A produtividade está relacionada com o desempenho do aproveitamento. É a relação entre o que está sendo produzido e toda a energia gasta no processo de produção. 

Para aumentar a produtividade eu preciso incrementar a produção, mas reduzir o tempo gasto e otimizar a utilização de recursos, tais como dinheiro investido, mão de obra e vários outros.

Produção é aquilo que foi produzido na empresa durante um determinado período. 

É uma ação que representa a transformação de uma matéria-prima crua (que pode ser uma informação, uma matéria natural) em um produto final (um bem consumível, um serviço prestado ou simplesmente um dado processado).

A produção apresenta dados essenciais para se guiar todo o planejamento estratégico do empreendimento, pois tudo o que é medido, pode ser gerenciado.

Portanto, entender a diferença entre produção e produtividade, possibilita ao gestor encontrar maneiras práticas de minimizar a utilização de recursos humanos e materiais, buscando sempre otimizar os resultados da sua equipe, consequentemente contribuindo para o aumento do lucro e crescimento da organização.

Autor

Redação IEG

O IEG é uma empresa que elabora soluções de ensino, pesquisa e consultoria em gestão de forma integrada e complementar para você e para a sua organização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share via
Copy link
Powered by Social Snap