Sabemos que com a pandemia da COVID-19, muitas empresas enfrentaram o desafio de entender qual seria o melhor modelo de trabalho para o futuro, um modelo que comtemplasse o cuidado com a saúde de seus colaboradores e ao mesmo tempo mantivesse a produtividade do time e da organização como um todo, veja como as big techs comunicaram o home office.

A adoção do modelo home office foi uma realidade para muitas organizações, incluindo algumas das maiores empresas do mundo como, Google, Apple e Twitter.  

A decisão ocorreu para evitar aglomerações e diminuir as chances de contaminação.

Confira como algumas das maiores empresas do mundo comunicaram o home office no início da pandemia e o cenário atual.

Apple

Tim Cook, CEO da Apple, enviou um comunicado informando sobre as condições de trabalho nos escritórios da Apple em todo o mundo: “Estamos adotando acordos de trabalho flexíveis em todo o mundo, além da Grande China. Isso significa que membros da equipe devem trabalhar remotamente, e aqueles cujo trabalho exige que estejam no local devem seguir as orientações para maximizar o espaço interpessoal”.

De acordo com o executivo, os escritórios passaram por processos de limpeza profunda e o apoio aos colaboradores.

Hoje, Tim defende o modelo de trabalho híbrido para os funcionários da empresa, alegando que:

“Por tudo o que pudemos alcançar enquanto muitos de nós estivemos separados, a verdade é que algo essencial estava faltando no ano passado: um ao outro”, disse ele. “A chamada de videoconferência diminuiu a distância entre nós com certeza, mas existem coisas que ela simplesmente não pode fazer”.

Fonte: Gizmodo Brasil

Google

A empresa enviou um comunicado para os quase 100 mil funcionários em 11 escritórios nos Estados Unidos e no Canadá, informando sobre a nova política de trabalho: “Com muita cautela, e para a proteção da Alphabet e da comunidade em geral, agora recomendamos que você trabalhe em casa, se sua função permitir”, Chris Rackow, vice-presidente de segurança global do Google.

Para o Google, atualmente, o modelo de trabalho é um algo completamente novo. A big tech acredita que o dia a dia não será como antes, nem como foi durante a pandemia.

“Vamos ter que reaprender a trabalhar. O escritório vai ser cada vez mais um espaço de encontro para grande parte das empresas. Muitas estão olhando para o modelo híbrido, enquanto há aquelas que retornarão a um modelo presencial ou passarão a adotar um modelo 100% remoto. Não importa o modelo que elas adotem, elas precisarão de ferramentas flexíveis para conectar as pessoas e permitir que o trabalho necessário seja feito”, destaca a diretora de RH do Google.

Por outro lado, a empresa estuda o modelo de trabalho presencial e pretende investir US$ 7 bilhões na construção de escritórios e data centers nos Estados Unidos. “Reunir-se pessoalmente para colaborar e construir uma comunidade é fundamental para a cultura do Google e será uma parte importante do nosso futuro”, afirma Sundar Pichai, CEO do Google e da Alphabet.

Fonte: Você RH

Twitter

O Twitter criou um guia com dicas e melhores práticas para facilitar a transição do modelo presencial para o modelo remoto. Entre os tópicos abordados no guia foram: “como ter um bom ambiente de trabalho”, “como gerenciar uma equipe distribuída em diversos locais” e “como realizar entrevistas e reuniões de forma online”.

A empresa arcou com todos os custos que seus colaboradores tiveram para a construção do ambiente de trabalho em casa. “Nossa principal prioridade continua sendo a saúde e a segurança de nossos Tweeps [colaboradores da Twitter], e também temos a responsabilidade de apoiar nossas comunidades, aqueles que são vulneráveis ​​e os profissionais de saúde que estão na linha de frente”, comentou Jennifer Christie, vice-presidente de pessoas da empresa.

Recentemente a empresa foi comprada por Elon Musk, um dos empresários mais ricos do mundo, e um dos modelos de trabalho utilizados pela empresa atualmente é o híbrido, permitindo que os funcionários trabalhem parte do tempo em casa e parte no escritório.

Fonte: G1- Globo

Daniela Magalhães, diretora de RH da empresa no Brasil, acredita que cada vez mais as empresas terão forças de trabalho diversificadas, não só por conta do momento, mas porque esse é o caminho que o mercado está seguindo.

“Além de otimizar o tempo, o trabalho diversificado traz vantagens como o aumento na representatividade e inclusão de nossos funcionários, com mais diversidade de origem e geografia, qualidade de vida e, com isso, maior produtividade”, afirma Daniela.

Quando pensam sobre os modelos trabalho a serem seguidos daqui para frente, as big techs que anteriormente comunicaram o home office, hoje acreditam que o mercado esteja passando por uma fase de transformação nas relações de trabalho.

Quer analisar a satisfação dos seus clientes externos e internos em relação ao formato de trabalho aderido pela empresa, clique aqui e conheça a nossa Pesquisa de Satisfação!

Fonte: Startse e Meio&Mensagem

Autor

Redação IEG

O IEG é uma empresa que elabora soluções de ensino, pesquisa e consultoria em gestão de forma integrada e complementar para você e para a sua organização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share via
Copy link
Powered by Social Snap