Há quase 2 anos, temos enfrentado os desafios da pandemia da COVD-19 e suas variantes, pensando nisso, o IEG analisou em 6 partes as Perspectivas CSC | COVID-19.

A disseminação da doença começou na China, no final de 2019 e, em poucos meses, o vírus já foi identificado em pessoas de quase todos os países do mundo.

No Brasil, já são mais de 28,2 milhões de infectados e mais de 645 mil mortes. Os impactos da pandemia não se restringem à saúde das pessoas. Medidas de isolamento social foram sugeridas ou decretadas por Governantes para conter a propagação e, consequentemente, impactaram diversos setores da economia.

Sob esta perspectiva, grande parte do comércio fechou suas portas, indústrias reduziram suas operações, escritórios ficaram praticamente vazios e muitos colaboradores das empresas passaram a atuar em modelo de operação Home Office.

Felizmente, no início de 2021 tivemos, enfim, a chegada da vacina no país, trazendo esperança para a população. E hoje já são mais de 10,6 bilhões de doses aplicadas no Brasil, fazendo com que 72,2% da população já esteja com as duas doses da vacina aplicadas e 55,4% da população esteja com o esquema vacinal completo.

Porém, ainda pensando o contexto de pandemia e, ainda, nas incertezas que existem sobre o fim da pandemia, o IEG realizou a 6ª parte da Pesquisa Perspectivas CSC COVID-19.

O estudo teve como objetivo identificar as principais estratégias adotadas pelos Centros de Serviços Compartilhados brasileiros no cenário do COVID-19 e suas perspectivas para o futuro.

A Pesquisa foi respondida por mais de 70 empresas de diferentes portes e segmentos de atuação. E dentre os insights com o estudo, podemos destacar alguns:

Modelo de Trabalho Atual

Em 2022, mesmo depois de quase dois anos de pandemia, 47% dos funcionários dos CSCs continua em Home Office, enquanto 36% aderiram ao modelo híbrido e 17% estão em formato de trabalho presencial.

Fonte: Pesquisa Perspectivas CSC | COVID-19 (IEG) – Parte 6

Principais Problemas Enfrentados no Home Office

Sobre o modelo de trabalho home office, grande parte das empresas disseram que o maior desafio enfrentado é a instabilidade na conexão com a internet de seus colaboradores 90%, destacando, também como um problema, o excesso de barulho na residência dos funcionários 35% e ainda a instabilidade no acesso VPN 33%.

Fonte: Pesquisa Perspectivas CSC | COVID-19 (IEG) – Parte 6

Planejamento da retomada ao trabalho no escritório

O estudo também demonstrou que, atualmente, cerca de 65% das empresas respondentes iniciou o processo de volta para os trabalhos no escritório, o que evidencia um aumento comparado a última pesquisa realizada pelo IEG, que apontava 55% das empresas nesse processo.

Fonte: Pesquisa Perspectivas CSC | COVID-19 (IEG) – Parte 6

Essas e outras análises você poderá conferir baixando o relatório com o resumo dos resultados. Todas as empresas que participaram da pesquisa receberão o relatório completo, com o resultado completo e consolidado como contrapartida da participação!

Para acessar a Parte 6, basta CLICAR AQUI e baixar o resumo dos resultados.

Nos links Resumo dos Resultados da parte 1, Resumo dos Resultados da parte 2, Resumo dos Resultados da parte 3, Resumo dos Resultados da parte 4, Resumo dos Resultados da parte 5 e Resumo dos Resultados da parte 6, você poderá baixar e conferir todos os E-books com os resultados resumidos das 6 etapas da Pesquisa.

O IEG possui uma forte atuação no mercado de Serviços Compartilhados, estando em contato com empresas referências neste segmento através de eventos, pesquisas, revista e parcerias firmadas. 

Para mais informações, entre em contato com o IEG Pesquisas no e-mail: pesquisas@ieg.com.br

Autor

Redação IEG

O IEG é uma empresa que elabora soluções de ensino, pesquisa e consultoria em gestão de forma integrada e complementar para você e para a sua organização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share via
Copy link
Powered by Social Snap