Empresas de pequeno e médio porte buscam inspiração nas grandes Cias. A tendência em Consultoria de Implementação do Modelo de Centro de Serviços Compartilhados – CSC é crescente.

Atualmente, muitos líderes de empresas possuem a sensação que seus processos administrativos estão fora de controle, mesmo com grandes investimentos em tecnologia de informação, automação e digitalização.

As informações parecem não “fluir” na velocidade ideal, os custos administrativos passam a sensação de estarem relativamente elevados e os diversos departamentos sofrem com a falta de comunicação e de clareza nos papéis e responsabilidades. E de forma recorrente, a sensação é de “apagar incêndios”.

Em função do cenário apresentado, observa-se cada vez mais líderes de grandes empresas contratando Consultorias para revisar os processos administrativos, de forma a obter um diagnóstico claro e imparcial sobre os desafios e obstáculos enfrentados dentro das organizações.

Muitos buscam consultorias devido às dificuldades em rever processos através das fronteiras funcionais da companhia, pois redesenhar (e implementar) processos administrativos requer alinhamento de interesses e mobilização de recursos, muitas vezes, difíceis de obter, concorrendo com as atividades do dia-a-dia.

O desafio torna-se maior quando se trata de operações da empresa ou grupo dispersas em diversas unidades de negócios e localidades distintas.

O modelo de Serviços Compartilhados consagrado e iniciado na década de 80 com um case da General Eletric, vêm cativando cada vez mais as empresas.

Fonte da Imagem: MIA – IEG

Os Centros de Serviços Compartilhados reúnem, sob uma mesma gestão, os processos administrativos e de suporte das diversas unidades de negócio, filiais e unidades de operação.

A tese por trás da criação dos CSCs é que, especializados na prestação de serviços processuais para as diversas unidades das empresas, estes Centros podem alcançar uma escala de operação, experiência em processos, padronização, digitalização e redução de custos inatingíveis, se cada unidade individualmente tentar automatizar, redesenhar e otimizar estes processos por si só.

Estudos do IEG mostram que 63% das empresas do mercado brasileiro que possuem CSC atualmente, contaram com apoio de consultoria na implementação do seu Centro no país.

O reconhecido sucesso do modelo, em grandes organizações, vem inspirando médias e pequenas empresas. Inúmeras delas já se mostram interessadas em implementar o modelo de CSC em suas companhias, como forma de garantir os ganhos e benefícios conhecidos para a sustentabilidade dos negócios, em um mercado de grandes transformações, cada vez mais, competitivo e desafiador, afirma Vanessa Saavedra, Fundadora do IEG.

Fonte da Imagem: MIA – IEG

Para conhecer mais sobre a MIA, a primeira e única plataforma de dados sobre CSC do país, clique aqui!

Autor

Redação IEG

O IEG é uma empresa que elabora soluções de ensino, pesquisa e consultoria em gestão de forma integrada e complementar para você e para a sua organização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share via
Copy link
Powered by Social Snap