“E agora, o que fazer para implementar um CSC?” Essa pergunta deve ser respondida pelos gestores que estarão à frente do processo de implementação de um Centro de Serviços Compartilhados (CSC) em sua organização.

É possível encontrar facilmente, através de pesquisa e participação em fóruns, o conceito Shared Services e formas de evoluir o CSC nas empresas que já o tem em sua estrutura. No entanto, a pergunta “e agora?” para aqueles que não possuem CSC implementado continua sem resposta. A maioria das empresas que participam dos grupos de discussão sobre CSC já passaram pelo momento inicial da implantação e o foco de suas discussões costuma ser o futuro dos CSCs já existentes. É mais difícil encontrar discussões sobre o momento inicial da implementação do CSC, momento no qual os processos ainda estão sob gestão das Unidades de Negócio.

Esse artigo abordará elementos de uma Metodologia de Implantação de CSC desde a concepção até a implementação do conceito pleno de Shared Services. Esperamos que uma breve descrição das etapas de implementação desta Metodologia, com maior foco na etapa inicial, oriente os gestores no sentido de identificar os primeiros passos para iniciar o CSC em suas empresas.