Você realmente sabe o que é um CSC e quando esse conceito surgiu? 

Se ainda restam algumas dúvidas sobre os Centros de Serviços Compartilhados, lendo esse conteúdo você irá solucioná-las! 

Entre as décadas de 70 e 90 existia um grande conflito nas empresas de todo o mundo, que oscilavam entre o modelo descentralizado e centralizado, em busca de um modelo de gestão ideal focado na melhoria da qualidade dos serviços, eficiência e em baixar os custos. 

Na década de 1990, o Brasil iniciou a implementação do modelo de CSC, ainda replicando os modelos da Europa e dos Estados Unidos. Surgiram os primeiros projetos de centralização de atividades, racionalização e padronização de processos, e em 2008, com a crise econômica, cresceram as implantações do modelo de Serviços Compartilhados com foco em redução de custos.  

De 2010 a 2015 houve a consolidação e a aceleração do segmento no Brasil, e atualmente já são mais de 200 Centros de Serviços Compartilhados no Brasil.

Mas afinal, o que é um CSC? 

Um Centro de Serviços Compartilhados (CSC) pode ser definido como uma unidade de negócio ou área de uma organização responsável pelas atividades transacionais e de apoio. Uma estrutura de centralização processual aplicada, sobretudo, às atividades de suporte da empresa que apresentam grande volume transacional, como Contas a Pagar, Contas a Receber, Folha de Pagamento, dentre outras. As principais características do CSC são: Estrutura de Centralização dos Processos, Atividades do Back Office e Grande Volume Transacional. 

Entretanto, o modelo vem evoluindo ao longo dos anos de forma que os CSCs absorvam não somente processos de suporte, mas também aqueles que agregam valor aos negócios, desde que apresentem sinergia entre as unidades da empresa. Assim, os CSCs deixaram de ser meramente transacionais e passaram a ter também processos com cunho mais analítico, muitas vezes sendo vistos inclusive como celeiro de talentos para a organização como um todo.

E aí? O nosso artigo clareou as suas ideias?

O IEG é referência no Mercado de Serviços Compartilhados e se você deseja ter acesso a muitos materiais e pesquisas sobre o assunto, não deixe de conhecer a única plataforma de dados sobre CSC do país!

Com a MIA: Market Intelligence Application – Shared Services você terá a área de inteligência de mercado em CSC do IEG dentro da sua empresa!

Clique aqui para experimentar essa nossa grande novidade! 

Autor

Redação IEG

O IEG é uma empresa que elabora soluções de ensino, pesquisa e consultoria em gestão de forma integrada e complementar para você e para a sua organização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share via
Copy link
Powered by Social Snap