poderemos interpretar os dados dos apps que usamos no dia-a-dia e usá-los a nosso favor!” quote=”Num futuro bem próximo, poderemos interpretar os dados dos apps que usamos no dia-a-dia e usá-los a nosso favor! ” theme=”style3″]

4. A transformação da comunicação e das novas mídias

Com novas formas de produção de vídeo, lives em mídias sociais, realidade aumentada, virtual ou mista se integrando cada vez mais em nossos dispositivos, devemos pensar na forma como produzimos conteúdo e interagimos com eles.

Você está preparado para usar esta nova linguagem no dia a dia de trabalho?

5. Empresas super-estruturadas

Com a internet e os serviços online, plataformas, mídias sociais, conseguimos somar forças e resolver problemas em conjunto através da chamada, inteligência coletiva. A distância não é mais um problema. Aqui mesmo no IEG, já usamos isso.

Eu sou responsável pelo marketing, estou em Belo Horizonte, mas a sede e a maior parte da empresa, está no Rio de Janeiro, em Botafogo.

O conteúdo que é produzido aqui no Blog para vocês, é realizado pela Contentools que fica em Santa Catarina, que por sua vez, possui redatores, content managers, designers de diversos estados e até de fora do Brasil.

Isto só é possível com essa “nova forma” de organização que as tecnologias sociais permitem. E se você é averso a essas novidades, deve começar a pensar seriamente sobre isso.

6. Um mundo globalizado

O mundo está cada vez mais conectado, é um fato! Da mesma forma que comentei no tópico acima, o mesmo acontece com empresas multinacionais, com fornecedores especializados em um software, que pode ser indiano, japonês ou latino.

Ter essa diversidade de culturas trabalhando numa empresa será uma realidade. Novamente, não precisamos ir longe. Hoje, nós mesmos, temos projetos sendo tocados por desenvolvedores indianos, acompanhados por profissionais que estão no Rio de Janeiro, em Belo Horizonte e também em Santa Catarina.

Veja no site Profissas, parceiro do IEG, o artigo sobre 5 habilidades que são diferenciais em qualquer currículo!

Novas habilidades profissionais

10 Habilidades profissionais fundamentais para um futuro próximo

  1. Com a popularidade das máquinas inteligentes vai crescer a demanda para habilidadesque as máquinasnãosão boas. Issoenvolverinterpretar as decisões e atuaremníveisprofundos de pensamento.
  2. Sentir é tão complicado quanto fazer sentido. Interpretar gestos e emoções para construirrelacionamentos e engajamento de trabalhadores são coisas que as máquinas não conseguirão fazer. Ou seja, ser um líder e motivar equipes através do comportamento.
  3. “Adaptabilidade situacional é a capacidade para responder a circunstâncias do momento. Tarefas tão diferentes como escrever um texto com argumento legal convincente, ou criar um novo prato num restaurante com ingredientes novos ou típicos de outra região, ambos exigem pensamento inovador e adaptabilidade.
  4. Habilidade de trabalhar com diferentes culturas será essencial num mundo tão globalizado onde uma startup brasileira pode ter pessoas da Europa ou da Ásia
  5. Com a abundância de dados que coletamos vai ser preciso a habilidade de interpretar esses dados em ações que façam sentido.
  6. Os trabalhadores do futuro terão que dominar os novos formatos de mídia, como vídeos, apresentações e principalmente, saber engajar e dar sentido a comunicação através destes e de novos formatos que existem ou vão surgir.
  7. Com os problemas mundiais cada vez mais complexos ficará inviável uma única especialização resolver o problema. Portanto, deveremos atuar de forma interdisciplinar.
  8. Os trabalhadores do futuro deverão reconhecer e dominar os diferentes tipos de pensamentos e habilidades que as diferentes tarefas do dia a dia do trabalho exigem.
  9. Com a abundância de informaçãoqueestamoscoletandohojeserá fundamental queostrabalhadores do futuro saibam identificar no que vale realmente focar toda a atenção. Evitar a sobrecarga cognitiva.
  10. Com a internet e as mídias sociais ficou mais fácil de trabalhar à distância. Portanto, o profisisonal do futuro precisará desenvolver habilidades específicas para trabalhar em ambientes virtuais. Um líder neste ambiente precisa motivar e engajar os trabalhadores que tem tendência a se dispersar do objetivo do grupo.

Pois é, espero que tenham gostado dessa reflexão que trouxe para vocês! Este post foi inspirado no material da IFTF chamado Future Work Skills.

E aí, qual destas habilidades você já possui e quais você precisa desenvolver?

Autor

Redação IEG

O IEG é uma empresa que elabora soluções de ensino, pesquisa e consultoria em gestão de forma integrada e complementar para você e para a sua organização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share via
Copy link
Powered by Social Snap